Pesquisar neste blog

Comunicado

Comunico a todos que tiverem interesse de compartilhar meus artigos, textos, ensaios, monografias, etc., por favor, coloquem as devidas referências e a fonte de origem do material usado. Caso contrário, você estará cometendo plágio ou uso não autorizado de produção científica, o que consiste em crime de acordo com a Lei 9.610/98.

Desde já deixo esse alerta, pois embora o meu blog seja de acesso livre e gratuito, o material aqui postado pode ser compartilhado, copiado, impresso, etc., mas desde que seja devidamente dentro da lei.

Atenciosamente
Leandro Vilar

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Milton Santos: repensando a globalização

A proposta deste texto não é nem tanto eu escrever sobre o assunto, mas disponibilizar dois importantes documentários feitos sobre o trabalho desse importante geógrafo brasileiro que infelizmente é pouco conhecido em seu próprio país. 

Milton Almeida dos Santos (1926-2001) nasceu em Brotas de Macaúbas na Bahia, mudou-se com a família para outras cidades, no entanto durante sua adolescência atuou como professor de matemática e geografia, sendo essa sua grande paixão. Aos 18 anos entrou na Faculdade de Direito em Salvador, onde formou-se no curso, mas não chegou a exercer a profissão. Posteriormente prestou concurso público e foi aprovado como professor de Geografia, e ao mesmo tempo passou a atuar e colaborar com jornais da capital. Em 1958 concluiu seu doutorado na Universidade de Estrasburgo na França, defendendo a tese: O Centro da cidade de Salvador


De volta ao Brasil, além de morar na Bahia, viveu e trabalho no Rio de Janeiro e São Paulo, como também continuou a empreender viagens a Europa e outros países das Américas e África. Foi professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Católica do Salvador, além de dá palestras e aulas em outras universidades do Brasil e do exterior. Foi membro de associações nacionais de Geografia, consultor de entidade e organizações internacionais, doutor honoris causas por mais de 15 universidades, além de ter publicado dezenas de livros e outros trabalhos. Esteve também ligado a política, assumindo alguns cargos. Milton Santos foi um dos mais importantes nomes da geografia brasileira no século XX. 

Seu último livro lançado, Por uma outra globalização (2000) Milton questionava os males que a globalização gerou no mundo contemporâneo diante da virada do século. Seu filme levou o cineasta Silvio Tendler a fazer um documentário baseado na ideia do livro. 

Documentário: Por uma outra globalização, disponível apenas em português.

Além desse documentário existe outro, intitulado Encontro com Milton Santos: O mundo global visto do lado de cá, produzido por Silvio Tendler e feito quatro meses antes da morte de Milton. O documentário a partir da entrevista com o geográfo procurou pensar problemas sociais, problemas econômicos, questões urbanísticas, geográficas, etc. 

Documentário: Encontro com Milton Santos, disponível apenas em português.

É interessante tais documentários serem passados nas escolas e universidades, para que o povo brasileiro conheça o importante trabalho desse geógrafo, como também gere mudanças acerca da realidade que vivemos, em tempos de graves problemas sociais, os quais o governo tenta mascarar. Esse ano pensei que com as manifestações ocorridas no mês de junho, o povo finalmente tivesse acordado para a realidade nua e crua que vivemos, e que as autoridades tomariam vergonha na cara para fazer algo, mas pelo visto, o "gigante" voltou a dormir...

LINKS:

Nenhum comentário: