Pesquisar neste blog

Comunicado

Comunico a todos que tiverem interesse de compartilhar meus artigos, textos, ensaios, monografias, etc., por favor, coloquem as devidas referências e a fonte de origem do material usado. Caso contrário, você estará cometendo plágio ou uso não autorizado de produção científica, o que consiste em crime de acordo com a Lei 9.610/98.

Desde já deixo esse alerta, pois embora o meu blog seja de acesso livre e gratuito, o material aqui postado pode ser compartilhado, copiado, impresso, etc., mas desde que seja devidamente dentro da lei.

Atenciosamente
Leandro Vilar

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Sites para se acessar conteúdo sobre a história do Brasil

Diante da percepção que muitas pessoas não tem ciência do potencial da internet para se realizar pesquisa histórica a arquivos, bibliotecas, museus, acervos, etc. Sendo em geral mais fácil essas pessoas recorrerem a sites, blogs e canais de conteúdo simplista e até de caráter duvidoso. Por outro lado, existe a condição que algumas pessoas não sabem exatamente como utilizar as ferramentes dos buscadores online para acessar sites específicos que contenham bibliografia online ou disponível para download, ou até mesmo que concedam acesso a consulta ou download de fontes primárias ou secundárias. Desta forma, decidi redigir esse texto listando alguns dos mais significativos sites que disponibilizamos para estudar a história brasileira do período colonial até o republicano. No caso, não coloquei os sites em ordem alfabética, mas optei em dividi-los por tipo, além de também citar sites estrangeiros que possuem conteúdo sobre história brasileira. 

Acervos e coleções: 

Coleção Brasiliana Eletrônica

Idealizada por Octales Marcondes Ferreira, presidente da Companhia Editora Nacional, como a "quinta série" de uma coleção mais ampla, intitulada Biblioteca Pedagógica Brasileira, a Brasiliana compõe-se de 387 volumes, acrescidos de 26 da série Grande Formato e de 2 da Série Especial. A Coleção foi lançada logo após a Revolução de 1930 e a criação do Ministério da Educação, tendo a dirigi-la, por 25 anos, o grande educador Fernando de Azevedo, depois substituído pelo historiador Américo Jacobina Lacombe.

Sua abrangência se estende pelas principais áreas do saber, da História à Antropologia, da Ciência Política à Geografia, da Sociologia à Lingüística, da Economia às Ciências Naturais, reunindo autores nacionais e estrangeiros que se debruçaram sobre o Brasil, inclusive a importante contribuição dos viajantes europeus que percorreram o país no século XIX.

A coleção Brasiliana não está disponível para download, mas seus livros podem ser lidos online no próprio site da coleção. As obras versam sobre temas diversos e específicos referentes aos períodos colonial, imperial e republicano brasileiro. Todavia, tais obras não consistem em fontes primárias, mas produção secundária de estudiosos do século XX, sobre o Brasil. A coleção pode ser consultada em: http://www.brasiliana.com.br/brasiliana/colecao/obras

Coleção Brasiliana Fotográfica

Para além do acervo impresso de mais de trezentos volumes, a Brasiliana também disponibiliza de um vasto acervo iconográfico. O acervo é formado por pinturas, fotografias, desenhos, gravuras, mapas, etc. O site além de fornecer acesso a esse material iconográfico, também disponibiliza a leitura de alguns artigos, apesar de seu foco ser a produção iconográfica formada por dezenas de milhares de obras. Consulte: http://brasilianafotografica.bn.br/brasiliana/

Acervo digital do Museu da Imigração do Estado de São Paulo


O projeto Memória da Imigração integra, por meio de um banco de dados online, o acervo digital do Museu da Imigração e documentos pertencentes ao Arquivo Público do Estado de São Paulo. No total são mais de 250 mil imagens disponíveis para consulta e download gratuito, em uma ferramenta que revoluciona o acesso a fragmentos da história paulista e brasileira.

O trabalho teve início em janeiro de 2011, coordenado pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo, e envolveu etapas de organização documental, intervenções de conservação e preservação, digitalização e tratamento das imagens digitais. Como resultado, o banco de dados desenvolvido oferece acesso amplo, público, democrático e organizado a um acervo de inestimável valor material e imaterial relacionado à memória da imigração no Brasil, garantindo ainda a preservação dos documentos originais. A ferramenta permite buscas baseadas em diferentes parâmetros, disponibilizando resultados organizados entre os critérios:
  • Cartas de chamada: Cerca de 32 mil documentos que declaravam garantia de auxílio ao imigrante que pretendesse se juntar à família já instalada no Brasil. Os formulários e cartas facilitavam a entrada do imigrante que viesse trabalhar no país, pois comprovavam a existência de um responsável pelos gastos com passagens e alimentação.
  • Registro de matrícula: Documentação que comprova a passagem do imigrante pela Hospedaria. Por meio do sobrenome é possível encontrar informações referentes à data de chegada, idade, familiares, entre outras. A página do livro em que consta o registro pode ser visualizada em formato digital.
  • Cartográfico: Conjunto de mapas e plantas de núcleos coloniais, loteamentos, fazendas, edificações e da Hospedaria de Imigrantes, contabilizando mais de 2.800 arquivos.
  • Iconográficos: Pesquisa que disponibiliza cerca de oito mil documentos que compõe o acervo de imagens. Entre os materiais, estão retratos de imigrantes, cartões postais, fotografias de viagens e da antiga Hospedaria.
  • Requerimentos da Secretária da Agricultura, Comércio e Obras Públicas (SACOP): Documentos formulados pelos imigrantes buscando obter a restituição de despesas de transporte até a chegada ao Brasil. Alguns desses requerimentos solicitavam antecipadamente passagens ou serviam para prestar contas de adiantamentos.
  • Jornais: Disponibiliza mais de duas mil edições de jornais de colônias de imigrantes no Brasil, publicadas entre os anos de 1886 e 1987. A maior parte dos títulos está na língua materna do grupo de imigrantes ao qual a publicação era dirigida. As edições pertencem ao acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo, Instituto Italiano di Cultura de São Paulo e Instituto Histórico Geográfico de São Paulo.
  • Lista Geral de Passageiros para o Porto de Santos: Relação nominativa dos imigrantes embarcados no período de 1888 a 1965, principalmente em portos europeus, com desembarque previsto no Porto de Santos. Nesta lista constam informações sobre parentesco, nacionalidade, sexo, estado civil, profissão, idade, religião, grau de instrução, dados do passaporte, procedência e destino. Esta documentação era preenchida pelas companhias de navegação e entregue a um funcionário da Inspetoria de Imigração no Porto de Santos. Existem também listas de passageiros brasileiros e estrangeiros, que se movimentaram entre portos da América do Sul ou entre portos brasileiros neste período. Podem ser encontrados ainda, documentos anexos variados, de alguma forma vinculados aos dados constantes nas listas.

O acervo do museu pode ser acessado em: http://www.inci.org.br/acervodigital/sobre.php

Arquivos: 

Arquivo Nacional do Brasil

Fundado em 1838 como o Arquivo Público do Império, o atual Arquivo Nacional reúne documentos impressos, cartas, relatórios, manuscritos, passaportes, decretos, entre outros documentos de ordem administrativa, referentes ao período imperial e republicano. O arquivo também possui uma biblioteca interna que possui livros, jornais, revistas, folhetos, teses, dissertações, obras de referência, etc. Todavia, grande parte da documentação do arquivo não pode ser consultada de forma online, requisitando dos interessados agendamento para consultar o arquivo físico. No entanto, algumas obras estão disponíveis para consulta online, requerendo do pesquisador ter que consultar as várias base de dados vinculadas ao arquivo, para poder ver o que se encontra disponível No caso, grande parte da documentação é referente aos brasileiros, mas há arquivos que abordam sobre imigrantes na época imperial e republicana. Consulte: http://www.arquivonacional.gov.br/br/consulta-ao-acervo.html

Arquivo do CPDOC-FGV

O Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea (CPDOC) é vinculado a Escola de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), com sede na cidade do Rio de Janeiro. O CPDOC tem sua produção focada na história política do Brasil no século XX, reunindo documentos escritos, gravados, filmados, etc. de vários políticos, funcionários públicos e pessoas ligadas a política. Atualmente o acervo possui mais de 1,8 milhões de obras, sendo que 80 mil documentos e centenas de entrevistas gravadas, estão disponíveis para consulta online. Além desse material, o arquivo também permite acesso a Revista Estudos Históricos, publicada desde 1988, e ao Dicionário de Histórico Bibliográfico Brasileiro (BHBB), iniciado em 1974, sendo que no caso do dicionário, apenas alguns verbetes e páginas estão disponíveis para consulta online. Para mais informações, acesse: https://cpdoc.fgv.br/sobre

Arquivos da Ditadura 

Site idealizado pelo jornalista ítalo-brasileiro Elio Gaspari, reúne uma série de informações, além de documentos da época da Ditadura Militar. Muitos dos documentos foram reunidos e por Gaspari durante os anos que esteve pesquisando para escrever sua coleção de 5 livros sobre a ditadura. Parte dessa documentação pode ser acessada no site, além de que Gaspari ainda mantém atualização sobre suas pesquisas, publicando alguns artigos a respeito. Acesse: http://arquivosdaditadura.com.br/

Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro (AGCRJ)

O Rio de Janeiro historicamente é uma das cidades mais importantes do Brasil, tendo sido capital colonial, imperial e republicana. Instituído oficialmente apenas em 1893, o arquivo geral possuí milhares de obras entre livros, documentos impressos, fotografias, mapas, periódicos, fitas cassetes, fitas VHS, CDs, DVDs, etc. Evidentemente que nem todo essa material está disponível para consulta online, mas parte dele sim, especialmente obras referentes a fins administrativos, como decretos, relatórios, boletins, códigos de obras, catálogos de exposições, inventários, etc. No caso, destaca-se o acesso digital a Série Estudos dos Cadernos de Comunicação, periódico informativo sobre a produção cultural da cidade, a Série Memória que aborda a história de alguns dos principais jornais da cidade; monografias premiadas pelo Concurso do AGCRJ, a Coleção Memória Carioca, que apresenta teses e dissertações sobre a história local e regional; a Revista do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, além de outros conteúdos diversos, como uma produção própria sobre os 450 anos da cidade, disponível para leitura online no próprio site. Para maiores informações, acesse: http://www.rio.rj.gov.br/web/arquivogeral/principal#

Arquivo Público Mineiro (APM)

Criado em 1895 o APM é o maior arquivo do estado de Minas Gerais, contendo milhares de obras, das quais algumas estão disponíveis para consulta online. O acervo permite o acesso a documentos administrativos, fotografias, gravuras, etc. além de permitir o acesso a Revista do Arquivo Público Mineiro, iniciada em 1896, e algumas teses médicas publicadas no século XIX. Para maiores informações, acesse: http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/

Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP)

Surgido no século XVIII, o arquivo público estadual de São Paulo continua até hoje produzindo e recebendo documentos, sendo que desde 1940, muitos deles tornaram-se arquivos de categoria permanente. Nos anos 2000 parte desse longo acervo foi digitalizado e também está disponível para consulta presencial. O repositório digital disponibiliza documentos impressos, fotos, filmes, mapas, livros de referência e periódicos. No caso, os documentos impressos versam principalmente sobre temas do século XX, sendo destaque para a documentação do DEOPS (Departamento de Ordem Política e Social), surgido em 1924, e reelaborado durante a ditadura de Vargas (1930-1945) e a ditadura militar (1964-1985).

No tocante as fotos e filmagens, a maioria referem-se a cidade de São Paulo ou o estado, durante o século XX, apesar de haver algumas fotografias do final do século XIX. Já o acervo cartográfico disponibiliza mapas produzidos entre os séculos XIX e XX. Por fim, o acervo também disponibiliza consulta a alguns anuários e relatórios, ao jornal Última Hora, fundado em 1951, além de disponibilizar outros jornais e revistas dos séculos XIX e XX. Salientando que grande parte do acervo não foi digitalizado, a consulta online é apenas uma pequena fração das obras que o arquivo público paulista possui. Para maios informações,consulte: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/acervo/repositorio_digital

Bibliotecas: 

No Brasil existem algumas notórias bibliotecas públicas de âmbito público e privado, que disponibilizam o acesso de parte de seu acervo, fornecendo obras digitalizadas, fotografadas, microfilmadas, ou até mesmo em versão digital, em formatos de PDF, Epub, entre outros. 

Biblioteca Nacional do Brasil 

Fundada em 1810 na cidade do Rio de Janeiro, a partir do acervo da Biblioteca Real Portuguesa, trazida pela Família Real, consiste em uma das bibliotecas públicas mais antigas do Brasil em funcionamento, possuindo o maior acervo bibliotecário da América Latina. Atualmente a Biblioteca Nacional possuí várias funções administrativas para além de ser uma biblioteca tradicional como normalmente estamos habituados. Apesar de grande parte de seu acervo de milhões de livros e obras, não estar disponível online, ainda assim, a biblioteca nos fornece várias possibilidades de consulta online.
  • A Biblioteca Nacional Digital do Brasil: criada em 2006, permite buscar na base de dados da BNDB, obras que estejam disponíveis para consulta online ou download. Incluí-se livros, mas também imagens destes. 
  • Hemeroteca Digital: maior acervo online de jornais digitalizados no Brasil, reunindo 7.141 periódicos de distintos estados brasileiros, publicados desde o século XIX. 
  • Acervo cartográfico: disponibiliza mais de 22 mil mapas, quase 2.500 atlas e várias monografias e obras referentes ao tema. A maior parte dos mapas é referente ao Brasil, mas existem obras de outras regiões.
  • Acervo iconográfico: disponibiliza milhares de imagens entre gravuras, pinturas, retratos, fotografias, desenhos, caricaturas, livros de arte, etc.  referentes a história brasileira, do período colonial ao republicano, tendo sido produzido por artistas brasileiros e estrangeiros. O acervo também contém obras estrangeiras, das quais, algumas foram doadas a biblioteca. Parte do acervo está disponível para consulta online e download. 
  • Acervo de manuscritos: formado por mais de 900 mil documentos, datados desde o século XI, estão dividido em 240 coleções. Uma pequena parte desses documentos está disponível para consulta online. 
  • Acervo musical e sonoro: formado por 250 mil peças entre livros, fotografias, partituras, manuscritos, discos, programas de concertos, livros de ópera, etc. da produção nacional e internacional. Parte dessa produção está disponível para consulta online. 
Sede da Biblioteca Nacional do Brasil, Rio de Janeiro. 
A biblioteca também possuí outros acervos, mas estes não estão disponíveis para acesso online, apenas para consulta sobre suas referências e localização no acervo geral. Para maiores informações consultar: https://www.bn.gov.br/explore/acervos

Biblioteca do Museu Nacional


O Museu Nacional do Brasil que havia completado seus 200 anos, foi vítima em outubro de 2018, de um terrível incêndio. Que destruiu grande parte de seu acervo e alguns dos andares de sua estrutura. Apesar dessa tragédia histórica, a biblioteca digital ainda continua em operação, permitindo acessar alguns documentos digitalizados, remontando a produções arqueológicas, botânicas, paleontológicas, antropológicas, históricas e geográficas, desde o século XIX. Alguns documentos inclusive foram redigidos por autores estrangeiros, em língua francesa e alemã. Para acessar o site da biblioteca, confira: http://www.museunacional.ufrj.br/obrasraras/documentos.html

Biblioteca do Senado Federal


Talvez alguns brasileiros não saibam, mas o Senado Federal possui uma biblioteca, editora e livraria, a qual publica obras de teor geralmente histórico e biográfico. Além disso, parte do acervo da biblioteca foi digitalizado o que inclui obras antigas e raras. Apesar que muitos dos senadores nem se quer façam uso dessa importante biblioteca, não significa que o restante da população deva agir da mesma forma. 

O acervo online é composto por milhares de obras entre livros, jornais, revistas, documentos e manuscritos, que versam sobre assuntos de política, economia, sociologia, história, biográfica, literatura, geografia, urbanismo, etc. O acervo inclui produções referentes a história brasileira e portuguesa, mas também algumas obras sobre outros lugares. Quanto aos jornais, o acervo online disponibiliza acesso a 16 jornais, o que inclui edições recentes do ano de 2018. A biblioteca digital também permite se acessar obras de produção própria do Senado Federal, que versam sobre normas, política, direito, etc. O site da biblioteca pode ser acessado em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/.

Todavia, além dessas obras disponíveis gratuitamente para download, a editora do Senado Federal possui sua livraria, na qual permite se comprar, inclusive por preços baixos, livros sobre história colonial, imperial e republicana, direito, jurisprudência, biografia, literatura, etc. sendo alguns publicações novas, outras sendo edições de obras mais antigas. Há alguns livros sobre história internacional também. A coleção Edições do Senado Federal atualmente consta com mais de 250 volumes. Sendo que 103 volumes, podem ser baixados gratuitamente no site da livraria: https://livraria.senado.leg.br/index.php?route=common/home

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindin


A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (USP). Foi criada em janeiro de 2005 para abrigar e integrar a coleção brasiliana reunida ao longo de mais de oitenta anos pelo bibliófilo José Mindlin e sua esposa Guita. A coleção foi doada pela família Mindlin à USP em um gesto de extrema generosidade para com a nação. Com o seu expressivo conjunto de livros e manuscritos, a brasiliana reunida por Guita e José Mindlin é considerada a mais importante coleção do gênero formada por particulares. São 32,2 mil títulos que correspondem a 60 mil volumes aproximadamente.


Em 2002, o professor István Jancsó, então diretor do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, concebeu, juntamente com José Mindlin, o projeto de construção de um moderno edifício capaz de abrigar as duas importantes coleções brasilianas da USP (a do próprio IEB, fundado em 1962 pelo historiador Sérgio Buarque de Holanda, e a de José e Guita Mindlin). A Biblioteca Mindlin, enquanto instituição da Universidade de São Paulo, foi criada em função desse projeto e a doação do acervo foi confirmada em cerimônia realizada em maio de 2006. A nova sede da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin foi inaugurada em março de 2013.

O acervo online disponibiliza milhares de obras que vão do século XVI ao XX, distribuídas em almanaques, cartas, dicionários, folhetos, livros, manuscritos, periódicos, obras de referência, mapas, imagens, etc. Podendo ser acessado em: https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm-ext/1

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)

Criada em 2002 pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), e em parceria de outras coordenações e instituições, a BDTD é o maior acervo online do Brasil em matéria de teses e dissertações, além de disponibilizar outros tipos de documentos. No site informa-se que atualmente o site disponibiliza 408.274 dissertações, 151.837 teses, 560.110 documentos, todos oriundos de 114 instituições. No caso, é preciso sublinhar que o site disponibiliza teses e dissertações de todas as áreas que existem pós-graduação no Brasil, porém, aos interessados em estudar história, pode-se utilizar o buscador da BDTD para localizar trabalhos sobre história brasileira ou de outros países, caso haja obras a respeito. Acesse: http://bdtd.ibict.br/vufind/

Biblioteca Nacional de Espanha (BNE)

Fundada em 1712, a BNE possui um acervo de milhões de obras, sendo parte desse acervo tendo sido digitalizado nas últimas décadas. Diferente de Portugal, onde se encontram mais obras referentes ao Brasil, a Espanha possuí livros sobre o Brasil, especialmente referentes ao período da União Ibérica (1580-1640), época na qual Portugal e suas colônias estiveram sob dominação espanhola. Mas além de livros sobre esse período, a biblioteca digital também disponibiliza gravuras, mapas, documentos e livros referentes ao século XVIII e XIX, consistindo em obras doadas a biblioteca. Para mais informações, acesse: http://www.bne.es/es/Catalogos/BibliotecaDigitalHispanica/Inicio/index.html

Biblioteca Nacional de Portugal (BNP)


Fundada em 1796, a BNP conta com um acervo de milhões de obras, sendo que milhares dessas se encontram disponíveis para download. É evidente que a maior parte dessa produção diz respeito a história portuguesa, porém, encontram-se livros, periódicos, mapas, pinturas, etc. referentes ao Brasil. Já que o Brasil esteve sob domínio português de 1500 a 1822. O site também fornece várias outras informações, para consultá-las, acesse:http://purl.pt/index/geral/PT/index.html

Institutos:

Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB)

Fundado em 1838 na cidade do Rio de Janeiro, é a mais antiga entidade brasileira em funcionamento, que fomenta a pesquisa e a produção histórico e geográfica brasileira. Embora em determinadas épocas o instituto também tenha publicado artigos de caráter biográfico, antropológico, etnológico, arqueológico, etc. Contando com o imperador D. Pedro II como presidente emérito, o IGHB há mais de 180 anos mantém a produção de sua revista ativa, a qual foi publicada originalmente em 1839, e até hoje mantém-se em circulação. Embora o instituto possua uma acervo formado por seu arquivo, biblioteca, museu, hemeroteca, mapoteca e acervo iconográfico, esses não estão disponíveis para consulta online, apenas consulta presencial. 


Todavia, a disponibilidade de se consultar online e até de realizar download de mais de 450 exemplares da Revista do IHGB, consiste numa grande fonte de estudo. As edições do século XIX são conhecidas por trazerem bastante matérias sobre o período colonial, com direito a terem publicado monografias, ensaios, artigos, transcrições de manuscritos, traduções de textos em francês, inglês, holandês, alemão, etc. que se referem ao Brasil; além de terem publicado também livros coloniais, dividindo-os em capítulos. Para consultar a revista do IHGB, acesse: https://www.ihgb.org.br/publicacoes/arquivo-rihgb.html

Periódicos: 

Revista de História

Fundada em 2005 pela Biblioteca Nacional em colaboração com centenas de historiadores brasileiros, a Revista de História teve 122 edições ao longo de 10 anos, abordando principalmente temas ligados a história brasileira, mas eventualmente tratando de assuntos pelos quais o Brasil se conectava a outros países como Portugal, Espanha, Uruguai, Paraguai, Angola, França, Itália, etc. Através de dossiês, artigos, entrevistas, matérias, notícias e resenhas, a revista trouxe uma gama de assuntos sobre cultura, política, economia, sociedade, ciências, artes, folclore, guerra, moda, costumes, arqueologia, religião, etc. Parte do acervo pode ser consultado em: https://web.archive.org/web/20160204123541/http:/rhbn.com.br:80/revista/edicoes-anteriores


NOTA: O Brasil possui vários Institutos Históricos e Geográficos, no entanto, a maioria não disponibiliza suas revistas online de forma integral. Posteriormente trarei uma lista dos institutos que fazem isso. 
NOTA 2: As universidades federais brasileiras e algumas universidades privadas que possuem pós-graduação, costuma disponibilizar suas teses e dissertações, basta acessar os sites para verificar isso. Devido a haver muitas universidades, optei e não listá-las aqui. Uma alternativa para não ter que acessar o site de cada universidade, é procurar no BDTD ou na CAPES. 



2 comentários:

Devaneios disse...

Muito útil essa sua iniciativa!

Leandro Vilar disse...

Obrigado, Davaneios. Pretendo atualizar a matéria. Estou reunindo mais material para isso.