Pesquisar neste blog

Comunicado

Comunico a todos que tiverem interesse de compartilhar meus artigos, textos, ensaios, monografias, etc., por favor, coloquem as devidas referências e a fonte de origem do material usado. Caso contrário, você estará cometendo plágio ou uso não autorizado de produção científica, o que consiste em crime de acordo com a Lei 9.610/98.

Desde já deixo esse alerta, pois embora o meu blog seja de acesso livre e gratuito, o material aqui postado pode ser compartilhado, copiado, impresso, etc., mas desde que seja devidamente dentro da lei.

Atenciosamente
Leandro Vilar

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

A primeira década do século XXI

Embora os acontecimentos ocorridos na década passada ainda estejam frescos ou não em nossas memórias, eles já são história. E como a História não diz respeito apenas aquilo que ocorreu há várias décadas, séculos e milênios, mas também a chamada "história presente". Procurarei esboçar neste texto alguns dos principais fatos que marcaram o inicio do século XXI, não obstante, poderei atualizar as informações futuramente. Percorrendo assuntos sobre política, sociedade, economia, entretenimento, tecnologia, natureza, etc. Embora não tenhamos vivido os anos 1900, podemos dizer que vivemos os anos 2000.

ACONTECIMENTOS GERAIS


Dubai (2001-2011)

Em uma década, a cidade de Dubai, localizada no pequeno país dos Emirados Árabes, se tornou um dos locais mais caros e procurados para investimento. Graça as fortunas adquiridas pela exploração do petróleo, Dubai se tornou um oásis resplandecente no deserto. Hoje, a cidade conta com algumas das maiores estruturas feitas pelo homem, além de ser um local procurado pelo turistas do mundo inteiro. Dubai é uma cidade que vive entre o conservadorismo do islamismo e a modernidade crescente e pujante do Ocidente no século XXI. 

Fotografia por satélite da Palm Island e do arquipélago do mundo.

Em 2001 foram iniciadas as obras para a construção da Palm Island, ilha que hoje serve como local de moradia dos ricos e famosos. A ilha possui um formato que lembra a folha da palmeira, árvore comum na região. Mas se por um lado a construção da ilha artificial que levou alguns anos fora algo ousado na época, posteriormente decidiu-se construir um arquipélago retratando o mapa-múndi. O arquipélago fora concluído em 2008, e hoje todas as ilhas já estão ocupadas por moradores e em alguns casos por lojas.

Se por um lado ilhas foram construídas na orla de Dubai, a cidade não apenas fez "surgir" terra no mar, mas também se elevou-se. A cidade conta com mais de 2 milhões de habitantes. 

O hotel Burj Al Arab ("A torre Árabe").

Projetado pelo arquiteto Tom Wright da Atkins, o Burj Al arab na época fora um dos projetos mais ambiciosos de engenharia para Dubai. O formato ímpar do prédio que faz lembrar uma vela de barco, fora construído sobre uma ilha, na costa da cidade, dando a impressão de ser um grande barco a distância. O hotel de 7 estrelas fora inaugurado em 2008, sendo por algum tempo o mais luxuoso hotel do mundo. O Burj Al arab, não apenas faz sua parte para abrigar os turistas mais ricos, mas se tornou um ponto turístico da cidade. 

No entanto, em 2010 fora inaugurado o mais ambicioso projeto da cidade, o arranha-céu mais alto do mundo, o Burj Khalifa (anteriormente chamado de Burj Dubai). Burj Khalifa possui 828 metros de altura, 160 andares, sendo um prédio de funcionamento misto, atuando como residencial e comercial.

O Burj Khalifa é quase duas vezes mais alto que qualquer outro arranha-céu já construído pelo homem até então.

Dubai, não apenas é conhecida por suas extravagâncias com prédios e ilhas, ela também possui outros hotéis bem luxuosos, além de possuir o maior shopping center do mundo, com cerca de 10 mil lojas, além de também deter a posse da maior pista de esqui na neve da Ásia. A grandiosidade das construções em Dubai, é uma maneira de atrair investimentos para o futuro, já que o petróleo logo se esgotará daqui a alguns anos, e alternativas para se manter a cidade estão sendo procuradas. Em 2010, o arranha-céu serviu de cenário para as gravações do filme Missão Impossível: Protocolo Fantasma (2011) onde Tom Cruise realiza cena de escalada e descida no exterior do prédio. 

Gripe aviária (2003-2006)

Embora seja conhecida a vários anos, a gripe aviária ou vírus Influenza A, transmitido pelos pássaros tornou-se assunto de alarde mundial entre os anos de 2003 e 2005, quando um surto da doença começou a se espalhar no sudeste asiático. Embora o vírus se desenvolva e seja mais comumente transmitido entre as aves, ele também consegue sobreviver e se reproduzir no organismo humano, além de ser uma doença mortal para muitas pessoas. 

Nesse caso, os primeiros surtos identificados surgiram no Camboja, Laos, Vietnã e no sul da China. Posteriormente, novos casos da doença foram encontrados em outras regiões da China, Índia, Tailândia, Singapura e Malásia. O vírus infectou muitas pessoas, no entanto o número de óbitos fora baixo, pelo que se tem conhecimento. Em 2004, o vírus continuou a se espalhar pela Ásia e chegou ao leste europeu, atingido alguns países, e até mesmo a Inglaterra, no outro lado do continente.  

Países da Ásia e Europa infectados pela gripe aviária em 26 de outubro de 2010.

Em 2005, pessoas infectadas disseminaram a doença, pela Colômbia, México, Estados Unidos e Brasil. No caso do Brasil, o governo tomou medidas rápidas de se produzir uma vacina para se combater o vírus, aumentando a imunidade das pessoas. Entretanto, não existe uma vacina que mate o vírus, já que o mesmo está em constante mutação, ficando mais forte aos medicamentos. De qualquer forma, o susto em 2005 fora amenizado graças a produção da vacina pelo Brasil e alguns outros países.

Não obstante, em 2006, fora detectado novos surtos da doença, agora no continente africano, mas especificamente na Nigéria. Mas, graças a produção da vacina, muitas pessoas foram imunizadas para resistirem aos sintomas da doença.

Na época que a doença se tornou centro da manchetes internacionais, alguns cogitaram a possibilidade de uma pandemia. A última pandemia que o mundo vivenciou fora em 1918 com a gripe espanhola, e curiosamente o vírus da gripe espanhola é o mesmo da gripe aviária, só com algumas mutações de diferença. Acredita-se que a gripe espanhola tenha matado algo em torno de 20 a 40 milhões de pessoas na época. 

Uma Verdade Inconveniente (2006)

Em 2006 o documentário Uma Verdade Inconveniente (An Incovenient Truth) dirigido por Davis Guggeheim e apresentado pelo ex-vice-presidente estadunidense Al Gore, o documentário premiado na época, falava de um tema muito importante debatido desde a década de 90, o aquecimento global. Ainda hoje, há alguns que dizem que o aquecimento global é algo natural, não um fator causado pelo ser humano, no entanto, muitos defendem que de fato o efeito estufa é natural, mas o aquecimento é causado pela poluição, desmatamento e outros fatores gerados pela exploração desenfreada do homem sobre os recursos do planeta. 

Al Gore apresentando o documentário.

Além de apresentar dados e estatísticas a respeito do aumento da poluição do ar da água, da temperatura, o buraco da camada de ozônio, a exalação de Co2 e outros gases nocivos, etc. No documentário sugere alguns meios simples para se evitar que tais problemas se tornem uma catástrofe ainda maior num futuro próximo. De qualquer forma, partindo deste documentário, ainda hoje possuem várias empresas no mundo e até mesmo inciativas próprias e particulares de se criar e propor métodos de autossustentação, economia de recursos, diminuição da poluição, de gastos, etc. 

Crise econômica (2008-2009)

Em 2008 no penúltimo ano do governo do então presidente George W. Bush uma crise econômica começou a surgir no país e rapidamente se alastrou por este. A crise começou a ficar visível no setor imobiliário onde as vendas de 2008 ficaram estagnadas e ao mesmo tempo notou-se uma queda abrupta nos chamados créditos subprime algo que vinha acontecendo desde 2006. Os créditos serviam como uma alternativa fácil de se investir dinheiro, no entanto essa alternativa é conhecida também como "dinheiro de risco", onde o capital é disponibilizado, no entanto não há garantias plenas de que ele vai ser recuperado ou vai ser multiplicado. Os bancos confiam nos juros para recuperar o dinheiro investido. 

Tal medida era implantada nos Estados Unidos em alguns setores, como no caso do setor imobiliário, onde os bancos confiavam nas facilidades de credenciamento para se comprar imóveis, pagando-se a longo prazo. Não obstante, alguns economistas falam do estouro da "bolha", em termos mais simples, expedia-se créditos no intuito de se incentivar o consumo, mas a medida que a procura cresceu e a disponibilidade diminuiu, isso encareceu os produtos e os imóveis, logo os juros começaram a aumentar, e as pessoas já não viam mais vantagem em certos negócios, devido ao aumento dos juros e abrupta queda de valorização. Com isso, os bancos começaram a perder dinheiro e investimentos devido a falta de garantias no mercado imobiliário, setor mais atacado nesse caso. Com a falta de investimentos nos bancos, os credores começaram a cobrá-los, e o capital começou a girar menos por partes do país, afetando diretamente e indiretamente outros setores e investimentos, dado a tais problemas, a crise se iniciou. 

A situação piorou quando o Lehman Brothers Holdings Inc, mas especificamente o banco da empresa localizado em Wall Street, Nova Iorque , declarou falência em setembro de 2008. Com o fechamento do banco e a venda da empresa, um enorme número de funcionários foram postos nas ruas, além do cancelamento de acordos ligados as empresas e os capitas investidos no banco minguaram. Alguns economistas falam que após o fechamento do Lehman Brothers, um efeito dominó iniciou-se. 

Sede do Lehman Brothers em Nova York.

Ainda em 2008 a America Internacional Group (AIG) a maior seguradora dos EUA declarou falência inevitável, ainda no mesmo ano várias outras empresas que possuíam capitais correntes baseados nos créditos subprime começaram a entrar em falência, devido a perda instantânea de recursos. Tal realidade provêm do neoliberalismo, e como resposta o governo decidiu intervir na situação para salvar o país de uma bancarrota. Com isso fora decretado estado de recessão, assim como ocorreu após a crise de 1929 e em outros períodos após a Segunda Guerra e a Guerra do Vietnã. 

Com a quebra de bancos nos Estados Unidos, logo investimentos internacionais começaram a sofrer os efeitos colaterais, e os investimentos nas bolsas de valores e nos bancos começaram a diminuir devido a insegurança de não darem retorno. Bush aprovou uma série de cortes de gastos em 2008 e 2009, além de pedir ajuda a outras nações para se investir dinheiro na economia mundial. Em 2009 mais de um trilhão de dólares foram investidos.

Quando Obama assumiu o governo em 2010, priorizou a política de cortar gastos, nesse caso, por exemplo, o corte de investimento na NASA, além de também por um fim na ocupação no Iraque que consumiu mais de 1 trilhão de dólares. Não obstante, enquanto os americanos conseguiam em 2010 equilibrar a economia, embora Obama tenha pedido ao Congresso para se aumentar a dívida interna do país para 17 trilhões de dólares em 2011, a crise ainda não fora solucionada. 

Se por um lado os Estados Unidos conseguiram amenizar por hora a crise, a mesma eclodiu na Europa ferrenhamente. A Zona do Euro (países que utilizam o euro como moeda em comum) sofreu duro golpes financeiros com os investimentos realizados em bancos americanos além de acordos ligados ao país. Não obstante entre 2010 e 2011, a Europa vivenciou o período mais conturbado dessa crise. Protestos na Inglaterra, levaram a atos de vandalismo, onde o desemprego em Londres aumentou consideravelmente, além do mais, Londres é uma das capitais com o custo de vida mais caro do mundo; não obstante, na França protestos dos estudantis levaram a destruição de patrimônio público e privado pelas ruas de Paris, onde os mesmo reivindicavam por oportunidade de emprego; Na Espanha o governou apontou o maior índice de desemprego das últimas décadas, passando de 20% entre a população jovem; Em Portugal, problemas de corrupção afetaram a credibilidade de investimentos no país; Na Itália, protestos contra o corte de gastos na educação e em outros setores se uniram com os escândalos que envolviam o ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi; A Noruega e Dinamarca chegaram a pedir ajuda financeira; a Turquia está tentado ingressar na União Europeia, mas depois destes fatos, sua entrada fora adiada e contestada por parte dos países membros. No entanto o país que mais sofreu e está sofrendo com a crise é a Grécia. 

Estudantes ingleses protestando contra os cortes na educação e o desemprego.

Se por um lado os países do dito Primeiro Mundo se encontram em recessão, os países do dito Terceiro Mundo, agora representam a esperança destes, já que suas economias crescentes não foram fortemente abaladas pelas crises decorridas nos Estados Unidos e na Europa. China, Rússia, Índia, Brasil são as principais nações onde se procuram realizar investimentos e parcerias, fato este que tais países são conhecidos como BRIC (inicial do nome de cada país), onde tais países exibem os maiores crescimentos nos últimos anos, especialmente a China, o chamado "dragão asiático", alusão aos "tigres asiáticos", a qual ano passado cresceu mais do que o esperado, tendo um crescimento de mais de 9%. Como tais países não sofreram da mesma forma os efeitos da crise, logo são visados pelas nações do dito Primeiro Mundo.



Transcorridos quatro anos desdee a crise, essa ainda não fora solucionada e no ano atual de 2013 o Estados Unidos corre o risco de entrar em um "abismo econômico". Não obstante, as nações europeias como Espanha, Portugal, Itália e Grécia ainda vivenciam os problemas gerados por essa crise iniciada em 2008. França, Inglaterra e Alemanha conseguiram se recuperar razoavelmente nos últimos dois anos, mas a situação ainda não fora resolvida. 

Gripe suína (2009)

Em 2009 o vírus Influenza A voltou a atacar, sob a forma do H1N1, o qual ficou conhecido como a gripe suína. O surto tivera inicio no México, de onde o governo relatou um crescente e súbito caso de problemas respiratórios, um dos sintomas causado pela doença. Investigações detectaram que era o H1N1 causando tais sintomas, logo um processo de quarentena fora iniciado, no entanto, pessoas infectadas já haviam deixado o México, e a doença poucos dias depois fora anunciada nos Estados Unidos, em outros países da América Central e do Sul. Posteriormente, foram confirmados casos na Europa, África e Ásia. 

De acordo com os dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), pelo menos 207 países notificaram casos da doença. No entanto não existem dados precisos do total de pessoas infectadas e o número de mortes, o qual pelos dados oficiais gira em torno de 9 mil óbitos pelo mundo. Assim, como a gripe aviária, a gripe suína também possui uma vacina produzida para se aumentar a imunidade, já que não existe cura definitiva para ambas as doenças. 

Crise econômica na Grécia (2010-atualmente)

O berço da democracia se tornou um palco de conflitos entre o governo e o povo. Entre 2010 e 2011 a Grécia declarou-se envolta na crise que abalava a Europa, no entanto as condições nas terras helênicas foram bem mais catastróficas. Na realidade a economia grega já vinha sofrendo com problemas há alguns anos e em 2010 os problemas desabaram em uma crise. Investigações descobriram que as finanças do Estado estavam com grandes "rombos", devido a corrupção de muitos ao longo dos últimos governos, logo quado a crise ficou mais intensa, o PIB do país decaiu, a inflação subiu, e a verdade fora desmascarada, a Grécia estava vivenciava um estado de recessão,  a despesa estava maior do que a receita, e devido a corrupção dos últimos anos as condições só pioraram.

Para assegurar a permanência do país na União Europeia e se evitar a bancarrota do mesmo, a União decidiu com o apoio do FMI emprestar dinheiro para os gregos a fim de tentarem controlar a crise no país, foram emprestados mais de 100 bilhões de euros, mas o "rombo" é tamanho que o país ainda levará alguns anos para se recompor totalmente, e os de mais membros da União pediram que a Grécia fosse afastada do conselho ou não iriam mais fornecer ajuda financeira. 

Dívida da Grécia em relação a média europeia entre 1999 a 2010.

O governo grego decretou com medida o corte de gastos, o que afetou nas verbas para a educação, saúde, além da demissão em massa de vários funcionários do Estado, algo que ocorreu no setor privado, além de também ter se congelado os salários. Isso tudo gerou uma onde de protestos principalmente em Atenas, onde houvera confronto entre os manifestantes a polícia. O país se encontra em questão financeira em um de seus piores momentos da História. 

Ocupação do Complexo do Alemão e da Rocinha (2010-2011)

Embora que desde 2006 operações para se pacificar algumas favelas e bairros do Rio de Janeiro haviam se iniciado devido ao fato de que a cidade sediaria os Jogos Pan-americanos em 2007, e os índices de violência do estado eram um problema para a realização dos eventos. Não obstante, após o término dos jogos, as operações continuaram e voltaram a se intensificar em 2010 e 2011, prevendo o fato de que em 2014 o país sediará a Copa do Mundo e em 2016, o Rio sediara as Olimpíadas. Mas de qualquer forma, além da premissa destes eventos internacionais, o governo municipal, estadual e federal decidiu combater o tráfico de drogas no Rio de Janeiro. Assim, em 2010 o Complexo do Alemão, um conjunto de favelas fora "invadido" pela polícia militar, polícia civil, o BOPE e as forças armadas, a fim de se capturar alguns traficantes, fechar "bocas de fumo", depósitos de drogas e armas, esconderijos; Em sim trazer a paz para os moradores destes locais, ameaçados pelo tráfico. 

Policiais na operação de ocupação do Complexo do Alemão.

Em 25 de novembro, a polícia adentrou a Vila Cruzeiro, no confronto contra os traficantes, estes fugiram e foram se esconder no Complexo do Alemão. Nos dias seguintes, até o final do mês de novembro, as operações de pacificação e ocupação transcorreram, levando na captura de alguns traficantes, na morte de outros, na fuga de alguns, além de ter se capturado depósitos de drogas e armas. 

A Rocinha em preto e branco.

No ano seguinte, o mesmo intuito foi realizado na favela da Rocinha, a maior favela da América Latina. Pesquisas apontam que pelo menos cerca de 1 milhão de pessoas habitam a Rocinha. Além de promover a pacificação e sua ocupação, a polícia militar também tinha como meta implantar a Décima Nona UPP (Unidade de Polícia Pacificadora). A operação tivera inicio na madrugada do dia 13 de novembro, contando com o apoio da polícia militar e civil, e o apoio de blindados da Marinha e do Exército, os quais puseram abaixo os bloqueios feitos pelos traficantes nas ruas da favela. 

Blindados da Marinha na ocupação da Rocinha.

A operação seguiu por mais alguns dias, prendendo muitos traficantes e até alguns nomes bem procurados, além de desmascarar esconderijos, depósitos e "bocas de fumo". A 19 UPP fora instalada posteriormente. E no prezado momento, a ocupação ocorreu satisfatoriamente. 

Steve Jobs (1955-2011)

Em 5 de outubro de 2011, Steve Paul Jobs faleceu 56 anos devido a complicações por causa de um câncer no pâncreas o qual já vinha lutando há alguns anos. Jobs embora se tornou mundialmente conhecido após sua morte, desde a década de 70 já vinha deixando importantes contribuições para a informática e tecnologias afins. 


Era filho adotado, se envolveu com drogas na adolescências, chegou a entrar na universidade mais abandonou o curso de Direito pouco tempo depois, no entanto ainda continuou a frequentar a universidade como observador de outras aulas que o atrai como matemática, física, caligrafia, engenharia, etc. Posteriormente no final dos anos 70 se uniu a um amigo e decidiram fundar o próprio negócio no ramo da informática, nascia a Apple. 

Em 1976 fora fundada a Apple Computer Inc, na qual Jobs fora cofundador, diretor executivo e presidente até ser demitido em 1985. Antes de sua saída Jobs e vários outros engenheiros da Apple contribuíram para que os computadores viessem a ser produtos domésticos praticamente indispensáveis nos dias de hoje. O sonho de Jobs e de outros de sua equipe era tornar os computadores pequenos, eficientes e baratos para se tornarem aparelhos domésticos assim como televisões, microondas, geladeiras, fogões, etc. Isso começou a ganhar realidade através dos modelos: Apple I, II, IIIApple Lisa e o Macintosh.
Apple II, lançado em 1977.

Após sua demissão da Apple, Steve Jobs investiu em outros projetos, mas ainda ligados a área de computação. Ele criou as empresas NeXT e Pixar. Os computadores NeXT não lograram muito devido ao alto custo, no entanto a Pixar se tornou uma das maiores empresas de produção de animações por computação. A Pixar fora posteriormente comprada pela Walt Disney.

Em meados da década de 90, Jobs voltou a trabalhar na Apple onde permaneceu até o final da vida. Ele atuou e colaborou na produção de várias tecnologias de aparelhos móveis, especialmente na área da telefonia, como a criação do IPod e do IPhone. Mais recentemente, Jobs apresentou novas inovações para o formato tablet, com o IPad. Steve Jobs é considerado uma das maiores mentes por trás da informática e das ciências da computação. 


IPad, o tablet da Apple.

O casamento real de William e Kate (2011)

Em 29 de abril de 2011 o príncipe William de Gales, herdeiro do trono do Reino Unido, casou-se com a plebeia Catherine "Kate" Middleton. Ambos se conheceram e começaram a namorar na universidade e em 2010 o príncipe anunciou publicamente seu noivado e seu casamento para 2011. 

Príncipe William de Gales e a Duquesa Catherine.

O casamento real foi um dos eventos mais comentados e assistidos de 2011. De fato todo o evento fora pontualmente iniciado ao estilo inglês e transmitido ao vivo para centenas de países independente de possuírem ligação ou não com a Inglaterra, William possui grande admiração por alguns, devido a sua mãe, a princesa Diana. 

Vacina contra o câncer de pulmão (2011)

Em 2011 o governo cubano noticiou ao mundo a venda de uma vacina para o combate do câncer de pulmão, um dos cânceres que mais mata pessoas no mundo. A vacina chamada CimaVax-EGF combate os sintomas do câncer de pulmão reduzindo drasticamente os seus efeitos o tornando mais suscetível aos tratamentos pela quimioterapia e radioterapia. 

Notícia sobre a vacina CimaVax-EGF no jornal  cubano Trajadores.

A vacina fora aplicada satisfatoriamente em Cuba em mais de dois mil pacientes. Além disso, a Inglaterra oficializou que comprará a vacina dos cubanos para por em uso para 2012. O Peru já fizera uso da vacina, Venezuela, Bolívia e Brasil cogitam também em breve comprar o medicamento, embora que no Brasil em 2011 iniciou-se a campanha Brasil sem cigarro, campanha para se combater o consumo de cigarros e fumo no país, incentivando as pessoas a evitarem entrar no vício e ajudando os viciados a pararem de fumar. 


Não obstante, Cuba é um dos países que possuem o melhor sistema de saúde do mundo, além de possuir importantes pesquisas para o desenvolvimento de tratamentos para a cura de diversos tipos de câncer e de outras doenças. 

Kim Jong-il (1941-2011)

Em 17 de dezembro faleceu o presidente e ditador norte-coreano Kim Jong-il, o qual desde 1994 governava o país, tendo assumido após a morte de seu pai Kim Il-sung (1912-1994), o qual empreendeu a adoção do comunismo como forma de governo na Coréia do Norte após o final da Guerra da Coréia em 1953, de onde ele se tornou presidente e ditador, governando até o final da vida. 


Retrato de Kim Jong-il sendo exibido no séquito de seu funeral.

A morte do presidente só fora anunciada ao povo norte-coreano dois dias depois e para a imprensa mundial cerca de cinco a uma semana depois. No entanto cenas de seu funeral foram liberadas pelo governo norte-coreano, e nesses videos e imagens retratava um profundo lamento entre toda a população, desde crianças aos mais velhos, todos estavam em profundo luto pela perda de seu líder. Alguns agências de telecomunicação e jornais chegaram a questionar a veracidade do pranto dos norte-coreanos, dizendo que em certo ponto era um exagero. Eles choravam como se tivessem perdido um ente muito querido. 

Pranto dos norte-coreanos no funeral do presidente Kim Il-sung.

Para sucedê-lo, o governo escolheu o seu filho caçula, Kim Jong-un com apenas 28 anos. Assim o ciclo de governo inciado pelos Kim, ainda prossegue, entrando em sua terceira geração de governantes consecutiva, em um país que se diz ser uma república comunista, e uma das nações mais fechadas do mundo.

Outros acontecimentos:
  • Em 2003 e 2006 alguns países europeus vivenciaram os verões mais quentes das últimas décadas e até séculos, como fora o caso da Alemanha. Em alguns lugares a temperatura passou dos 40 C, algo incomum para os padrões climáticos europeus acima da Zona do Mediterrâneo. 
  • Norberto Bobbio (1909-2004), filósofo, historiador, escritor e senador italiano. Influente pensador político do século XX. 
  • Em 2005 a Síria retirou as tropas que mantinham no Líbano, após vinte e nove anos de ocupação. 
  • Em 22 de julho de 2005, o brasileiro Jean Charles Menezes fora assassinado por polícias no metrô de Londres, após ter sido confundido com um suposto terrorista. 
  • Em 2005 aconteceu no Brasil o referendo pela proibição da comercialização e o porte de armas para civis. O resultado fora a favor de negar a proibição. 
  • Em 2008 ocorreu a Guerra na Ossétia do Sul, região a qual fica na fronteira da Rússia com a Georgia. Desde 1989, a Ossétia luta por sua emancipação da Georgia. Nesse caso, os russos lhe dão apoio. 
  • Em 2008 o Kosovo, região no sul da Sérvia, declarou sua independência do do Estado sérvio. No entanto, embora tenha sido reconhecida sua independência, a Sérvia e muitos outros países ainda não reconhecem a oficialização da República do Kosovo como Estado autônomo do governo sérvio. 
  • Beto Carrero (1937-2008), artistas e empresário brasileiro. Fundador e ex-presidente do Beto Carrero Wolrd, o qual por longos anos fora o maior parque temático da América Latina.
  • Em 2008 o Conselho de Segurança das Nações Unidas expediram um documento pedindo intervenção de tropas nos mares da Somália, a fim de combater os piratas que desde a década de noventa, vem saqueando e sequestrando navios e outras embarcações na região. 
  • Em 2009 o Brasil e o Japão celebraram o centenário da imigração japonesa para o Brasil. Hoje o país possui o maior número de imigrantes e descendentes de japoneses do mundo. 
  • Clodovil Hernandes (1937-2009), estilista, ator, apresentador de televisão e deputado federal brasileiro. 
  • Em 2010 o vulcão Eyjafjallajökull na Islândia entrou em erupção. A erupção liberou uma grande quantidade de gases e cinzas na atmosfera, onde os ventos vindos do norte-noroeste conduziram a nuvem sobre o continente europeu, prejudicando o trafego aéreo de quase todo a Europa, causando problemas de ordem econômica.
  • Em 2011 a erupção do vulcão chileno Córdon Caulle, levou a evacuação das cidades nas proximidades, além de afetar o tráfego aéreo da Argentina. Não fora registradas vitimas por causa da erupção.  
  • Em 2011 o Sudão, na até então o maior país do continente africano oficializou sua divisão. A região sul se tornou independente, constituindo a República do Sudão do Sul
  • Em 2011 a população de seres humanos ultrapassou a marca dos 7 bilhões.
  • Em fevereiro de 2011, o incêndio destruiu quatro galpões da Cidade do Samba, no Rio de Janeiro, Brasil. O incêndio atingiu os galpões da escolas de samba, Portela, Grande Rio e União da Ilha do Governador, além de atingir um dos galpões da Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba).
  • Em 2011, o fundador do WikiLeaks, Julian Assange fora acusado pelo governo dos Estados Unidos e outros países europeus, de divulgar documentos secretos de suas nações em seu site. Tais documentos vinham sendo publicados desde 2007. Os governos consideraram isso uma invasão ao sigilo de Estado. A "bomba" estourou quando o site publicou informações acerca da então ocupação do Iraque e planos para invadir o Afeganistão. Assange ainda está em liberdade, mas responde a vários processos na justiça. 
  • Abdias do Nascimento (1914-2011), político, escritor, ator, professor, ativista social brasileiro. Abdias fora um dos grandes nomes do século XX na luta pelos direitos dos negros e da cultura africana no Brasil e nos Estados Unidos, onde viveu alguns anos em exílio devido a Ditadura. 
POLÍTICA

Presidente George Bush (2001-2009)

Em 2000 nas eleições para a presidência dos Estados Unidos da América, o candidato George Walker Bush do Partido Republicano venceu as eleições assumindo como 43 presidente. O então governador do Texas se tornou sucessor de Bill Clinton na presidência do país. Bush já possuía um legado advindo da Casa Branca, seu pai George Herbert Walker Bush havia sido presidente do país de 1989 a 1993. Oito meses após assumir a presidência ocorreu o atentado de 11 de setembro que abalou os EUA e o mundo, no mesmo ano Bush declarou a perseguição e o combate ao terrorismo, tendo como alvo número um, Osama Bin Laden, líder da Al-Qaeda. Em 2002, Bush enviou tropas para procurar Bin Laden no Afeganistão, mas o mesmo estava tão bem escondido que as inteligência americana não conseguiu descobri-lo. Todavia, o interesse no Oriente Médio não diminuiu. Defendendo sua Guerra ao Terror, em 2003 Bush declarou que iria enviar uma força expedicionária para o Iraque a fim de invadir o país sobre a prerrogativa de que o então ditador Saddan Hussein estaria escondendo armas nucleares e biológicas. A rixa entre os Estados Unidos e Saddan Hussein já vinha se desenvolvendo desde a década de 80.

Na época a ONU e outros órgãos internacionais e alguns países foram contra a iniciativa dos americanos de invadir o Iraque e ocupá-lo, já que os mesmos cogitavam a derrubada de Saddan Hussein. No entanto os ingleses apoiaram os americanos nessa empreitada e em 20 de março de 2003 iniciou-se a Guerra do Iraque

Ainda no final de 2003, a inteligência americana descobriu a localização de Saddan Hussein o qual estava escondido há alguns meses. O ex-presidente fora encontrado escondido em uma caverna, de lá ele fora capturado e mantido prisioneiro para que fosse julgado pelos seus crimes. Saddan ficou quase três anos preso, até ser julgado e condenado pelas leis iraquianas a pena de morte. O ex-presidente e ditador iraquiano fora sentenciado a forca. Saddan fora enforcado em 30 de dezembro de 2006 em Bagdá. Mesmo com a captura e a morte de Saddan, e as criticas e acusações por parte dos órgãos internacionais a guerra que já se desenrolava a três anos, e nenhuma arma nuclear e biológica havia sido encontrada, Bush decidiu manter as tropas no país a fim de assegurar a ordem para que o governo pudesse ser transferido para uma nova coalizão de governantes. Contudo, isso não se dera facilmente, a tropas americanas permaneceram ocupando o Iraque até o ano de 2011, sob forte protesto tanto do povo americano, iraquiano e de outros países, que não viam mais necessidade em se prolongar a guerra.

Enquanto o Iraque era ocupado, o Afeganistão e outros países do Oriente Médio eram sondados pelos americanos os quais ainda continuavam atrás de Bin Laden em outros terroristas. Até mesmo a Coréia do Norte, fora suspeita de está envolvida com estes terroristas, assim como ponderou o governo americano. 

Embora, Bush tenha feito muito mais do que simplesmente declarar guerras e perseguir terroristas, ao meu ver no contexto internacional, este dois fatos foram os mais marcantes de seu mandato. No caso da política interna, ele promoveu algumas reformas que consistiram em se cortar muitos gastos a fim de equilibrar as finanças do país, o qual estava gastando muito na guerra; não obstante, ele também procurou melhorar o sistema de saúde e combater a imigração ilegal e a miséria.

Presidente Hugo Chávez (1999-2013)

Em 2001 ocorreram as eleições para a presidência da Venezuela, assim como Hugo Chávez (1954-2013), presidente desde 1999 havia estipulado. Para a surpresa de muitos da oposição, Chávez se reelegeu para seu segundo mandato que iria até o ano de 2007. Fora nesse seu segundo mandato que ele começou a de fato empregar sua política de tendência voltada ao socialismo. 
Fotografia de Hugo Chávez em 2003.

No entanto a oposição não aceitou de forma pacífica a reeleição de Chávez então arquitetaram um golpe de Estado para depô-lo do poder. Entre 11 e 13 de abril, Hugo Cháves fora sequestrado e os responsáveis pelo sequestro e pela tentativa do golpe se instalaram no Palácio Miraflores em Caracas, sede da presidência Venezuelana, lá eles comunicaram ao país que supostamente o presidente havia renunciado ao cargo, e Pablo Carmona assumiria a presidência. No entanto o povo ficou confuso com o que estava acontecendo, até que a filha de Hugo Chávez comunicou ao povo de Caracas que seu pai na verdade havia sido sequestrado e um golpe de Estado estava sendo dado. Uma multidão tomou as ruas de Caracas e cercou o Palácio de Miraflores, até que em 13 de abril, Cháves fora localizado e a polícia invadiu o Palácio e prendeu os golpistas, embora que alguns conseguiram fugir. 

Chávez estatizou várias empresas antes da caráter privado, principalmente ligadas a extração de petróleo, a produção de combustível e outros produtos que possuam o petróleo como matéria-prima, isso deixou principalmente as elites do país revoltadas, já que estas lucravam absurdamente com a privatização, e ao mesmo tempo isso também indignou os americanos que passaram a comprar mais caro o petróleo venezuelano, além de perder o controle sobre estas empresas, das quais muitas eram de donos americanos. Não obstante, Chávez firmou acordos com a Bolívia e Cuba, e no caso de Cuba, ele solicitou que Fidel Castro enviasse professores e médicos para a Venezuela, afim de se combater o analfabetismo e se melhorar a saúde pública do país. 

Em 2004 ele conjuntamente com Fidel Castro criaram a ALBA (Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América), a qual criou um bloco econômico que contribuísse para a melhoria das relações econômicas e políticas entre a América Latina, uma oposição a ALCA dos americanos. 

Em 2007, Chávez mexeu na Constituição Bolivariana promulgada em 1999, onde permitiu que o presidente pudesse se reeleger indefinitivamente desde que fosse eleito pelo voto popular, assim, o próprio concorreu as eleições de 2007 e venceu novamente, permanecendo por mais cinco anos. Agora em 2012 ocorreram as novas eleições presidências. Na época, muitos viram o ato de Chávez como um golpe baixo tipico de um ditador, outros apontaram fraudes nas eleições de 2007. Chávez venceu as eleições mas não conseguiu aprovar a lei que permitia se eleger indefinidamente, tal aprovação viera em 2009. 

A partir de 2010 a política de Chávez fora recebendo cada vez mais críticas exteriores e da própria oposição política interna, principalmente devido as medidas econômicas tomados pelo presidente, e outros atos como a repressão a empresas de televisão e rádio privada que criticavam o governo, foram fechadas. Em alguns casos os índices sociais do país melhoraram, mas problemas de abastecimento levaram a partir de 2010 a racionamento de água e energia. 

Em 2011 o presidente descobriu que estava com um tumor na região pélvica, ele começou o tratamento do câncer em Cuba, realizando quatro operações. Nas eleições presidenciais de 2012 se candidatou pela quarta vez, vindo a vencer, porém acabou falecendo em 5 de março de 2013 devido as complicações do câncer e de problemas ligados a infecções respiratórias que contraíra nos últimos meses. 

Presidente Lula (2003-2010) 

Nas eleições presidenciais brasileiras em 2002 o então candidato Luís Inácio Lula da Silva, ex-metalúrgico, sindicalista do movimento operário e da luta pelos direitos dos trabalhadores, desde a década de 70, e um dos membros fundadores do Partido Trabalhista (PT) fora eleito com a maioria dos votos para se tornar o novo presidente da República Federativa do Brasil, sucedendo o governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2003). Nas eleições de 2002 Lula derrotou o concorrente do partido de FHC, José Serra. Fora a terceira candidatura de Lula a disputa da presidência, onde nas outras duas ele havia perdido. O governo Lula fora marcado pela manutenção de algumas reformas geradas desde 1994 com o Plano Real iniciado na época por Itamar Franco, não obstante o governo petista, promulgou várias reformas para beneficiar a população mais carente e a classe trabalhadora, foram aumentados os investimentos em educação, saúde, segurança, as universidades federais que vivenciaram no governo anterior um período de marasmo, voltaram a crescer; O governo lançou vários auxílio financeiros, algo que não fora novidade e fora bem criticado pela oposição, auxílios como o Bolsa-família e o Bolsa-escola; o presidente também oficializou a transposição do Rio São Francisco assunto que ainda hoje rende muita discussão; lutou para evitar que a Petrobrás fosse totalmente privatizada.

Incentivou a vinda de empresas para o país; aumentou gradativamente o salário minimo que no inicio de seu mandato era menos de 300 reais, e no término deste se encontrava próximo dos 550 reais; Aprovou a criação do REUNI e do ProUni, ambos visando melhorias para o ensino superior do país, e no caso do ProUni a capacidade de aumentar o acesso da população as universidades e faculdades, embora seja voltado para o setor privado; Em 2008 transformou as escolas técnicas CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica) nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia; melhorou as relações internacionais do Brasil com a Bolívia, Venezuela, Cuba, África do Sul, Angola, Estados Unidos, Haiti, China, Rússia, Índia e Japão, nesse caso o Brasil ingressou no BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) grupo econômico formado pelas economias mais crescentes dos ditos países "emergentes". 

Embora Lula tenha realizado muitas melhorias para o país, no ano de 2005 veio à tona um grande esquema de corrupção o qual ficou conhecido como "mensalão". O "mensalão" consistiu numa prática corrupta de pagar-se propina para vários políticos e funcionários públicos visando a compra de votos parlamentares para a aprovação de leis, além de outros negócios ilícitos, que envolveram casas de jogos e até mesmo os Correiros. Desde senadores, ministros a deputados estaduais em vários cantos do país, mas principalmente em Brasilia estavam envolvidos na trama. Na época o deputado federal e presidente do PTB Roberto Jefferson fora acusado de ser o "cabeça" do esquema, o deputado não fora preso e nem recebeu punições maiores e hoje se encontra novamente inserido na política. No entanto outros não tiveram a mesma sorte e foram julgados, destituídos dos cargos e até mesmo presos. 

Entre 2005 e 2006, o escândalo do mensalão fora o assunto que mais repercutiu no país, e a oposição considerou declarar impeachment ao presidente Lula por ter deixado aquilo acontecer, Lula na época disse: "Eu não sabia de nada". Embora o escândalo tenha sido bem maior que enojou a imagem politica brasileira para o povo brasileiro, revelando um ato tão vil como esse, algo que infelizmente remonta a história do Brasil desde os tempos da colônia, Lula conseguiu recuperar o prestígio e venceu as eleições presidenciais em 2006, tendo derrotado no segundo turno o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin

Em 2008 Lula anunciou publicamente o inicio das operações da Petrobrás na extração de petróleo e gás natural de fontes localizadas na chamada camada de pré-sal e pós-sal, localizadas entre 1000 e 6000 metros de profundidade. O Brasil é o país que possui a tecnologia mais avançada na extração de petróleo a grande profundidades.

Não obstante, o seu prestigio como líder fora sendo recobrado e em 2010, sua popularidade ainda estava em alta. E para as eleições de 2010, Lula lançou como candidato a sua sucessão até então um nome desconhecido no cenário político nacional, na época Ministra da Casa-Civil, Dilma Rousseff. Dilma disputou as eleições de 2010, contando com o apoio e o prestígio de Lula, embora que muitos cogitassem que José Serra seria o vencedor. Não obstante, no segundo turno entre os dois, Dilma derrotou Serra, se consagrando como sucessora do trabalho de Lula, e se tornando um marco histórico, a primeira mulher a assumir a presidência do Brasil em 122 anos de república. 

Dilma Russeff, presidente do Brasil de 2011-2016. 

Presidente Ahmadinejad (2005-2013)

Em 2005 Mahmoud Ahmadinejad tomou posse como presidente do Irã, desde então é um dos políticos mais polêmicos da atualidade. Ahmadinejad por várias vezes atacou através da mídia o imperialismo dos Estados Unidos, a Inglaterra, a França, Israel e várias outras potências europeias, dizendo que eles acusam o seu governo de ser passivo aos direitos humanos, mas se esquecem que foram responsáveis pelas guerras mundias e outras atrocidades. De fato, em muitos casos tanto a ONU, UNESCO, e outros órgãos internacionais salientaram o desrespeito aos direitos humanos no Irã, especialmente ligado aos curdos. Ahmadinejad desde 2008 para cá é acusado de está investindo massivamente no programa nuclear e possivelmente esteja fabricando uma bomba nuclear, ao mesmo tempo é visto como uma possível ameaça futura. Não obstante o próprio chegou a dizer que o Holocausto não existiu. Polêmico em demasia ou exaltado pela oposição, em 2009 ele conseguiu se reeleger para a presidência com mais de 60% dos votos.

Fidel Castro (2008)

Em 2008 devido a problemas de saúde que o mantiveram internado por algum tempo, Fidel Castro, político e revolucionário chave da Revolução Cubana em 1959, anunciou ao povo cubano e ao mundo que deixaria o cargo de presidente o qual estava empossado desde 1976, para o seu irmão Raúl Castro, na época seu vice-presidente. Desde 2008 para cá, Raúl se mantêm como presidente de Cuba tendo aberto o país para as relações internacionais. Desde 1959 o país ainda chofre com o embargo econômico feito pelos Estados Unidos, o que leva muitos cubanos a preferirem abandonar a nação atrás de ficarem ricos e atraídos pelo fascínio do capitalismo. Cuba possui um dos melhores serviços de educação e saúde do mundo, além de possuir o maior IDH da América Latina e está bem elevado em outros rankings similares, no entanto a cobiça do dinheiro fala mais alto, além de que alguns cubanos não são favoráveis ao socialismo, como ficou mais explicito recentemente em 2012. Em 2011 Fidel deixou a presidência do Partido Comunista Cubano, o qual ele ajudou a criar em 1965. Oficialmente com seus 85 anos, Fidel está fora da política cubana, embora participe de reuniões, palestras e de conselhos.

Presidente Barack Obama (2009-2017)

Em 2008 o senador de Illinois e advogado chamado Barack Hussein Obama II disputou pelo Partido Democrata as eleições a presidência americana, tendo concorrido com Hillary Clinton, esposa de Bill Clinton a vaga para representar o Partido Democrata. Após vencer Hillary, Obama fora para o confronto final, disputando a presidência contra o senador John McCain candidato do Partido Republicano e escolhido como possível sucessor de George Bush. A disputa nas urnas foram acirradas, em alguns estados, Obama saiu na liderança em outros McCain estava na frente, muitos ficaram em dúvida de quem seria o vencedor, para alguns McCain venceria na certa, mas para a surpresa de grande parte do povo americano (o voto nos Estados Unidos não é obrigatório), o havaiano filho de um queniano naturalizado americano venceu as eleições, entrando para a história como o primeiro presidente negro a assumir a cadeira presidencial da Casa Branca desde 1789, quando George Washington fora eleito presidente pela Constituição Americana. 

Obama assumiu o país em tempos difíceis. Em 2008 uma nova crise econômica havia eclodido no país advinda do setor imobiliário e se alastrando para os bancos e outros investimentos. A crise ainda perdura nos dias de hoje tendo se agravado pela Europa, no entanto além dos problemas da crise, Obama também se deparou com o descontentamento e os protestos dos americanos contra a ocupação do Iraque iniciada por Bush em 2003. Uma de suas promessas de campanha era por fim a ocupação no Iraque e trazer todos os soldados de volta ao país. Tal promessa se concretizou em 2011 quando as últimas tropas deixaram o país. Os prejuízos dos quase nove anos de guerra, foram enormes para os EUA e o Iraque, deixando um saldo de centenas de milhares de mortos e alguns milhares de feridos além de ter custado absurdos mais de 1  trilhão de dólares aos americanos tal fato contribuiu para piorar a crise que já afetava o país, e uma das medidas tomadas por Obama fora o cancelamento dos programas espaciais da NASA os quais consumiam bilhões do recurso nacional a cada ano, além disso ele também realizou uma outra série de cortes no orçamento em vários setores; disse que iria melhorar o sistema de saúde do país, algo que ainda não fora resolvido totalmente; que iria saltar os presos de Guantánamo em Cuba, algo que não se concretizou definitivamente.

Após um ano de governo, Obama caiu drasticamente na expectativa do povo, tudo indicava que ele não teria a minima chance de se reeleger para 2013, mas o grande trunfo de Obama veio em 1 de maio de 2011, o terrorista Osama Bin Laden, procurado desde o atentado de 11 de setembro de 2001, finalmente fora encontrado escondido em uma casa na cidade de Abbotabad a cerca de 205 km da capital do Paquistão, Islamabad. Após meses de investigações e uma operação minunciosamente coordenada a casa onde Osama se escondia com alguns membros de sua família fora invadida por uma força especial da Joint Special Operations Command (JSOC) que conjuntamente com a CIA cooperaram no plano. A casa fora invadida algumas pessoas foram capturadas e quanto a Osama e um de seus filhos foram executados. O governo americano alegou que Osama e outros que se encontravam na casa contra atacaram, logo foram alvejados. 

A captura e morte de Osama repercutiu no mundo inteiro durante meses, alguns na hora não acreditaram que o terrorista realmente estivesse morto, alguns boatos sugeriram que os americanos haviam matado um sósia de Osama, outros que Osama não havia sido morto naquele dia como alegou as forças de ataque, mas fora capturado e mantido em segredo. De qualquer forma a morte de Osama dera uma guinada na avaliação do governo de Obama, por ter capturado (embora tenham matado) o terrorista responsável por ordenar o atentado de 11 anos atrás. 

Primavera Árabe (2010-2011)

No final de 2010 o "mundo árabe" fora abalado com o despertar de vários protestos e revoltas por países árabes na Ásia e na África. Os protestos tinham algo em comum, combatiam a ditadura de vários líderes em distintos países e prezavam por uma democratização de seus governos além de várias outras reformas estatais. 

Em 18 de dezembro de 2010 o vendedor Mohamed Bouaziz autoimolou-se como forma de protesto contra a ditadura do presidente Ben Ali o qual já estava há 23 anos no governo da Tunísia. Bouaziz tirou a própria vida neste ato de protesto o que levou a população reagir freneticamente na tentativa de derrubar o ditador do poder. Com o inicío das revoltas na Tunísia, logo outros países aderiram as ondas de protesto, e a chamada Primavera Árabe (alusão a Primavera dos Povos em 1848) tivera inicio. Países como Argélia, Jordânia e Egito vieram logo em seguida a sofrerem com as revoltas. 

Em janeiro de 2011 Ben Ali abandonou o poder e deixou o país, no mês seguinte o presidente e ditador do Egito, Hosni Mubarak renunciou ao poder após quase três semanas de constantes ondas de protestos que poderiam incitar uma guerra civil. Mubarak tem 82 anos e governava o país a 20 anos. Após a renuncia do país, os militares assumiram e convocarão uma assembleia urgente para definir as próximas eleições presidências, no entanto os protestos e tumultos continuaram até o final do ano, no entanto as eleições ainda não ocorreram tendo sido adiadas para 2012 e por hora o clima do país esta estável sob o controle de uma junta militar.

Mas o grande marco dos protestos fora a eclosão de uma guerra civil na Líbia e a captura e assassinato do presidente Muammar al-Gaddafi o qual governava o país desde 1969. Gaddafi chegou ao poder através de um golpe de Estado, mas embora tendo tomado o poder, durante alguns anos ele trouxera melhorias para o Estado através de sua boa gestão, no entanto a medida que se prolongava seu governo o mesmo acabou distorcendo suas ideias, Gaddafi assim como outros governantes depostos haviam enriquecido absurdamente as custas das finanças do Estado além de terem promovido algumas reformas que afetaram distintos setores do país. Quando os manifestantes começaram seus protestos, Gaddafi reagiu com violência, logo as manifestações se intensificaram levando a uma guerra civil que tomou o país, Gaddafi deixou a capital e ficou foragido até ser encontrado e capturado em 20 de outubro de 2011 na cidade de Sirte. Investigações apontaram que ele foi gravemente ferido antes de ser executado pelas forças rebeldes. Com a sua morte a guerra ainda continuou devido ao fato de que aqueles que apoiavam o ditador ainda tentarem assumir o governo, em contrapartida da oposição que luta por eleições livres e democracia. 

Em outros países os protestos foram menores e mais moderados levando a algumas reformas urgentes como fora o caso do Marrocos, Jordânia, Omã e Síria (a qual vive um momento tenso ultimamente desde que o presidente declarou pena de morte aqueles que promoverem a desordem no país e vender armas para rebeldes), em outros países como o Iêmen, Síria e Iraque os presidentes disseram que não irão se candidatar a releições as quais irão acontecer brevemente dentro de dois a três anos, embora que alguns destes já estejam há vários anos no poder. 

Por hora as revoltas estão estáveis embora que as situações variam de país para país. Os protestos se cessaram, embora que em alguns locais o clima ainda esteja tenso, como é o caso da Síria que desde 2011 vem vivenciado uma guerra civil que ainda não acabou. 

Outros acontecimentos e fatos ocorridos:
  • Ronald Reagan (1911-2004) ator e político estadunidense, fora o trigésimo terceiro presidente dos EUA, tendo governado por dois mandatos de 1980 a 1988.
  • Leonel Brizola (1922-2004), político brasileiro. Governador do Rio Grande do Sul (1959-1963) e governador do Rio de Janeiro (1983-1987, 1991-1994)
  • Augusto Pinochet (1915-2006) general e presidente do Chile. Governou como ditador de 1973 a 1990. 
  • Em 2006, Michelle Bachelet assumiu a presidência do Chile como a primeira presidente mulher do país. Michelle governou até 2010. 
  • Em 2006, Evo Morales assumiu a presidência da Bolívia, se tornando o primeiro presidente de origem indígena do país. Em 2008 ele se reelegeu com mais de 65% dos votos. 
  • Em 2007, o advogado e político francês, líder da União por um Movimento Popular (UMP) Nikolas Sarkozy se elegeu a presidência, mantendo-se atualmente no cargo. 
  • Em 2007 o primeiro-ministro britânico Tony Blair encerrou seu mandato de dez anos, sendo sucedido por Gordon Brown
  • Em 2008 a senadora e ativista colombiana, Ingrid Betancourt fora libertada de seu cativeiro de seis anos, mantido pelas FARC
  • Em 2008 o Nepal oficializou-se como uma república após quase trezentos anos sendo uma monarquia. 
  • Néstor Kirchner (1950-2010) advogado e político argentino, fora presidente da república de 2003 a 2007. Atualmente sua esposa, Cristina Kirchner é a atual presidente do país. 
  • Em 2010 o presidente do Equador, Rafael Correa sofreu agressões por parte de uma greve dos policiais que tomou a capital Quito. 
  • José Alencar (1931-2011), empresário e político brasileiro. Fora senador por Minas Gerais e vice-presidente do governo Lula, de 2003 a 2011. 
  • Itamar Franco (1930-2011) engenheiro civil e político brasileiro, fora vice-presidente de Collor de Mello entre 1990 e 1992, passando a assumir a presidência entre 1993 e 1994 após o impeachment de Collor. Também fora  senador e governador de Minas Gerais. 
DESASTRES

Atentado do 11 de setembro (2001)

Em 11 de setembro de 2001 os Estados Unidos da América sofreram o maior atentado terrorista até então do século XXI e um dos maiores da História. Quatro aviões fora sequestrados por terroristas membros da Al-Qaeda, de onde dois aviões seguiram para a cidade de Nova York, onde foram de encontro as torres gêmeas do complexo do World Trade Center. Cada um dos aviões colidiu com uma das torres, vitimando todos os mais de cem passageiros abordos de cada aeronave. A força das colisões, debilitaram a tal ponto a estrutura dos dois arranha-céus, levando-os a implodirem para evitar que tombassem sobre os prédios vizinhos. O complexo do World Trade Center formado por sete edifícios, veio abaixo cerca de duas horas depois das colisões. 

O complexo do World Trade Center. Com destaque as Torres Gêmeas. 

Enquanto as torres pegavam fogo, centenas de pessoas corriam pelas escadas, já que os elevadores haviam parado. Algumas pessoas em um atos de loucura se jogaram dos andares mais altos, acima do ponto de impacto. Cerca de 2600 pessoas morreram no desabamento das torres, incluindo funcionários, bombeiros, paramédicos, enfermeiros, policiais e visitantes que acabaram ficando presos nos prédios. 

O terceiro avião colidiu com a sede do Departamento de Defesa Americano o Pentágono em Washington D.C, vitimando mais de 120 pessoas e deixando outras dezenas feridas. Devido a forma do edifício, apenas parte deste sofreu com os efeitos da colisão, sendo em poucos meses tendo sido reconstruído, diferente dos estragos causados em Nova York.

Área atingida do Pentágono após a queda do Boeing 757, voo 77.

O quarto avião acabou caindo em um campo no estado da Pensilvânia, vitimando todos abordo. No final, a tragédia do 11 de setembro vitimou ao todo 2.996 pessoas. O impacto fora de repercussão mundial, Osama Bin Laden, líder na época da Al-Qaeda fora acusado imediatamente de ter ordenado tal ataque, em resposta o então presidente dos Estados Unidos George W. Bush declarou a perseguição ao terrorista e o combate ao terrorismo, dando inicio o que ficou conhecido como Guerra ao Terror. O Afeganistão fora o primeiro país a ser invadido pelas tropas americanas e posteriormente fora a vez do Iraque. Em 2003 iniciou-se a Guerra do Iraque e a perseguição a Saddan Hussein. Todos os terroristas passaram a serem perseguidos com mais determinação após o incidentes do 11/09. 

Atentados de 11 de março em Madrid (2004)

Antes das 8h da manhã em três estações ferroviárias da cidade de Madrid, Espanha, ocorreram explosões de bombas. As estações Atocha, El Pozo do Tío Raimundo e Santa Eungenia foram atingidas por bombas implantadas em comboios que saíam e seguiam para as estações como fora o caso de Atocha, onde um trem carregava explosivos. Ao todo morreram 197 pessoas e quase 1.900 ficaram feridas. Fora o maior atentado terrorista sofrido em solo espanhol em vários anos. De inicio, o governo espanhol suspeitou do ETA grupo terrorista que luta pela independência da província espanhola do País Basco. No entanto, posteriormente cogitaram que os responsáveis pudessem ser a Al-Qaeda. Os representantes do ETA negaram as acusações, sobrando para a Al-Qaeda a culpa. Em 2007, dois acusados foram presos e sentenciados pelo crime. 

Sobreviventes de um dos trens explodidos.

Maremoto e tsunamis no Oceano Índico (2004)

No dia 26 de dezembro a oeste da ilha de Sumatra na Indonésia ocorreu um abalo sísmico de magnitude 9 na escala Richter que originou um maremoto.  O maremoto originou tsunamis que cruzaram o Oceano Índico, causando devastação em 14 países entre a Ásia e a África.

Mapa retratando o epicentro do tremor e as áreas atingidas pelas tsunamis.

A Indonésia, Sri Lanka, Índia, Bangladesh, Tailândia, Malásia e as Ilhas Maldivas foram as regiões maios atingidas pelas tsunamis e os abalos do sismo. As ondas chegaram a atingir de dez até quinze metros em alguns locais, devastando cidades costeiras inteiras. O saldo de mortos ainda não é exato devido ao grande número de desaparecidos, no entanto estimou-se que o maremoto e as tsunamis vitimaram mais de 250 mil pessoas, deixando outros milhares feridos e outros milhões desabrigados. Fora o maior catástrofe do tipo registrada até então na História.

Depois desse maremoto, em todo o mundo onde ocorrem terremotos tiveram suas agências de pesquisa e vigilância melhoradas e os reforços para se prever e avisar sobre o perigo de tsunamis foram redobrados. A área onde o sismo ocorreu é uma das regiões mais populosas do planeta.

Furacão Katrina (2005)

Embora furacões, tornados e terremotos aconteçam todos os anos no mundo, em 2005 o Furacão Katrina abalou os Estados Unidos. A tempestade formou-se em 23 de agosto próximo as Bahamas e de lá seguiu viagem para noroeste em direção a Flórida, tendo passado próximo a Cuba. O furacão durou nove dias, e atingiu a Flórida, Nova Orleans, Mississipi, Alabama e Lousiana.

Fotografia por satélite do furacão Katrina em 28 de agosto de 2005.

O furacão causou mais danos do que mortes. Devido ao fato de ter se formado em 23 de agosto, as estações e centro meteorológicos dos Estados Unidos, México, Cuba e de outros países da América Central, alertaram as populações costeiras que evacuassem as cidades, isso contribuiu para que o saldo de vitimas fosse bem menor. No Estados Unidos onde a tempestade descarregou seus ventos que chegaram até a velocidade de 280 km/h, o número de vítimas fora de quase duas mil pessoas, no entanto o furacão causou danos de dezenas de bilhões de dólares, além de ter destruído uma área de mais de 200 mil km2. A cidade de Nova Orleans tivera mais da metade do território submergido devido ao rompimento de uma represa no lago Pontchartrain

Fotografia de Jocelyn Augustino tirada no Lousiana após a passagem do Katrina.

Muitos dos locais que foram inundados passaram dias, semanas e até mesmo meses sem poderem ser habitados, devido mesmo que a água tenha escoado, os destroços ainda permaneceram e demoraram para serem retirados. Em outros lugares, centenas de casas tiveram que serem demolidas devido a avarias causadas na estrutura. Estimou-se que mais de 1 milhão de americanos ficaram desabrigados e outras dezenas de milhares migraram para outros estados. A destruição causada pelo Katrina pesou caro na economia americana, embora que muitos países ajudaram os EUA, lhe enviando suprimentos e emprestando dinheiro. 

Desastre aéreo do voo Gol 1907 (2006)

Em 29 de setembro de 2006 um Boeing 737-800 da companhia área brasileira Gol, realizava o voo 1907, tendo partido de Manaus com destino a Brasília. Por volta das quase 17 horas, enquanto o avião com 157 passageiros a bordo sobrevoava a floresta amazônica, desapareceu dos radares. No dia seguinte o avião fora localizado em meio a floresta. Todos os passageiros a bordo haviam morrido. 

Reconstituição da colisão.

A causa da queda da aeronave deu-se após uma colisão com um jato executivo da marca Executy Legacy 600, o qual havia sido fretado em Brasília com destino a Manaus. O avião levava alguns clientes. A cauda do Legacy chocou-se contra a asa esquerda do Boeing, mesmo assim a avaria fora maior no Boeing, os dois pilotos americanos do jato Legacy conseguiram realizar um pouso de emergência. No entanto os pilotos do Boeing devido aos danos causados, perderam o controle do avião e este caiu em queda livre até a floresta. A investigações apontaram que fora erro humano dos pilotos do Legacy, já que estes viajavam na contra-mão. No entanto, as investigações também levaram a possibilidade de além da falha dos pilotos do Legacy, a falha dos controladores de voo da região que não detectaram a eminente colisão. 

Desastre aéreo do voo TAM 3054 (2007)

Em 17 de julho de 2007 um Airbus A320-233 da companhia área TAM, realizava o voo 3054, tendo saído de Porto Alegre com destino a São Paulo. Ao todo o avião levava 199 pessoas a bordo. O voo fora tranquilo, mas quando chegou ao seu destino no Aeroporto Internacional de Congonhas, havia chovido muito em São Paulo nos últimos dias, o avião pousou mas não conseguiu frear e começou a derrapar na pista, os pilotos tentaram manobra-lo, mas a aeronave acabou saindo da pista, atravessou o gramado, saiu dos limites do aeroporto e colidiu com um posto de gasolina e um prédio da companhia TAM, ambos localizados na rua Washington Luís. 

Reconstituição da trajetória percorrida após a derrapagem na pista e as tentativas dos pilotos de manobrar o avião.

O impacto gerou uma explosão e um incêndio consumiu parte do avião, do posto de gasolina e do prédio da TAM, todas as pessoas que estavam a bordo morreram, e algumas foram carbonizadas o que dificultou a identificação dos corpos. O acidente do voo TAM 3054, é atualmente o maior desastre aéreo do Brasil. 

Ciclone Nargis (2008)

Em 27 de abril de 2008 no Oceano Índico se formou o ciclone Nargis, o qual seguiu trajetória em direção ao Sri Lanka, Índia, Mianmar e algumas ilhas pelo caminho. Em 2 de maio, quando se encontrava sobre território indiano a tempestade se intensificou, gerando até mesmo ondas com quase quatro metros de altura. A destruição deixada pelo ciclone embora não tenha sido tão grande como fora o Katrina nos EUA, o Nargis deixou um saldo de mortos muito superior ao Katrina.

O ciclone Nargis em 1 de maio nas proximidades de Mianmar.

O número de vítimas ainda não é totalmente exato já que na época dera-se como desaparecidos mais de 50 mil pessoas, no entanto em dados oficiais apontam que o ciclone deixou o saldo de 80 mil mortos e outros milhares desabrigados. Fora um dos piores momentos para estes povos, já que quatro anos antes, tais regiões haviam sido assoladas pelo maremoto e as tsunamis. 

Terremoto de Sichuan na China (2008)

Em 28 de janeiro próximo as 14h30 min horário local, um terremoto de 8,0 na escala Ritcher, abalou a província de Sichuan. O abalo fora um dos mais fortes sentidos nas últimas décadas, vitimando mais de 60 mil pessoas (alguns apontam que tenha passado de 80 mil), ferindo mais de 300 mil, e deixando outros milhares desabrigados, além de causar prejuízos de bilhões de dólares. Curiosamente, no mesmo ano seria realizado os Jogos Olímpicos de Pequim, e devido ao fato de já estarem em cima da hora, os jogos não foram trocados para outro país, vindo a acontecer em agosto sem nenhum problema. 

Epicentro do sismo de Sischuan.

Acidente aéreo do voo Air France 447 (2009)

O voo 447 da companhia francesa Air France realizava sua viagem internacional Rio de Janeiro-Paris, tendo saído do Rio entre a madrugada de 31 de maio para 1 de junho. A bordo iam 212 passageiros e 12 tripulantes. Enquanto o avião sobrevoava o Oceano Atlântico, este de acordo com os dados das caixas-pretas, sofrera um dano devido a uma forte turbulência, no que levou a queda da aeronave no mar, próximo a costa do arquipélago de Fernando de Noronha no Brasil. 

Todos que estavam a bordo morreram no impacto. Nos dias seguintes, semanas e até mesmo meses, equipes brasileiras e francesas enviaram mergulhadores e submarinos para localizar os destroços do avião e os corpos. Os destroços foram encontrados, mas alguns dos corpos até hoje não foram resgatados do fundo do mar. O desastre do voo 447, fora o pior do tipo para o Brasil e a França. 

Terremoto no Haiti (2010)

O tremor de 7,0 na escala Ritcher ocorrera próximo a capital Porto Príncipe por volta das quase 17 horas no horário local. Embora não tenha tido uma magnitude tão grande como de outros terremotos que ocorreram anos antes, o tremor fora forte o suficiente para destruir a capital e algumas cidades vizinhas, abalando profundamente toda a ilha, deixando mais de 300 mil mortos e outros centenas milhares feridos e milhões de desabrigados. 

Epicentro do terremoto no Haiti.

Vários países do mundo enviaram equipes para ajudar nos resgates e no tratamento dos feridos e desabrigados, o Brasil, Cuba, França e EUA foram os países que mais atuaram nas ajudas aos haitianos. De fato, os ex-presidentes americanos Bill Clinton e George Bush chegaram a visitar o Haiti. 

Devido a destruição e o estado caótico gerado após o terremoto, o país demorou para se recuperar e uma grande leva de haitianos deixaram a ilha em direção ao Brasil, entrando pela Bolívia no estado do Acre no Brasil. A entrada de haitianos no Brasil ainda está acontecendo. O terremoto ocorrido em 12 de janeiro foi o pior já registrado na História para o país. 

Vazamento de petróleo no Golfo do México (2010)

Em 20 de abril a plataforma petrolífera Deepwater Horizon da companhia Transocean, explodiu vitimando alguns dos trabalhadores e deixando outros feridos. No entanto com a explosão toneladas de petróleo vazaram para o mar, constituindo o pior desastre do tipo na história mexicana e até então do século XXI. 

Fotografia tirada pela NASA mostrando a mancha de petróleo.

O vazamento de petróleo levou a morte de milhares de aves e outros animais da região, além de agravar profundamente o ecossistema. Ao mesmo tempo que procurava-se conter a disseminação da mancha de petróleo, conseguiu-se estancar o vazamento. Para os interesses econômicos, a destruição da plataforma acarretou numa perda de bilhões de dólares, além dos gastos com a contenção do óleo e a limpeza do mesmo. 

Enchentes e deslizamentos no Rio de Janeiro (2011)

Em 2010 houveram casos de enchentes e deslizamentos no estado, mas em 2011 as chuvas causaram maiores estragos. Além disso, outros estados como São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Espirito Santo, Bahia, Alagoas, Sergipe e Pernambuco sofreram com fortes chuvas que causaram inundações e e o desmoronamento de pontes e encostas. 

Fotografia de um dos bairros de Nova Friburgo durante a enchente de janeiro.

No caso do Rio de Janeiro as chuvas do mês de janeiro causaram fortes estragos para os municípios de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Sumidouro, São Jose do Vale do Rio Preto, Bom Jardim, etc. Dessa vez o saldo de mortos chegou a mais de novecentos, além de ter deixado outras centenas de pessoas desaparecidas e pelo menos 30 mil desabrigados. 

Terremoto no Japão (2011)

Embora o Japão seja conhecido por ser uma das áreas mais sensíveis a terremotos no mundo e o próprio povo japonês está bem ciente deste perigo, o terremoto de 2011, não apenas fora um dos piores nas últimas décadas como também gerou tsunamis com ondas de 10 metros e acarretou no pior desastre nuclear até então do século XXI. 

Vista de Sendai em 12 de março após a passagem do tsnunami.

Ocorrido em 11 de março na região leste do país o sismo com 8,9 na escala Ritcher causou tsunamis com até 10 metros de altura que varreram muitas cidades costeiras da região de Tohaku, vitimando mais de 15 mil pessoas, além de ter deixado outros milhares de feridos e mais de 15 mil desaparecidos. O tremor e as ondas causaram danos de bilhões de dólares para o país. No entanto o grande problema que se formou após os incidentes fora o fato de que o reator nuclear Fukushima I começou a vazar. 

Devido aos danos causados pelo tsunami e o terremoto o reator nuclear começou a vazar, imediatamente as forças de emergência começaram a evacuar não apenas a estação nuclear mas as populações que viviam nas proximidades, no final, dezenas de milhares de pessoas tiveram que ser evacuadas num raio de mais de 30 km até que o vazamento pudesse ser contido. Mesmo assim, parte da radiação fora transportada pelo ar e pelo mar, indo ameaçar até mesmo a populosa capital do país, Tóquio. Embora vários países prestaram suas condolências e apoio aos japoneses, alguns grupos ligados a natureza começaram a protestar contra o uso da energia nuclear, utilizando o incidente de Fukushima como um alerta para que a energia nuclear é mais perigosa do que útil. Até então o acidente de Chernobyl em 1986 ocorrido na época na URSS, hoje Ucrânia fora o pior acidente nuclear da História, tendo transformado a cidade numa cidade-fantasma, devido ao fato de que mesmo tendo sido controlada a radiação, os níveis ainda são perigosos. 

Massacre de Realengo (2011)

Em 7 de abril pela manhã, na Escola Municipal Tasso da Silveira, localizada no bairro de Realengo no Rio de Janeiro, Brasil, fora palco de um crime bárbaro. O ex-aluno entrou na escola portando armas e por volta das 8h30 min, iniciou o atentado. Wellington M. Oliveira de 23 anos atirou contra vários alunos, ferindo 14 e matando 12, os alunos tinham a idade entre 12 e 14 anos. A polícia invadiu a escola em meio a confusão das crianças e adolescentes fugindo desta, então um dos polícias atingiu Wellington na perna, este em seguida cometeu suicídio dando um tiro na cabeça. 

Fachada da escola após o crime.

Wellington havia deixado uma carta onde falava que iria realizar o atentado, além de também dizer que na infância sofrera bullying, etc. Ele também, deixou escrito suas exigências para seu enterro dizendo a forma e onde queria ser sepultado, e que Deus tivesse piedade de seu crime. Posteriormente as investigações, levantou-se a hipótese de que ele sofreria de algum distúrbio psicótico. O massacre de Realengo fora o incidente mais terrível acontecido em uma escola no Brasil. 

Outros fatos e acontecimentos:
  • Em 2003 o ônibus espacial Columbia enquanto realizava as manobras para reentrar no planeta, acabou explondido vitimando todos os sete tripulantes. 
  • Em 2004 um grupo de terroristas chechênios realizaram um ataque suicída no metrô de Moscou, vitimando quarenta e ferindo mais de outras vinte pessoas. A Chechênia consiste numa pequena região da Rússia, que luta por sua independência desde 1991. 
  • Em 2007, o estudante sul-coreano Cho Seung-hui assassinou 32 pessoas numa universidade no estado de Virginia, EUA. 
  • Em 15 de janeiro de 2009, o voo US Airways 1549 realizou um pouso forçado no rio Hudson na cidade de Nova York. Os pilotos conseguiram evitar a queda do avião sobre os prédios e conseguiram salvar todo mundo. 
  • Em 2009 um terremoto de 6,7 na escala Ritcher atingiu a Itália, vitimando mais de 200 pessoas. Já se fazia muito tempo que tremores desta magnitude não ocorriam no país.
  • Em 2010, num desmoronamento de uma mina no Chile, 33 mineradores ficaram aprisionados a quase 700 metros de profundidade por mais de dois meses. No fim, as equipes de salvamento conseguiram resgatar todos com vida. 
  • Em 2010 ocorreu um forte terremoto no Chile com 8,8 na escala Ritcher. O tremor ocorreu a alguns quilômetros no mar, mesmo assim o abalo fora sentido em grande parte do país, no entanto o terremoto felizmente não deixou um número grande de mortos e feridos. 
  • A médica e sanitarista brasileira Zilda Arns (1934-2010) conhecida por suas campanhas em prol dos cuidados para a saúde de crianças e idosos no mundo, fundadora da Pastoral da Criança, fora uma das vítimas do terremoto no Haiti em 2010. 
  • Em 2011, um atentando ocorrido na Noruega vitimou 93 pessoas. O assassino, Anders Breivik, atirou contra algumas das vítimas, e explodiu uma bomba, vitimando a maioria. 
RELIGIÃO

Chico Xavier (1910-2002)

Francisco de Paula Cândido Xavier nasceu em Pedro Leopoldo no estado de Minas Gerais em 2 de abril de 1910. Conhecido mais como Chico Xavier, se tornou um dos nomes mais notórios e respeitados do kadercismo espírita no Brasil e no mundo. Para alguns estudiosos, depois de Allan Kardec (1804-1869), Chico Xavier fora a figura mais notável do Espiritismo.

Chico Xavier aos 92 anos.

Chico desde criança despertou sua mediunidade. Quando criança ele conseguia ver e conversar com o espírito de sua mãe falecida. Ainda menino, por volta de seus nove ou dez anos, passou a trabalhar em uma fábrica para ajudar nas despesas da casa. Seu pai havia se casado novamente e tido outros filhos, Chico era o mais velho dos irmãos, daí tinha que ajudar na renda da casa. 

No entanto fora na fase adulta que ele conheceu Emanuel, o qual se revelou para ele. Emanuel disse que Chico tinha uma missão para ser cumprida. Ele concordou com isso e até bem próximo do final de sua vida ele trabalhou. Em 1931 ele iniciou seu trabalho na escrita, começou a psicografar obras de autores falecidos, sua primeira obra publicada fora Parnaso de Além-Túmulo (1932), na obra estão reunidas uma coletânea de poemas de cerca de 56 autores falecidos, os quais ditaram a Chico seus poemas. 

Primeiro livro psicografado por Chico Xavier.

Chico psicografou 451 livros até o ano de 1999, quando devido a saúde parou de trabalhar. Todos os livros que ele escreveu nenhum ele disse ser de sua autoria, ele apenas escreveu o que lhe fora ditado. Além disso, todo o dinheiro arrecado com a venda dos livros, ele doou para diversas instituições. Chico viveu com o salário de seu emprego e sua aposentadoria. 

Além de escrever livros, ele também juntamente com outros médiuns realizava consultas em sua casa em Uberaba, lá ele psicografava cartas de entes falecidos, onde as pessoas iam procurá-lo a fim de conseguirem um pouco de consolação. Em dois fatos curiosos, a Justiça Brasileira, utilizou algumas cartas psicografadas por Chico Xavier para solucionar dois crimes que haviam ocorrido, onde os acusados eram inocentes. O Juiz no caso considerou a prova de um morto absolvendo um vivo da acusação.

Não obstante, Chico passou a vida, ajudando aqueles que o procuravam, nunca se negando em deixar de atender as pessoas que iam a porta de sua casa, e sempre levando palavra dos Evangelhos e de Jesus, segundo o Espiritismo. 

Já próximo ao fim da vida, doente e abatido, Chico disse que seu fim estava próximo, e que o dia em que ele iria morrer seria um dia de grande alegria para o povo brasileiro. Chico Xavier faleceu em 30 de junho de 2002, dia em que o Brasil conquistou a Copa do Mundo. 

Para se celebrar o centenário de seu nascimento foram lançados três filmes: Chico Xavier (2010) o qual consiste numa cinebiografia sua; Nosso Lar (2010), baseado na obra psicografada por Chico, ditada por André Luiz e As mães de Chico (2011), baseado também em um livro escrito pelo médium. 

Papa João Paulo II (1978-2005)

Em 2 de abril de 2005 aos 84 anos, o então papa João Paulo II veio a falecer. João Paulo ou Karol Józef Wojtyla sofria de Mal de Parkinson há vários anos, e já se encontrava com a saúde debilitada há alguns anos. João Paulo governou por 28 anos, sendo o terceiro papa com o maior mandato na história. Além disso, fora o papa mais influente do século XX e um dos papas da História. Fora considerado algumas vezes como uma das 100 pessoas mais influentes no mundo, nesse caso o seu rosto meigo e sereno reforçava seu carisma. 


João Paulo II procurou melhorar as relações entre os ortodoxos, judeus, muçulmanos, budistas e o protestantismo anglicano e luterano. Promoveu campanhas pela paz, pelo combate a miséria e a pobreza, pelo fim da desigualdade racial; fora um papa bem recebido entre a juventude católica, algo que poucos papas conseguiram; combateu o comunismo na Europa; criticou algumas questões da Teologia da Libertação; condenou o aborto; falou acerca da moralidade sexual, etc.

O papa também falou sobre ciências, defendendo as teorias de Darwin e de Galileu, de fato ele pediu desculpas em nome da Igreja pelas sentenças dadas a Galileu e outros estudiosos no passado. Também pediu desculpas oficiais aos judeus, as vitimas das Inquisições e da escravidão negra, já que no passado a Igreja defendeu a escravidão. 

João Paulo II, recebeu postumamente o título de o Grande, e em 2011 fora beatificado por Bento XVI. No Vaticano corre alguns processos que apontam para sua canonização.

Papa Bento XVI (2005-2013)

João Paulo II faleceu em 2 de abril, no entanto a cadeira do papa ficou vaga até o dia 19 de abril depois de uma eleição de grande expectativa embora tudo indicasse que o próximo papa seria o cardeal alemão Joseph Alois Ratzinger (1927-2022), um dos homens mais próximos de João Paulo II. De fato, o esperado ocorreu. O cardeal Ratzinger foi eleito o novo papa, assumindo com o nome de Bento XVI. 


Bento XVI é membro honorário de várias academias e universidades europeias, mostrando sua ligação a ciência, algo que no passado, muitos papas procuraram não fazer-lo. Diferente de seu antecessor, Bento XVI não aparenta ter um carisma nato, embora após seis anos de ter assumido como papa sua popularidade tenha aumentado. Assim como seu predecessor, ele tocou em assuntos polêmicos, como o uso de preservativos, o aborto, a homossexualidade, etc. Também procurou enfatizar que a Igreja não condena veemente a ciência, a não ser em determinados assuntos. Ele também procurou amenizar algumas indiferenças entre os evangelhos e os ortodoxos, em se manter as boas relações com os judeus e os muçulmanos.

O papa durante sua vida no clero, escreveu centenas de obras, muitas ainda não fora publicadas, mas desde cedo se mostrou como um estudioso exímio. Nesse caso quando ainda era cardeal, ele fora um dos responsáveis por apoiar João Paulo II nas criticas a Teologia da Libertação e outros fatos que envolviam o nome do Vaticano. 

Com seus 84 anos, Bento XVI tendo escolhido os cardeais anos antes, muitos dos quais são seus possíveis sucessores. 

O papa sofreu uma tentativa de assassinato ainda em 2007, fora criticado pela imprensa pela eleição de seus cardeais e por algumas posições e mudanças feitas no Vaticano. Em visita ao Brasil em 2007, canonizou Frei Galvão, o qual se tornou o primeiro santo brasileiro, Santo Antônio de Sant'Ana Galvão (1739-1822).

Em fevereiro de 2013, o papa anunciou que renunciaria ao mandato. A partir do dia 28 de fevereiro deixou de ser o papa, embora carregue o título de papa emérito. 

Outros fatos e acontecimentos:
  • Em 2001 milícias do Talibã no Afeganistão destruíram várias estátuas gigantes de Buda. Entidades de preservação do patrimônio histórico condenaram tal ato, mesmo assim as estátuas foram destruídas ou tiveram as cabeças arrancadas.
  • Em 2005, foram realizados eventos internacionais para lembrar a memória do Holocausto ocorrido a mais de 60 anos durante a Segunda Guerra. 
  • Em 2005 o jornal dinamarquês Jyllands-Poster e em 2006 o jornal francês France-soir, publicaram charges com caricaturas do profeta Maomé, as quais foram consideradas abusivas pelos muçulmanos de todo o mundo. Em 2011, tais charges voltaram a ser publicadas, e atentados ocorreram nas sedes destes jornais com incêndios criminosos e ameaças de bomba. 
  • Em 2007 o rabino Henry Sobel fora acusado de ter furtado cinco gravatas de uma loja de Miami nos EUA. Após pagar fiança fora liberado.
  • Em 2010 fora realizada a última exposição pública do Santo Sudário ou Sudário de Turim devido ao local onde fora descoberto após séculos de ter estado escondido. Crentes acreditam que o sudário seja o manto que cobriu o corpo de Jesus enquanto este permaneceu no sepulcro até o domingo de Páscoa. 
  • Em 2011, Shenouda III (1913-2012) celebrou 40 anos de pontificado. Shenouda III era o atual papa da Igreja Cristã Copta. Além de papa ele também era Patriarca de Alexandria. 
ESPORTES

COPA DO MUNDO

Coréia do Sul e Japão (2002)

Na Copa do Mundo de 1998, ocorrida na França, a final fora disputada entre Brasil e França, sendo que os franceses saíram vitoriosos por 1x0. Embora que por algum tempo especulou-se que houve trapaça no jogo e até mesmo cogitou-se que houvera a compra dos árbitros. De qualquer forma, quatro anos depois a copa migrou para o outro lado do mundo, e dessa vez ela seria realizada em dois países simultaneamente, Coréia do Sul e Japão.



O intuito da FIFA de ter realizado a Copa do Mundo de 2002 em ambas as nações era promover a união e a cooperação entre os dois países, que embora sejam vizinhos, não possuem laços amigáveis desde os incidentes da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), onde o Japão invadiu a Coréia, na época, ainda unificada. Sendo assim, através do futebol, procurava-se por um fim a esta inimizade.

Se o Brasil perdeu em 1998, em 2002 a seleção voltou motivada a conquistar a taça do mundo novamente. Quanto aos franceses, estes perderam os três primeiros jogos e não marcaram nenhum gol na copa, indo para casa antes das oitavas de final. O Brasil seguiu vitorioso até as oitavas de final, e atravessou as quartas e a semifinal, para que na final viesse a enfrentar a Alemanha, um dos favoritos ao titulo. 

A final aconteceu em 30 de junho no estádio Yokohama no Japão. Brasil e Alemanha se enfrentaram nos noventa minutos de jogo, sendo que a vitória finalmente veio para os brasileiros, graças há dois gols de Ronaldinho (na época ainda não era chamado de o Fenômeno). Os dois gols concederam a seleção brasileira o pentacampeonato, titulo inédito na História do Futebol.

Seleção brasileira pentacampeã na Copa de 2002.

O Japão não fez uma boa copa, tendo ficado para trás nas oitavas de final, tendo perdido para a Turquia por 1x0. Já a Coréia do Sul levou a melhor. Os sul-coreanos derrotaram os turcos por 1x0, conquistando o terceiro lugar, a melhor posição já conseguida pelo país até então. 

Alemanha (2006)

Quatro anos após a derrota dos alemãs para os brasileiros na final de 2002, os alemãs voltavam a recobrar o ânimo e as esperanças de conseguirem conquistar o quarto título. Algo que seria reforçado pelo fato de a copa dessa vez ser sediada em sua pátria. Nesse caso, países como Alemanha, Brasil, Inglaterra, Itália, Argentina eram os favoritos, no entanto a seleção francesa de 2006, não era a mesma seleção decadente de quatro anos antes, agora os franceses haviam voltado com determinação para ganhar seu bicampeonato. E para completar, teve-se a surpresa da campanha de Portugal, onde os portugueses liderados pelo técnico Felipe "Felipão" Escolaris, o mesmo técnico do pentacampeonato do Brasil, levou os portugueses até a semifinal, algo que em o país nunca havia conseguido chegar até então. No caso da seleção brasileira, o técnico era Parreira


Nas quartas-de-final, o Brasil perdeu para os franceses por 1x0, os italianos venceram os ucranianos por 3x0, os alemãs desbancaram os argentinos nos pênaltis e Portugal venceu a Inglaterra também pelos pênaltis. Nas semifinais, os jogos foram bem acirrados, os alemãs não queriam perder em casa para um de seus principais rivais italianos, os quais na época ambos os países eram tricampeões, e no outro lado, estavam França e Portugal. No final, os italianos venceram por 2x0 os alemãs e os franceses derrotaram os portugueses por 1x0. A Alemanha ficou em terceiro lugar na copa.

Em 9 de julho na cidade de Berlim no estádio Olympiastadion ocorreu a final da copa entre Itália e França. O jogo fora acirrado, tendo a partida ido parar na disputa dos pênaltis. No entanto um momento marcante na disputa fora, quando o jogador francês Zinédine Zidane cabeçou o italiano Materazzi. Curiosamente foram Zidane e Materazzi os únicos a marcarem gols no tempo normal de jogo, assim o empate os levou até os pênaltis. Com a cabeçada desferida contra o tórax e Materazzi, o árbitro expulsou Zidane, e para ele, o qual via a oportunidade de a França ser novamente campeã, esse sonho desapareceu ao entrar no túnel para o vestiário. Os italianos venceram a disputa nos pênaltis, se consagrando tetracampeãs, título que apenas o Brasil possuía desde 1994. 


África do Sul (2010)

Em 2010 outra novidade tomou o mundo do futebol, seria a primeira vez na história da Copa do Mundo, onde uma copa seria sediada no continente africano. Nesse caso, o país escolhido fora a África do Sul. Os sul-africanos, estavam empolgados por serem anfitriões de um dos eventos esportivos mais importantes do mundo, além de estarem honrados e incumbidos de realizar a primeira copa em solo africano. Tal empolgação fora tamanha que uma das marcas deste evento foram as vuvuzelas, uma espécie de corneta criada por um sul-africano, que se tornou um dos ícones desta copa. 

As vuvuzelas na Copa de 2010.

Países como Brasil, Argentina, Alemanha, Uruguai e Itália eram os favoritos inicialmente a  levarem o título, embora os argentinos estivessem com um time melhor do que a seleção liderada pelo técnico Dunga, ex-tetracampeão em 1994. Inglaterra e França não eram vistas por alguns entre os favoritos ao título, e até mesmo a própria seleção sul-africana não tivera um bom desempenho para um país sede.



No entanto a grande surpresa desta copa foram os espanhóis e os holandeses. Embora não sejam times fracos, nunca haviam ganhado uma copa do mundo. Mas dessa vez, ambos países jogaram com talento e determinação, vencendo os favoritos até se confrontarem na final pelo título. No dia 11 de julho em Joanesburgo no estádio Soccer City, aconteceu a final da Copa de 2010 entre Holanda e Espanha. O jogo fora acirrado, por pouco não fora definido nos pênaltis. Durante os 116 minutos de jogo, já durante a prorrogação, Iniesta marcou o gol que deu a vitória inédita aos espanhóis. A Espanha se tornou campeã do mundo.

Seleção espanhola campeã da Copa de 2010.

A próxima Copa do Mundo que ocorrerá no ano de 2014 será realizada a segunda vez no Brasil. A primeira e última vez que o Brasil sediou a copa fora em 1950. Em 2018 a Copa do Mundo será na Rússia

JOGOS PAN-AMERICANOS

Santo Domingo, República Dominicana (2003)

Em 2003 a República Dominicana sediou pela segunda vez um Pan-americano, a décima quarta edição desde que foram criados os jogos. Houvera problemas na época com o atraso nas obras, mesmo assim os dominicanos não perderam a empolgação. 



Os jogos transcorreram bem, e novamente os favoritos como EUA e Cuba confirmaram o seu favoritismo.

Para ver o quadro final de medalhas acesse:
http://esportes.terra.com.br/panamericano2007/interna/0,,oi1475250-ei8332,00.html

Rio de Janeiro, Brasil (2007)

Quatro anos depois, a capital carioca sediou os jogos pan-americanos em 2007. Houveram alguns atrasos nas obras, algo infelizmente comum no Brasil. As delongas da justiça e da burocracia brasileira são impertinentes ainda. Mas a grande questão que marcou os jogos em 2007, fora as ações promovidas pelo município, estado e governo federal para baixar o nível de criminalidade na cidade. 



Por volta de 2004 começaram as ações para se controlar a violência e a criminalidade na capital, especialmente nas favelas da cidade. Tal processo ainda continua nos dias de hoje, já que teremos em 2014 a Copa do Mundo e em 2016 as Olimpíadas. No caso de 2007, o governo federal determinou que um contingente das forças armadas fizessem segurança e patrulha em alguns cantos da cidade durante o período dos jogos. É um fato um tanto irônico, ter que por o exército nas ruas para dá garantia de segurança. Sobre este assunto, lembro-me que alguns programas humorísticos fizeram piada por tal questão.

Para os jogos fora inaugurada a Vila Olímpica que servirá de base para as Olimpíadas em 2016, o Estádio Olímpico João Havelange, conhecido popularmente como Engenhão. Outros fatos que marcaram os jogos, foram as vaias dada ao então presidente Lula na abertura do evento e a deserção de alguns membros da delegação cubana, que abandonaram o a comitiva. 

Visão panorâmica do Engenhão. O estádio é dedicado ao Botafogo de Futebol e Regatas.

Para ver o quadro final de medalhas acesse:
http://agendapan.terra.com.br/br/medalhas/medalheiro.html

Para ver o quadro final de medalhas do para-pan-americano acesse:
http://pan2007.globo.com/PAN/Medalhas/0,,QQU964-9338,00.html

Guadalajara, México (2011)

O México já havia sediado outros dois pan-americanos, ocorridos em 1955 e 1975, na capital do país, a Cidade do México. Mas devido as condições de grande metrópole caótica dos dias de hoje, os jogos foram transferidos para a cidade de Guadalajara, no entanto algumas modalidades foram praticadas em cidades vizinhas. 

Alguns fatos que marcaram essa edição fora que no Brasil, a Rede Record comprou com exclusividade o direito de transmissão dos jogos, sendo assim, outros canais da televisão aberta, como Globo, SBT, Bandeirantes e Rede TV não possuíam o direito de transmitir nenhum jogo, apenas fazer menção ao resultado e acontecimentos ocorridos. A Record chegou até mesmo a iniciar um debate com a Globo acusando-a de não fazer menção aos jogos em seus telejornais, dando o intuito de que os jogos não estavam ocorrendo, porque não estavam sendo televisionados pela emissora.

Embora o Brasil tenha ficado em terceiro lugar no resultado final, ele realizou uma boa campanha nessa edição. Os atletas Hugo Hoyama (mesa-tenista) e Thiago Pereira (nadador) conquistaram o maior número de medalhas em um único evento. Hugo conquistou dez medalhas e Thiago onze. 

Outros fatos que aconteceram envolvendo brasileiros fora o acidentes sofrido pela jogadora de vôlei Jaqueline Carvalho, a qual na primeira partida disputada pelo Brasil, acabou colidindo a cabeça contra a cabeça da jogadora Fabiana de Oliveira, companheira de time. Jaqueline acabou desmaiando com o forte impacto, tendo que ser retirada da quadra. Ela acabou sofrendo uma fratura cervical e uma concussão, tendo que abandonar o evento.

Outro fato, diz respeito ao nadador Leonardo de Deus, que ganhou a medalha de ouro na natação, mas fora desclassificado por que exibia propagandas em sua toca. Por fim, os organizadores reconsideraram o erro, e lhe devolveram a medalha.

Os próximos jogos pan-americanos irão ocorrer no Canadá em 2015.

Para ver o quadro final de medalhas acesse:
http://esportes.terra.com.br/rumo-a-2012/pan-americano-guadalajara-2011/quadro-de-medalhas.html

OLIMPÍADAS

Atenas (2004)

Após 108 anos desde a última realização dos jogos olímpicos em Atenas, o maior espetáculo desportista da Terra retornava ao berço de origem. As Olimpíadas foram criadas em 776 a.C, sendo realizadas na cidade de Olímpia, local dedicado ao culto do deus Zeus, rei dos deuses gregos. Os jogos foram realizados com regularidade até o século IV d.C, quando o imperador romano Teodósio, o Grande decretou a proibição de qualquer prática pagã nas terra dos império. Sendo assim, as olimpíadas fora abolidas e só voltaram a acontecer séculos depois em 1898, através da determinação e dos esforços do Barão de Coubertin
Os gregos ou helenos como se chamam em sua língua, realizaram um grande espetáculo para celebrar a volta de um de seus maiores legados para a história da humanidade os Jogos Olímpicos. Houveram atrasos na conclusão das obras, sendo que algumas foram concluídas poucas semanas antes de se começarem os jogos. Não obstante, algo que marcou essa edição fora a grande produção de souvenires ligadas ao evento, produtos dos mais variados tipos que remetiam tanto aos jogos de 2004, quanto a história dos jogos, foram vendidos aos milhares. 

Os anéis olímpicos na abertura em 2004.

Nessa edição, houveram a participação de 202 países, sendo que na época Sérvia e Montenegro ainda estavam unificados. O Timor Leste fizera sua estréia no evento e o Afeganistão voltou a participar dos jogos, após ter sido banido destes anos antes. No entanto, um medo rondou o evento, onde a delegação americana exigiu reforços na sua segurança, temendo algum atentado terrorista dos países do Oriente Médio. 

Para consultar o quadro geral de medalhas acesse:
http://esporte.uol.com.br/olimpiadas/medalhas/quadrogeral.jhtm

Pequim (2008)

Se os gregos quiseram fazer um espetáculo grandioso, os chineses não ficaram atrás. A China queria mostrar que não era chamada de "gigante asiática" à toa. Os jogos de Pequim ou Beijing se iniciaram oficialmente em 8 de agosto de 2008 às 20h08 minutos. Para os chineses o número oito, é um número de boa sorte. E de fato os chineses tiveram sorte, saíram vitoriosos nessa edição.


Ao todo foram 204 países participantes, dois a mais do que em Atenas; quase 12 mil atletas que participaram de 302 eventos em 28 esportes. Os chineses realizaram uma abertura e um encerramentos espetaculares, mostrando muito de sua cultura, como a sincronia de centenas de pessoas realizando movimentos de artes marciais, algo que precede a harmonia, a disciplina e a cooperação. Falaram sobre a invenção do papel, algo que revolucionou o mundo. Falaram sobre seus ritos e crenças, deuses e dragões. 

O Estádio Nacional de Pequim ("Ninho do Pássaro") e o Centro Aquático Nacional de Pequim ("Cubo d'água").

O nadador americano Michael Phelps conquistou oito medalhas de ouro em uma mesma edição os jogos. Phelps também quebrou mais de trinta recordes mundiais em vários estilos de nado. 

O jamaicano Usain Bolt, conquistou as medalhas e os recordes nos 100 metros e 200 metros rasos e no revezamento 4 x 100 metros numa mesma edição das olimpíadas. Atualmente Usain Bolt é o homem mais rápido do mundo, com o recorde de 9,58 segundos para os 100 metros rasos. 

Para consultar o quadro geral de medalhas acesse:
http://olympic-museum.de/m-stand/mirror2008.htm

Outros fatos e acontecimentos:
  • Entre 2000 e 2003 o time de basquete americano Los Angeles Lakers, foram campeões da NBA três anos consecutivos. Kobe Bryant e Saquille O'Neal foram as principais estrelas do time neste anos. Hoje, Kobe ainda se encontra nos Lakers.
  • Em 2006 o piloto alemão de Fórmula I Michael Schumacher oficializou sua aposentadoria das pistas. Schumacher ainda é o piloto como o maior número de vitórias em campeonatos. Fora sete vezes campeão do mundo. Em 2010, ele retornou as pistas, após um pouco mais de 3 anos de afastamento.  
  • De 2006 a 2010, a jogadora de futebol brasileira Marta fora laureada com o prêmio de melhor jogadora do mundo por quatro anos consecutivos. 
  • Em 2007 o jogador de futebol brasileiro, Romário chegou a marca dos mil gols, sendo o segundo brasileiro a alcançar esta marca, estando atrás de Pelé. No mesmo ano Romário oficializou sua aposentadoria dos gramados. Atualmente ele é deputado federal pelo Rio de Janeiro. 
  • Maria Lenk (1915-2007), famosa nadadora brasileira. Em sua homenagem, seu nome fora dado ao Parque Aquático Maria Lenk, construído para o Pan-americano de 2007, no Rio de Janeiro. 
  • Em 2008 o piloto britânico de Fórmula I, Lewis Hamilton se tornou o piloto mais jovem da categoria a conquistar um título mundial. 
  • Em 2008 o tenista brasileiro Gustavo "Guga" Kuerten oficializou sua aposentadoria das quadras.
  • Em 2008 a Liga Nacional de Basquete do Brasil criou o campeonato Novo Basquete Brasil (NBB).
  • Em 2010 a Seleção Brasileia de Voleibol Masculino conquistou pela nona vez o campeonato mundial. 
  • Em 2010 o UFC (Ultimate Fighting Champion) começou a se tornar popular entre o público brasileiro. 
  • Em 2011 o piloto brasileiro de Fórmula I, Rubens Barrichello, tornou-se o piloto com a maior carreira na história da Fórmula I, foram 326 corridas disputadas, sendo que 322 em largadas. 
  • Sócrates Brasileiro (1954-2011), famoso futebolista e médico brasileiro. Sócrates tivera grande participação em movimentos políticos e sociais ao longo da década de 80. 
  • Atualmente Rogério Ceni, goleiro do São Paulo Futebol Clube, é um dos atuais atletas que carrega consigo a posse de vários recordes mundiais. Rogério, é o maior goleiro artilheiro da História, com mais de 100 gols, além de ser o jogador com o maior número de partidas pelo mesmo time no Brasil, em São Paulo, e no mundo. Tendo participado de quase mil jogos ao longo de sua carreira. 
ENTRETENIMENTO

CINEMA

Nos anos 2000, o cinema, principalmente o hollywoodiano o qual possui maior significância no mundo, sendo seguido pelo cinema europeu e Bollywood na Índia, embora que este não possua tanta divulgação aqui no Ocidente, fora marcado na minha opinião por oito fatores: remakes; reboots; continuações tardias; super-heróis; adaptações de livros e jogos de videogame; animações; tecnologia 3D; capitalismo. Tais fatos são bem mais visíveis nas produções de Hollywood. 

O capitalismo ditou em grande parte a produção cinematográfica. Podemos contestar isso na ânsia de se fazer várias continuações de filmes de pouca expressão, apenas no intuito de lucrar. Há alguns filmes que não deveriam nem ter possuído uma continuação, e chegaram a ter duas, três, quatro e até mesmo cinco continuações. Alguns são filmes baratos, que lucraram razoavelmente bem, devido a determinado grupos. Outros são filmes de alto orçamento, que foram explorados ao máximo para que pudessem dá cabimento para mais continuações. 

Não obstante, parece que houvera uma carência em novas ideias para se fazer filme, especialmente nos Estados Unidos, a onda de remakes de clássicos e as continuações tardias, tomaram Hollywood, alguns foram concluídos, outros projetos foram engavetados e outros ainda estavam em fase de produção. 

Entre alguns remakes estão:
  • Planeta dos Macacos (2001)
  • A Máquina do Tempo (2002)
  • A herança de Mr. Deeds (2002)
  • O Chamado (The Ring) (2002)
  • Uma saída de mestre (The Italian Job) (2003)
  • A Casa de Cera (2005)
  • Horror em Amityville (2005)
  • King Kong (2005)
  • Poseidon (2006)
  • Halloween - O Início (2007)
  • O Dia em que a Terra parou (2008)
  • Corrida Mortal (2008)
  • O Lobisomem (2010)
  • Karatê Kid (2010)
  • Piranha 3D (2010)
  • Fúria de Titãs (Clash of Titans) (2010)
  • Arthur (2011)
Reboot ("reiniciar") consiste numa forma de se pegar uma história e dá continuidade a esta ou, criar um prelúdio a mesma ou recontá-la, não necessariamente sendo um remake. Nesse caso, cito os seguintes:
  • Onze Homens e um Segredo (2001)
  • O Exorcista: O Início (2003)
  • O Justiceiro (The Punisher) (2004)
  • A Guerra dos Mundos (2005)
  • O Massacre da Serra Elétrica: O início (2006)
  • Star Trek (2009)
  • Sexta-Feira 13 (2009)
  • Conan, o Bárbaro (2011)
  • Pequenos Espiões 4: Todo o Tempo do Mundo (2011)
  • Planeta dos Macacos: A Origem (2011)
Entre algumas continuações tardias de filmes anteriores a 2000 estão:
  • Jurassic Park III (2001)
  • Star Trek Nemesis (2002)
  • Homens de Preto II (2002)
  • Star Wars Episódio II: O ataque dos Clones (2002)
  • Matrix Reloaded (2003)
  • Matrix Revolutions (2003)
  • Exterminador do Futuro 3: A Rebelião das Máquinas (2003)
  • Star Wars Episódio III: A vingança dos Sith (2005)
  • A Lenda do Zorro (2005)
  • Rocky Balboa (Rocky VI) (2006)
  • Duro de Matar 4.0 (2007)
  • A Hora do Rush 3 (2007)
  • Rambo IV (2008)
  • Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008)
  • Exterminador do Futuro: A Salvação (2009)
  • Toy Story 3 (2010)
  • Tron: O Legado (2010)
  • Pânico 4 (2011)
Quanto aos super-heróis Hollywood proporcionou uma avalanche destes. Alguns voltaram a aparecer em cena e outros fizeram sua estréia, dentre esses destaco: 
  • Homem-Aranha (2002)
  • Blade II (2002) - o primeiro filme fora de 1998
  • X-Men 2 (2003) - o primeiro filme fora de 2000.
  • Hulk (2003)
  • Demolidor - O homem sem medo (Daredevil) (2003)
  • Homem-Aranha 2 (2004)
  • O Justiceiro (2004)
  • Blade Trinity (2004)
  • Mulher-Gato (2004)
  • Hellboy (2004)
  • Quarteto Fantástico (2005)
  • Elektra (2005)
  • Batman Begins (2005)
  • X-Men 3: O Confronto Final (2006)
  • Superman - O Retorno (2006)
  • O Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (2007)
  • Homem-Aranha 3 (2007)
  • Motoqueiro Fantasma (2007)
  • Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)
  • O Incrível Hulk (2008)
  • Homem de Ferro (2008)
  • Hellboy II: O Exército Dourado (2008)
  • Watchmen: O Filme (2009)
  • X-Men Origins: Wolverine (2009)
  • Homem de Ferro 2 (2010)
  • Lanterna Verde (2011)
  • Thor (2011)
  • Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)
  • X-Men: Primeira Classe (2011)
Heath Ledger (1979-2008) interpretando o Coringa no filme Batman: O Cavaleiro das Trevas. Sua atuação lhe rendeu um Oscar póstumo.

Quanto a adaptação de livros Hollywood teve muitas histórias para adaptar. Entre as quais destaco:
  • A série Harry Potter (2001-2011)
  • O Senhor dos Anéis (2001-2003)
  • O Diário de Bridget Jones (2001)
  • A Identidade Bourne (2002)
  • O Conde de Monte Cristo (2002)
  • Peter Pan (2003)
  • Troia (2004)
  • A Supremacia Bourne (2004)
  • As Crônicas de Nárnia (2005-2010) - sendo que foram adaptados apenas três livros dos sete da série.
  • Guerra dos Mundos (2005)
  • Orgulho e Preconceito (2005)
  • Eragon (2006)
  • O Código Da Vinci (2006)
  • 007 - Cassino Royale (2006)
  • Eu sou a Lenda (2007)
  • Stardust (2007)
  • A Bússola de Ouro (2007)
  • O Ultimato Bourne (2007)
  • Desejo e Reparação (2007)
  • A Saga Crepúsculo (2008-2012)
  • O Curioso Caso de Benjamin Button (2008)
  • Marley e Eu (2008)
  • Anjos e Demônios (2009)
  • Millenium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres (2009) e (2011)
  • Comer, Rezar e Amar (2010)
  • Percy Jackson e o Ladrão de Raios (2010)
  • Alice no País das Maravilhas (2010)
  • A Invenção de Hugo Cabret (2011)
  • Vários livros de Stephen King

Quanto as videogames, desde a década de 90, Hollywood vem adaptando sem muito êxito o universo dos jogos. No caso dos anos 2000, novas adaptações ocorreram com relativos êxitos e outras foram totais fiascos, dentre as quais destaco:
  • Lara Croft: Tomb Raider (2001)
  • Resident Evil: O Hóspede Maldito (2002)
  • Lara Croft Tomb Raider: A Origem da Vida (2003)
  • Resident Evil 2: Apocalipse (2004)
  • Alone the Dark: O Despertar do Mal (2005)
  • BloodRayne (2005)
  • Street Fighter: A Lenda de Chun-li (2005)
  • Doom: A Porta do Inferno (2005)
  • Silent Hill (2006)
  • Dungeon Siege: Em Nome do Rei (2007)
  • Resident Evil 3: A Extinção (2007)
  • Hitman: Assassino 47 (2007)
  • Max Payne (2008)
  • Far Cry - fuga do inferno (2008)
  • Resident Evil 4: O Recomeço (2010)
  • Tekken (2010)
  • The King of Fighters (2010)
  • Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo (2010)
Angelina Jolie como Lara Croft.

As animações ou desenhos, também tomaram o cinema dos anos 2000. Entre os quais destaco:
  • Monstros S.A. (2001)
  • Final Fantasy (2001)
  • Shrek (2001), Sherk 2 (2004), Sherk Terceiro (2007), Shrek para Sempre (2010)
  • A Era do Gelo (2002), A Era do Gelo 2: O Degelo (2006), A Era do Gelo 3: Despertar dos Dinossauros (2009)
  • Spirit, o Corcel Indomável (2002)
  • Procurando Nemo (2003)
  • Os Incríveis (2004)
  • Final Fantasy VII: Advent Children (2004)
  • O Espanta Tubarões (2004)
  • O Expresso Polar (2004)
  • Madagascar (2005)
  • Robôs (2005)
  • Carros (2006)
  • Happy Feet - O Pinguim (2006)
  • Ratatouille (2007)
  • A Lenda de Beowulf (2007)
  • Os Simpsons: O Filme (2007)
  • Kung Fu Panda (2008)
  • WALL-E (2008)
  • Resident Evil: Degeneração (2008)
  • Up - Altas Aventuras (2009)
  • Como Treinar o seu Dragão (2010)
  • Toy Story 3 (2010)
  • Rio (2011)
  • Rango (2011)
  • O Gato de Botas (2011)
  • As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne (2011)
Shrek, Fiona e seus filhos. Burro e o Gato de Botas.

A crise dos roteiristas que ocorreu em 2007, perturbou o cinema e a televisão estadunidense. Iniciada em 05 de setembro com a greve de milhares de roteiristas apenas inicialmente de Los Angeles, onde fica Hollywood, largaram seus lápis sobre as mesas. Os roteiristas reivindicavam acesso a parte dos lucros ganhos com a venda de DVDs e com os programas comercializados pela internet. Como os produtores se negaram a aceitar tais exigências, vários projetos do cinema e da TV ficaram estagnados, atrasando temporadas e a produção de filmes, que ainda estavam no roteiro ou já estavam filmando, mas aguardavam retoques nesse. 

Protestos pela greve dos roteiristas em 2007 nos EUA.

Embora a greve não tenha durado muito tempo, uma crise audiovisual já era apontada por muitos comentaristas e especialistas em cinema e televisão americano. A falta de novas e inovadoras ideias, somadas a greve dos roteiristas, e posteriormente aos problemas econômicos gerados pela crise financeira iniciada em 2008 (falarei com maiores detalhes em outro momento), levaram algumas empresas pequenas a falirem e até grandes empresas como a MGM (Metro-Goldyn-Mayer) fundada em 1924, conhecida pelo leão que aparece em suas aberturas e por produzir os filmes de 007, ameaçar de até mesmo fechar as portas em 2008, e em 2009 cogitou ser vendida. No entanto a MGM, conseguiu sobreviver, mas outras empresas não tiveram a mesma sorte. 

Entre 2007 e 2008 a sétima arte passou por maus bocados, no entanto o cinema conseguiu se recuperar. Entre 2009 e 2011, tivemos um surto avassalador de filmes que levaram bilhões de pessoas ao cinema. Apenas nesses três anos, os estúdios de Hollywood e outros ligados a estes lucraram mais do que muitas décadas. Os filmes com maior bilheteria, com exceção de Titanic de James Cameron (1997), na primeira década do século XXI, tivemos dez filmes que ultrapassaram a casa do bilhão.

Um dos motivos para isso, foi o crescimento das salas em 3D e dos IMAX. A moda de se fazer filmes em 3D fora um dos principais responsáveis por acarretar cifrões a mais para os estúdios de cinema. Além do mais, nessa década, muitos dos grandes filmes só puderam ser elaborados devido ao avanço da computação gráfica, que concede em muito casos, a base para os efeitos especiais. Embora que efeitos em 3D não sejam garantia de um bom filme, mas ainda continua sendo uma ótima propaganda para atrair o público. O filme Avatar (2009) foi o primeiro na história do cinema a quebrar a marca dos 2 bilhões de dólares arrecadados em bilheteria, inaugurando esse patamar, somente alcançado anos depois, com novos filmes ou relançamentos como o caso de Titanic, que passou dos 2 bilhões por ter sido relançado algumas vezes. 

Dentre as maiores bilheterias mundiais (todos os valores estão em bilhões de dólares, sem correção monetária) da atualidade do cinema, estão os seguintes filmes (dados atualizados em 2023): 
  • Avatar (2009) - $2,992 bilhões
  • Vingadores: Ultimato (2019) - $2,779 bilhões
  • Titanic (1997) - $2,194 bilhões
  • Star Wars: O Despertar da Força (2015) - $2.069 bilhões
  • Vingadores: Guerra Infinita (2018) - $2,048 bilhões
  • Avatar 2: O Caminho da Água (2022) - $2,023 bilhões
Neytiri (Zoe Saldaña) e Jake Sully (Sam Worthington) em Avatar.

Outros fatos e acontecimentos:
  • Em 2003 os Estúdios Walt Disney baseados em uma das atrações de seus parques, chamada Piratas do Caribe, lançaram o filme Piratas do Caribe: A Maldição do Perola Negra. O sucesso do filme lhe rendeu mais três continuações. Sendo que duas destas renderam mais de 1 bilhão em bilheteria pelo mundo.
  • Em 2003 o ex-fisiculturista e ator austro-americano Arnold Schwarzenegger assumiu o governo do estado da Califórnia, tendo governado por dois mandatos até 2011. 
  • Marlon Brando Jr (1924-2004) famoso ator estadunidense. Um de seus papéis mais memoráveis fora em o Poderoso Chefão (The Godfather).
  • Em 2004 a terceira parte da trilogia do Senhor dos Anéis, O Retorno do Rei, fora indicado a 11 Oscars, e venceu em todas as indicações. Atualmente o filme é um dos maiores vencedores da história do prêmio, estando empatado com Ben Hur (1959) e Titanic (1997). 
  • Em 2004 fora lançado o polêmico filme de Mel Gibson, Paixão de Cristo. O filme focava o momento da traição de Judas, a condenação de Jesus, seu castigo e tortura, e por fim a crucificação. Nesse caso, o filme se tornou polêmico devido a realidade dos castigos mostrados. 
  • Em 2004 fora lançado o filme brasileiro, Cazuza - O Tempo não Para.
  • Em 2005 o filme brasileiro 2 Filhos de Francisco, levou a telona a história de uma das duplas sertanejas mais famosas do país, Zezé Di Camargo e Luciano. O filme se tornou um dos mais vistos do cinema brasileiro. 
  • Patricky Swayze (1952-2006), ator, dançarino, cantor e compositor estadunidense. Conhecido pelos filmes Ghost: Do Outro lado da Vida (1990) e Dirty Dancing - Ritmo Quente (1987). Fora vítima de câncer no pâncreas. 
  • Em 2008 fora adaptado para o cinema o musical Mamma Mia! baseado em algumas das músicas mais famosas do grupo ABBA
  • Em 2010 o filme Tropa de Elite 2: O inimigo agora é outro, tornou-se a maior bilheteria do cinema brasileiro com mais de 11 milhões de reais arrecadados. Uma parcela ínfima se comparado a população brasileira. 
  • Leslie Nielsen (1926-2010) ator e comediante canadense. Conhecido principalmente pelos filmes de, Corra que a polícia vem Aí (1988) e Mr. Magoo (1997). Embora que Nielsen atuasse no cinema desde os anos 50. 
  • Elizabeth Taylor (1932-2011) famosa atriz anglo-americana. Um de seus papéis mais memoráveis fora a interpretação da rainha do Egito Cleópatra no filme Cleopatra em 1963. 
  • Nessa década, Hollywood adaptou alguns desenhos animados, como Scooby-DooGarfield, Speed Racer, Zé Colmeia, The Smurfs, Avatar: The Last Airbander, Alvin e os Esquilos, Vira-lata (Underdog) e o deplorável filme Dragonball: Evolution, baseado na série de mangá/anime Dragon Ball
  • Até mesmo os brinquedos se tornaram fonte para filmes, como foram o caso das linhas de brinquedos, G.I Joe e Transformers
  • Lendas medievais voltaram a ganhar vida nessa década, com Rei Arthur (2003) e Robin Hood (2010). 
  • A cidade do Rio de Janeiro se tornou palco de gravações de filmes de Hollywood: O Incrível Hulk (2008); Os Mercenários (Expendables) (2010), embora que no filme não faça menção a cidade em si; Velozes e Furiosos 5: Operação Rio (2011) e A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1 (2011). 
MÚSICA

Falar de música é tão abrangente quanto falar de outra mídia de entretenimento, já que a música ainda continua sendo mais acessível do que outras formas de entretenimento, até mesmo a televisão. Nesse caso, diferente da parte acerca do cinema, onde menciono algumas listas sobre filmes, aqui eu teria que falar de artistas, músicas, turnês, bandas, etc. Isso demandaria um trabalho especifico para esta parte, sendo aparte deste texto, mas creio que nos anos 2000 houverá um fato comum que marcou a música mundial. 

Mas antes de chegar a este fato, na minha opinião, a música do começo do século XXI, profundamente marcada e influenciada pelos diretrizes da língua inglesa, já que a chamada "música internacional", poderia ser chamada de "música da língua inglesa" no sentido que os principais acontecimentos do mundo da música giraram em torno dos americanos e europeus (mesmo algumas bandas de outros países, ainda cantam em inglês). Nós mal ouvimos falar de cantores e artistas de outros países da América Latinha, da África, da Ásia. Uma vez ou outra, algum artista destes lugares lança um hit de sucesso e caí no gosto de povo.

Para mim os anos 2000, foram a década das mulheres. Cantoras como Britney Spears, Mariah Carey, Avril Lavigne, Christina Aguilera, Jennifer Lopez, Shakira, Madonna, e nos últimos anos, Beyoncé, Lady Gaga, Amy Winehouse, Rihanna, Katy Perry, Adele. Surpreenderam, inovaram, exageraram e causaram polêmicas.

Não obstante, ídolos teen também surgiram nestes últimos anos, motivados por programas e filmes musicais, como fora o caso da trilogia High School Musical da Disney. Nesse caso, ídolos teen, como Mile Cyrus (Hannah Montana), os irmãos de Jonas Brothers e mais recentemente Justin Bieber. Os musicais voltados para o público jovem ainda fazem muito sucesso na tv americana e nos países que compram seus programas, nesse caso cito o seriado Glee e o concurso American Idol

No Brasil, as mulheres também tiveram vez. Ivete Sangalo e Cláudia Leite, marcaram essa década, e mais recentemente a cantora sertaneja Paula Fernandes. Mas, não podemos esquecer da contribuição de outras cantoras, como Ana Carolina, Rita LeeMaria Betânia, Elba Ramalho, Alcione, Beth Carvalho, Daniela MercuryMaria Gadu, Preta Gil, Pitty, Kelly Key, Joelma, etc. Cada uma marcou com suas músicas que fizeram sucesso ao longo destes dez anos. No caso dos homens, destacaram-se nesses anos, Daniel, Diogo Nogueira e mais recentemente Luan Santana

Michael Jackson (1958-2009)

A morte de Michael Joseph Jackson em 25 de junho de 2009 aos 50 anos, parou e comoveu o mundo. O chamado Rei do Pop, em breve iniciaria sua turnê internacional This Is It, prevista para começar em julho daquele ano. Michael no começo do século viveu alguns problemas familiares e profissionais, os anos de 2002 a 2005, foram um marasmo para sua carreira. Fora dito nos jornais que ele estava para se aposentar, já que não possuía mais criatividade ou interesse em cantar. Ficava grande parte do tempo em seu rancho Neverland, e além do mais, fora acusado algumas vezes de pedofilia, o que o levou a enfrentar uma jornada nos tribunais para se defender das acusações. Além disso, os problemas de saúde, e as constantes plásticas faciais, que o faziam esconder o rosto.

A realidade começou a melhorar para Michael a partir de 2006, quando deixou seu período de reclusão e fora inocentado das acusações de pedofilia. Michael voltou a se engajar na carreira, e para 2009 planejou sua nova turnê. Sua última grande turnê havia ocorrido há dez anos antes. No entanto, o fatídico dia de 25 de junho lhe levou a vida. Uma ambulância fora chamada a sua casa em Los Angeles, já que ele havia vendido o rancho Neverland. Michael fora levado as pressas para os hospitais. Recordo-me que no dia inteiro os jornais noticiavam que ainda não se sabia se o astro do pop estava morto e o que o vitimara. 

Michael Jackson havia sofrido uma parada cardíaca, mesmo tendo sido socorrido não conseguiu sobreviver. As hipóteses caíram para a possibilidade de overdose, algo que já tinha ocorrido com outros artistas. No entanto após, semanas de investigações, a culpa da morte de Michael caiu sobre seu médico particular, que acidentalmente teria dado uma overdose de remédios para dormir e para dor, a pedido do astro que dizia não conseguir dormir sem seus remédios. Não citarei o nome do médico, mas o mesmo ainda continua a se apresentar nos tribunais diante da acusação de homicido doloso (sem intenção de matar).

O velório do astro, ocorrido em 7 de julho, pareceu ser mais um espetáculo do que um velório em si. Ocorrido no estádio Staples Center, contou com a presença de milhares de pessoas, além de ter sido televisionado mundialmente. A morte do Rei do Pop fora tão impactante como a morte de Elvis Presley em 1977, o Rei do Rock

De qualquer forma, mesmo após morto, Michael Jackson se tornou o artista morto que mais vendeu no mundo. Nas semanas seguintes, as lojas americanas e de alguns outros países, haviam esgotado seus estoques com cd's e dvd's do astro. Seus álbuns foram vendidos aos milhões novamente. Na internet vários fãs procuravam por produtos ligados ao astro.

De 2009 até 2011, o lucro conseguido com a venda de produtos ligados a imagem de Michael renderam aos empresas, mas dinheiro do que nos últimos dez anos de sua vida. Em 2010 fora lançado o álbum póstumo, intitulado Michael, lançou-se as gravações dos ensaios para a turnê This Is It, saindo como documentário. Lançou-se um jogo de videogame chamado Michael Jackson: The Experience; a Sony também lançou alguns clipes póstumos, além de materiais especiais e inéditos da carreira do autor. 

Embora alguns não gostassem das músicas ou da sua pessoa. É inegável que Michael Jackson fora um homem que trouxera inovações para a música, seja no canto, na dança, nas coreografias, nos videoclipes, ele deixou sua marca na História, mesmo com altos e baixos assim como tantos outros, se tornou um ícone.

Outros fatos e acontecimentos:
  • Em 2002, o álbum Thriller de Michael Jackson comemorou vinte anos de lançamento. Sendo até hoje o álbum mais vendido da história da música.
  • Ray Charles (1930-2004) famoso cantor e pianista estadunidense, que reanimou a música soul nos anos 40, 50 e 60. 
  • James Brown (1933-2006) famoso cantor, compositor, dançarino e produtor musical estadunidense. 
  • Em 2006 os Rolling Stones realizaram um show na praia de Copacabana no Rio de Janeiro, para cerca de 1,5 milhões de espectadores. O show fazia parte da turnê Bigger Bang Tour.
  • Sivuca (1930-2006) sanfoneiro, maestro, compositor, arranjador, cantor e orquestrador brasileiro. Nascido na Paraíba, fora um dos grandes nomes da música nordestina brasileira do século XX.
  • Em 2007 a dupla de irmãos Sandy e Junior, anunciaram o fim da parceira após 17 anos de carreira juntos. A partir de então decidiram seguir carreira solo. 
  • Luciano Pavarotti (1935-2007) cantor de ópera italiano. Considerado um dos maiores tenores líricos do século XX.
  • A música Single Ladies (Put a Ring on It) cantada e dançada por Beyoncé em companhia de mais duas bailarinas, se tornou ma febre mundial, fora um dos videos mais acessados no You Tube. Na animação Alvin e os Esquilos 2, a música é encenada. 
  • Amy Winehouse (1983-2011) cantora e compositora inglesa, conhecida por sua bela e imponente voz. Fora um dos ícones da música do século XXI.
  • Em 2011, Roberto Carlos realizou um espetáculo memorável em Jerusalém, Israel. 
  • Em 2011 o correu a quarta edição do Rock in Rio. Depois de 10 anos da última vez que o evento havia ocorrido na cidade sede.
  • Nessa década no Brasil, os ritmos que mais cresceram foram: axé, forró, sertanejo universitário, pagode, samba e música gospel.  
VIDEOGAMES

Na última década, o mercado de jogos eletrônicos cresceu vertiginosamente. Nos últimos cinco anos, este mercado movimentou bilhões pelo mundo, e chegou em alguns momentos a lucrar mais do que a indústria cinematográfica e fonográfica. As empresas investem cada vez mais na produção de jogos para videogame, computadores e outras mídias, alguns jogos chegaram a custar o mesmo que um filme de Hollywood, passando dos cem milhões. Não é a toa que a cada ano o Video Game Awards (VGA) premia os melhores do mundos dos games, uma espécie de "Oscar" dos videogames. Além do VGA, outro grande evento é a E3 (Electronic Entertainment Expo) a feira mundial de jogos eletrônicos que ocorre a cada ano desde 1995. A E3 é o principal evento mundial onde se aguardam os lançamentos de jogos e consoles, além das novidades do mundo dos videogames. 

Se no passado, videogame era coisa de criança, hoje os jogos abrangem várias faixas etárias. De fato em alguns países os adultos são maiores consumidores do que as crianças em si. Não obstante as mulheres passaram a jogar mais esses jogos, algo que antes era visto como uma brincadeira masculina. Outro fato diz respeito que os jogos se tornaram não apenas mais bem feitos pela evolução gráfica, mas ganharam tramas cada vez mais complexas e atraentes para o público, além de novas formas de se interagir e jogar. Os chamados MMO RPG, colocam na frente dos computadores milhares de pessoas de todos os cantos do mundo que interagem através do mundo virtual do jogo. 

Sexta geração (1998-2005)

Ainda na década de noventa, a Sega lançou o seu novo videogame inaugurando a nova geração com o Dreamcast. No entanto o projeto acabou não dando certo e por volta de 2001, a empresa decidiu abandoná-lo. O Dreamcast não fora tão bem recebido como o esperado, embora possui-se gráficos superiores aos seus principais concorrentes, o PSOne da Sony e o Nintendo 64, no ano de 2000 a Sony lançou o Playstation 2, desbancando a Sega de vez. 


Meu Nintendo 64 com The Legend of Zelda: Ocarina of Time.

Em 2000 o lançamento do Playstation 2 causou um alvoroço no mundo. Eu me lembro que toda a criança que já teve um videogame queria ter um Playstation 2. O novo videogame, trazia uma capacidade de processamento muito superior ao do seu antecessor, além de gráficos quatro ou cinco vezes superiores, já que utilizava como mídia o dvd (4,7 GB) contra o cd (750 MB) de seu antecessor. Além disso, ele era leitor de DVD e CD, possibilitava rodar todos os jogos do PSone, até mesmo os controles são compatíveis. O Playstation 2, trazia também a capacidade de se conectar a internet e usar periféricos, como teclado e mouse, além de possuir entrada USB. 

Playstation 2 modelo Slim.

Cena do jogo Shadow of the Colossus (2005). Um dos mais elogiados jogos do console.
No entanto em 2001 a Nintendo lançou o sucessor do N64 o Nintendo Gamecube. A aparência peculiar do videogame (forma de cubo) fora uma das maneiras de atrair o público. O Gamecube, era em vários aspectos superior ao seu antecessor, tanto em gráfico, processamento e conectividade. No entanto, o problema do Gamecube, fora que ao invés da Nintendo adotar o dvd como mídia, ela preferiu adotar o mini-dvd (1,5 GB), já que o intuito do videogame era ser compacto. Até então o Playstation 2 antes de ter lançado seu modelo slim, era grande e pesado. O problema de se escolher o mini-dvd, era que em alguns países era uma mídia pouco utilizada, além do fato de que os jogos não possuiriam a mesma capacidade gráfica do PS2 devido a falta de espaço na mídia. Não obstante, outro problema, fora que o Gamecube não podia se valer dos jogos lançados para o N64, devido ao fato daquele ser um videogame de cartucho.
Nintendo Gamecube.

No entanto se o o novo videogame não pareceu páreo contra seu principal concorrente, a Nintendo novamente saiu na frente no mercado de portáteis, com o lançamento do Gameboy Advance em 2001. Desde o começo da década de noventa, a Nintendo dominava o mercado dos videogames portáteis com a linha Gameboy, e nesse caso não fora diferente. O novo Gameboy deu segurança a empresa, além de ser compatível com alguns jogos do NGC, principalmente os jogos da franquia Pokémon, uma das franquias mais famosas e rentáveis da Nintendo.

Ainda em 2001, uma nova empresa decidiu entrar no mercado dos jogos. Enquanto as gigantes orientais dominavam este mercado, a gigante ocidental, Microsoft arriscou-se a participar deste promissor mercado. E em 2001 ela lançou o seu primeiro videogame o Xbox. O Xbox utilizava o dvd como mídia, possuía uma qualidade gráfica e de processamento superior a de seus concorrentes, possuía conexão a internet, além da entrada para outros periféricos. A Microsoft arriscou na época na qualidade gráfica para atrair consumidores, mas o grande problema do Xbox fora a falta de variedade de jogos para o console. Enquanto o PS2 dispunha de uma variedade ampla, além de também se servir dos jogos do seu antecessor, e a Nintendo já era conhecida por suas franquias clássicas como Super Mario, The Legend of Zelda, Donkey Kong, Pokémon, Metroid, etc. O Xbox, possuía jogos exclusivos e algum ou outro que ainda era multiplataforma. Eu me lembro que até 2003, se não estiver enganado, o Xbox só possuía cerca de 40 jogos disponíveis para o console, algo muito baixo se comparado ao fato de que o PSone tivera quase 1000 jogos lançados para o console, e o N64, também ficou na casa das centenas. 
Xbox da Microsoft.

Halo (2001) se tornou um dos jogos mais vendidos para o Xbox.

De qualquer forma, o Xbox conseguiu se manter no mercado e conquistar um mercado consumidor e de fãs, e isso levou a Microsoft a prosseguir para a próxima geração de videogames.

Em 2004, a Nintendo anunciou o fim da franquia Gameboy e o inicio de uma nova franquia de videogames portáteis, o Nintendo DS. O Nintendo DS, trazia algumas inovações nunca vistas antes em portáteis, a utilização da chamada caneta stylus; touch screen; conexão wi-fi; sensor de movimento na tela; sensor de voz; além de que posteriormente em outras versões foram incluída uma câmara fotográfica e um sistema de reconhecimento facial. A qualidade gráfica e a capacidade de processamento e carregamento do DS são bem superiores ao do Gameboy Advance e da versão Micro, a última lançada da linha. O DS roda jogos do GBA e é compatível com o Wii.


Lançado em 2004/2005.

Em resposta a Nintendo a Sony decidiu tirar uma fatia deste mercado de portáteis dominados há vários anos pela Nintendo. Ainda em 2004, fora lançado no Japão e no ano seguinte no restante do mundo o PSP (Playstation Portable).
PSP da Sony.

O PSP, não utiliza duas telas, ao invés disso faz uso de uma tela widescreen, um pouco maior do que a do DS. Além disso, a qualidade gráfica, de processamento e carregamento do console é superior. Não obstante, a Sony além de inserir conectividade a rede, através de Wi-Fi, USB e Bluetooth. O console também possui sistemas operacionais que leem arquivos de video, áudio e imagem. E ao invés de utilizar um cartão, como o DS, ele utiliza um disco chamado UMD. O PSP já tivera outros modelos lançados, e o mais aguardado e o PSP Vita, previsto para ser lançado mundialmente no ano de 2012.

Kratos em God of War: Ghost of Sparta (2010) para PSP.

Sétima geração (2005-2011)

Embora o Xbox tenha sido lançado em 2001, apenas quatro anos depois, seu sucessor já estava pronto para ser lançado. Em 2005, inaugurando a nova geração, a Microsoft lançou o Xbox 360. Embora mantivesse o dvd como mídia, o novo console, trazia gráficos superiores ao antecessor, capacidade de processamento e carregamento maiores; vinha com um HD interno, sem mais precisar de Cartão de Memória (Memory card) para salvar o progresso dos jogos.  Aperfeiçoou-se a conectividade com a internet, fora criada a Xbox Live. Posteriormente os jogos passaram a serem produzidos em formato hd. Não obstante, gradativamente o problema com a pouca disponibilidade de jogos para o console fora sendo resolvida. No entanto, um problema acometeu o videogame, o superaquecimento do processador, algo que ainda hoje perturba a empresa. A Microsoft já lançou vários modelos do Xbox 360, para tentar resolver o problema ligado ao superaquecimento e outras falhas encontradas, mas ainda não foram totalmente solucionadas. 

Xbox 360 e o periférico com sensor de movimento o Kinect.

Mass Effect (2007) uma das novas séries de sucessos no Xbox 360.

Em 2006 a Nintendo e a Sony lançaram seus novos consoles, nesse caso, a Nintendo realizou seu lançamento primeiro. O Nintendo Wii tornou-se o sucessor do Gamecube, aposentado no mesmo ano. No novo console, passou-se a adotar o dvd como mídia, além de haver a possibilidade de se jogar todos os jogos do Gamecube devido a compatibilidade de sistemas. Não obstante, a grande jogada da Nintendo para o Wii, não fora no investimento na resolução gráfica e na capacidade de processamento e carregamento, algo bem inferior comparado aos seus concorrentes, mas investiu-se na forma de como se jogar videogame.
Nintendo Wii.

A Nintendo procurou inovar na forma de como se jogava videogame, assim o Wii trouxe a tecnologia de captura de movimento. Dessa forma, ao invés da pessoa ficar habitualmente sentada ou deitada apertando botões, o Wii possibilita, uma maior interação com os jogos. Recentemente tive a oportunidade de jogar alguns jogos no Wii e confirmo esta interação. Jogos de esporte, como tênis e basebol, utiliza-se o controle (Wii remote), como se fosse a raquete e o bastão. Em outros jogos, o Wii remote, atua como uma espada, um volante de carro, um arco e flecha, uma vara de pescar, e várias outras coisas. Para complementar a jogabilidade outros periféricos foram desenvolvidos para auxiliar em outros jogos que exigiam alavancas de movimento e o botão Z. 

Cena de comercial japonês retratando a jogabilidade do Wii.

A Microsoft entrou também na ideia, e lançou em 2010 o Kinect, periférico com sensor de movimento. 

Próximo ao final de 2006, a Sony lançou o tão aguardado Playstation 3. O robusto console, possui até o momento a maior resolução e qualidade gráfica, sendo quatro vezes superior a de seu antecessor. Além de possuir, uma capacidade de processamento equivalente a sete vezes a de um computador caseiro, embora que isso possa variar dependendo do processador utilizado no computador. A alta qualidade gráfica fora alcançada, pelo fato de que o PS3 é o único videogame a utilizar como mídia o Blu-ray (15 GB), sendo assim, o PS3 é um leitor de Blu-ray, DVD e CD, além de possuir conexão a internet, entrada USB, HD interno, etc. Ele também roda jogos do PS2, sendo que alguns destes jogos foram remasterizados para formato hd. 


Uncharted 3: Drake's Deception (2011), uma das recentes bem sucedidas franquias do console.

No entanto o problema do PS3 fora seu custo. Quando lançado em 2006, o console custava 400 dólares e ainda hoje em alguns países como no caso o Brasil, o console custa mais de mil reais, sendo inacessível para muita gente. Não obstante, a mídia Blu-ray ainda é muito cara tanto o disco como o aparelho em si. Por outro lado, os altos impostos no Brasil, contribuem para encarecer ainda mais o videogame. Não obstante, é que o PS3 ainda é o único videogame que não fora pirateado, devido ao custo da mídia Blu-ray e dos sistemas de segurança e antipirataria instalados no console. Diferente dele, o Xbox 360 e o Wii, já são destravados e possuem jogos piratas a venda. 

Oitava Geração (2011-2019)

Em 2011 a Nintendo saiu na frente inaugurando a nova geração de videogames com o lançamento do novo modelo do NDS, o Nintendo 3DS, o primeiro videogame a utilizar tecnologia de projeção em 3D com sucesso (na década de 90, a Nintendo havia lançado o Virtual Boy o qual utilizava tecnologia em 3D, mas devido aos meios tecnológicos da época, o videogame não conseguiu público e rentabilidade).


Embora traga muito das inovações feitas nos modelos anteriores, preservando a maioria destas, a grande diferença no Nintendo 3DS é o fato de se projetar imagens em terceira dimensão sem o uso de óculos projetores.

Remake de um dos mais celebrados jogos da História.

Para o final de 2012, a Nintendo lançou o seu próximo console, o sucessor do Nintendo Wii, batizado de Nintendo Wii U. Em linhas gerais o Wii U manteve várias inovações de seu antecessor, mas agora com o novo controle, novas inovações foram inseridas, além do videogame em si ser mais potente em processamento, memória, gráficos, etc., que seu antecessor. 
Nintendo Wii U.

Outros fatos e acontecimentos de outras mídias:
  • Em 2001 foi fundada a enciclopédia virtual Wikipédia.
  • Jorge Amado (1912-2001) famoso escritor brasileiro.  
  • Roberto Pisani Marinho (1904-2003) jornalista e empresário brasileiro. Fora presidente das Organizações Globos desde sua fundação até a sua morte. 
  • Tim Lopes (1950-2002), repórter e jornalista brasileiro, produtor da Rede Globo. Fora capturado enquanto realizava uma reportagem na favela Vila Cruzeiro no Rio de Janeiro. Lopes fora possivelmente torturado antes de ser executado. 
  • Em 2004 fora criada a rede social Orkut.
  • Em 2004 fora criada a rede social Facebook.
  • Em 2006 fora criada a rede social e microblog Twitter.
  • Cláudio Besserman "Bussunda" Vianna (1962-2006) humorista e repórter do Casseta e Planeta. Morreu de um ataque cardíaco na Alemanha, enquanto cobria a Copa para o programa que trabalhava.
  • Nair Belo (1931-2007), locutora de rádio e televisão, famosa atriz e humorista brasileira. 
  • Dercy Gonçalves (1907-2008), atriz, comediante e cantora brasileira, famosa entre as décadas de 30 e 60. Continuou a participar de programas e apresentações até próximo do fim da vida. Conhecida por seu palavreado desenfreado, por sua irreverência e seu bom humor. 
  • Herbert Richers (1923-2009), produtor de cinema e empresário brasileiro. Fora presidente e fundador da empresa Herbert Richers, empresa de distribuição e dublagem de filmes.
  • Em 2009 a Walt Disney Company comprou por 4 bilhões de dólares a Marvel Entertainment. Uma das maiores empresas de histórias em quadrinhos do mundo, conhecida também como "a casa das ideias". A Marvel Comics é conhecida por ser a produtora das histórias do Homem-Aranha, X-Men, Hulk, Capitão América, Thor, etc. 
  • Em 2009 a telenovela brasileira Caminho das Índias, escrita por Glória Perez, ganhou o Emmy 2009 de melhor novela. 
  • Glauco Villas Boas (1957-2010), cartunista, desenhista, redator  e editor brasileiro. 
  • Em 2011 a Rede Globo de Televisão celebrou 60 anos de teledramaturgia. As novelas da Globo são exibidas em centenas de países.
  • Em 2011 a HBO adaptou a televisão o primeiro livro da série As Crônicas de Gelo e Fogo: A Guerra dos Tronos (The Song of Ice and Fire: The Game of Thrones). Para 2012 será lançada a segunda temporada, baseada no segundo volume, A Fúria dos Reis (Clash of Kings).
  • Em 2011 fora adaptada a graphic novel sobre zumbis, The Walking Dead, exibida pelo canal FOX.
  • Joãosinho Trinta (1933-2011) famoso artista plástico e carnavalesco brasileiro. Contribuiu para reformular o carnaval carioca nas últimas décadas. 
Referências on-line:
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/11/13/favelas-da-rocinha-e-vidigal-estao-totalmente-ocupadas-diz-pm.jhtm
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/01/pm-monta-cerco-em-bairros-para-ocupacao-de-favela-em-macae-no-rj.html
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2011/11/comeca-operacao-na-rocinha.html
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u103274.shtml
http://noticias.uol.com.br/ultnot/especial/2005/04/02/ult2643u79.jhtm
http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2005/furacaokatrina/
http://omelete.uol.com.br/cinema/
http://eleicoes.uol.com.br/2010/ultimas-noticias/2010/10/31/dilma-e-eleita-primeira-presidente-mulher.jhtm
http://entretenimento.r7.com/musica/noticias/entenda-o-caso-michael-jackson-desde-a-morte-do-cantor-ate-a-condenacao-de-seu-medico-particular-20111108.html?question=0
http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/reuters/2011/12/06/cuba-registra-vacina-contra-cancer-de-pulmao-na-america-latina.jhtm
http://www.chavez.org.ve/
http://esporte.uol.com.br/
http://omelete.uol.com.br/transformers-3-o-lado-escuro-da-lua/cinema/bilheteria-mundial-transformers-3-supera-o-retorno-do-rei/
http://olympic-museum.de/m-stand/mirror2008.htm
http://esporte.uol.com.br/olimpiadas/medalhas/quadrogeral.jhtm
http://esportes.terra.com.br/rumo-a-2012/pan-americano-guadalajara-2011/quadro-de-medalhas.html
http://agendapan.terra.com.br/br/medalhas/medalheiro.html
http://esportes.terra.com.br/panamericano2007/interna/0,,oi1475250-ei8332,00.html
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/12/o-custo-astronomico-da-guerra-do-iraque.html
http://veja.abril.com.br/tema/massacre-em-realengo
http://www.gpoaccess.gov/911/index.html
http://epocanegocios.globo.com/Revista/Epocanegocios/1,,EDG84005-8373,00.html
http://www.barackobama.com/
http://pt.fifa.com/
http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/06/entenda-crise-grecia.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal
http://www1.folha.uol.com.br/especial/2011/casamentoreal/
http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/morre-steve-jobs-criador-da-apple-ipod-iphone-ipad
http://news.bbc.co.uk/hi/english/static/in_depth/americas/2001/day_of_terror/
http://revistaescola.abril.com.br/geografia/fundamentos/causou-crise-economica-mundial-470382.shtml
http://g1.globo.com/morte-de-bin-laden/
http://www.cbc.ca/news/background/iraq/saddam_hussein.html

4 comentários:

Unknown disse...

Genial. Dá uma base necessária do século atual de uma forma simples e direta. Parabéns! :D

Luísa Teixeira disse...

Excelente!!! Tudo que eu precisava!!

Unknown disse...

mto bom!! salvou minha vida, obrigada :)

Ivaldo Paiva disse...

Maravilhoso...viajei no tempo. Obrigada!!!