Pesquisar neste blog

Comunicado

Comunico a todos que tiverem interesse de compartilhar meus artigos, textos, ensaios, monografias, etc., por favor, coloquem as devidas referências e a fonte de origem do material usado. Caso contrário, você estará cometendo plágio ou uso não autorizado de produção científica, o que consiste em crime de acordo com a Lei 9.610/98.

Desde já deixo esse alerta, pois embora o meu blog seja de acesso livre e gratuito, o material aqui postado pode ser compartilhado, copiado, impresso, etc., mas desde que seja devidamente dentro da lei.

Atenciosamente
Leandro Vilar

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

História dos Alimentos

Comer não consiste apenas em um ato biológico que os animais e pessoas fazem para poder se nutrir. A alimentação é uma necessidade, um lazer, um vício, uma disputa, mas também consiste em uma prática cultural, pois os alimentos que ingerimos, as receitas, as formas como as refeições são servidas, os banquetes, festejos, cerimônias, etc. tudo isso representam aspectos culturais que se estendem também pelo âmbito religioso, social, político, comportamental e artístico. 

Além disso, o consumo de determinados alimentos gerou consequências enormes ou drásticas, como a origem de guerras para se disputar locais de produção e mercados fornecedores. A comida é algo intrínseco na história humana mais do que imaginamos. 

Se hoje compramos açúcar facilmente num mercado, padaria, loja de conveniência, há cinco séculos, era um artigo de luxo que somente os nobres detinham condições financeiras de comprar, algo que mobilizou milhares de pessoas para se navegar por meses nos oceanos Atlântico e Índico a fim de obter esse "ouro branco" que gerou consequências para muitos povos, positivas e negativas, pois também movimentou o comércio negreiro. 

O café passou a ser difundido inicialmente pelos árabes e depois os povos europeus, na Idade Média, mas apenas na Idade Moderna é que surgiram as cafeterias as quais popularizaram o consumo dessa bebida, inicialmente para a burguesia e a elite, mas no século XIX popularizou-se como a bebida do dia a dia para qualquer pessoa. 

O chocolate por sua vez é um invento europeu, mas sua origem é americana, onde os povos da Mesoamericana já cultivava cacaueiros e faziam uso de seu fruto e sementes, inclusive para se beber, comer, usar como dinheiro e até como oferenda. 

O arroz e o milho que consistem em cereais amplamente consumidos no mundo, são considerados alimentos sagrados entre alguns povos. Inclusive o arroz é tão importante em alguns países do Extremo Oriente, que existem divindades para guardá-lo, além do fato que as pessoas eram pagas em sacas de arroz. E ter uma plantação desse cereal em algumas épocas e lugares era a principal fonte de subsistência de uma família ou de uma comunidade inteira. 

No caso, esse texto consiste em num suporte ao leitor para ter acesso aos links das matérias por mim escritas, sobre diferentes alimentos e suas histórias. Como tenho planos de escrever nos artigos sobre esse tema "apetitoso", próximo ano irei atualizar a lista. 












Um comentário:

Mi Manu disse...

Alimentação é muito importante para conseguir alcançar os objetivos de vida e viver com qualidade.

horoscopo diario