Pesquisar neste blog

Comunicado

Comunico a todos que tiverem interesse de compartilhar meus artigos, textos, ensaios, monografias, etc., por favor, coloquem as devidas referências e a fonte de origem do material usado. Caso contrário, você estará cometendo plágio ou uso não autorizado de produção científica, o que consiste em crime de acordo com a Lei 9.610/98.

Desde já deixo esse alerta, pois embora o meu blog seja de acesso livre e gratuito, o material aqui postado pode ser compartilhado, copiado, impresso, etc., mas desde que seja devidamente dentro da lei.

Atenciosamente
Leandro Vilar

domingo, 13 de maio de 2018

130 anos da abolição da escravidão no Brasil

Neste domingo, 13 de maio de 2018, data que se comemora no Brasil o Dia das Mães, relembramos o marco histórico dos 130 anos da abolição da escravidão. Sendo que o Brasil foi o último país das Américas a abolir essa desumana prática que vigorou em seu território desde meados do século XVI. Todavia, o processo abolicionista no Brasil foi algo que percorreu décadas, e mesmo tendo recebido apoio por parte da nobreza, o que incluiu membros da família real como a princesa D. Isabel e alguns de seus filhos, ainda assim, a abolição sofreu fortes entraves. As aprovações de leis que concediam alforria aos escravos demoraram anos para serem aprovadas e os abolicionistas que frequentavam os salões das elites, em muitas vezes não eram levados a sério. No caso eu estava para escrever a respeito desse processo de abolição que culminou com a Lei Áurea de 13 de maio de 1888, aprovada pelo Senado e assinada pela princesa Isabel, mas a BBC Brasil publicou um belo infográfico a respeito, então preferi postar aqui o link para a matéria deles.

Todavia se faz necessário comentar, mesmo de forma breve, algumas questões relacionadas a real significância da abolição de 1888. Embora tenha posto fim definitivamente a escravidão, a lei não contribiu para a reintegração dos ex-escravos a sociedade. Com o advento da República em 15 de novembro de 1889, pretensões de se fazer reforma agrária, pagar indenização aos escravizados, políticas públicas para lhes fornecer habitação e emprego, foram abandonados. A população negra e mestiça tornou-se marginalizada no novo regime político que passou a vigorar no Brasil. E essa marginalização infelizmente ainda hoje perdura. O movimento negro tardou a ganhar força e reconhecimento no Brasil. Os crimes de racismo eram velados e ignonarados. Somente nos últimos 30 anos tivemos a criação de leis para combater o racismo contra negros e indígenas, além de políticas de valorização das suas culturas, consideradas como algo primitivo, bárbaro, inferior, exótico, etc. Por outro lado, o Brasil além dos problemas relacionados ao preconceito de cor, ainda sofre com o trabalho semi-escravo e em alguns casos até mesmo escravo. 

Embora tenha se passado 130 anos desde o término da escravidão, a mentalidade cultural de alguns brasileiros é de que a população negra ainda conserva o estigma de serem descendentes de escravizados. O preconceito de cor ainda sobrevive mesmo com políticas de combate ao racismo, mesmo com o movimento negro que tenta mostrar que ter preconceito por cor é ruim e errado, mesmo com a revigoração do ensino de história com a lei 10.639/03 sobre o ensino de história africana e afro-brasileira, e a lei 11.645/08 sobre o ensino da história dos povos indígenas, e a própria criação do Dia da Consciência Negra, celebrado anualmente na data de 20 de novembro, como forma de conscientizar a população brasileira, que ser negro não significa ser algo ruim, ser inferior, ser estigmatizado como descendente de escravo, pois há negros cujos antepassados não foram escravos, e mesmo que tenham sido, isso não é motivo para insultá-los ou menosprezá-los. 

Então fiquem com o trabalho da BBC Brasil: http://www.bbc.com/portuguese/resources/idt-sh/lutapelaabolicao


Nenhum comentário: