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Leandro Vilar

sexta-feira, 21 de julho de 2023

Isaac Newton e a Pedra Filosofal

O renomado matemático, físico, astrônomo e filósofo natural Isaac Newton (1642-1727) é lembrado pelas suas grandes contribuições aos campos da Matemática e da Física, as quais o tornaram um dos maiores cientistas da História, no entanto, Newton possuía outros interesses de estudo, dois deles o acompanharam por anos: a teologia e a alquimia. No caso da alquimia, ele se interessou por várias pesquisas, umas uma delas lhe atraiu bastante a atenção, a pedra filosofal. 

A pedra filosofal consiste numa substância alquímica que caso fosse produzida, poderia transformar metais em ouro, além de ser utilizada para a produção de um elixir que poderia gerar o rejuvenescimento, estender a vida e até mesmo conceder a imortalidade. Para alguns alquimistas a pedra filosofal realmente era uma substância real que poderia ser redescoberta, pois seu segredo havia se perdido no tempo. Porém, outros alquimistas viam essa substância como uma alegoria, um símbolo que representava ideias de transmutação, mudança, aperfeiçoamento. 

No caso de Isaac Newton, ele esteve no grupo de alquimistas que acreditavam que a pedra filosofal fosse uma substância que poderia ser produzida. Da vasta produção escrita deixada pelo cientista, 169 cadernos de anotações, contendo 1 milhão de palavras sobre alquimia foram encontrados. Apesar que se sabe que alguns dos seus manuscritos foram perdidos e até destruídos por ele mesmo. Dentro dos vários estudos sobre alquimia, em que Newton abordava temas diversos, fazendo anotações e hipóteses, escrevendo-as em latim e inglês, em vários momentos ele retomava a ideia da pedra filosofal, algo que para alguns biógrafos se tornou uma espécie de obsessão, similar a condição de que ele também tentou descobrir a data do Apocalipse, analisando os números contidos na Bíblia, tentando descobrir um código numérico secreto. 

Duas páginas do caderno de anotações de Newton, sobre alquimia. Ele escrevia em inglês e latim, e as vezes até usava jogos de palavras para ocultar assuntos polêmicos, com medo que seus escritos fossem roubados e lidos. 

A respeito da pedra filosofal, Isaac Newton admirava os trabalhos  alquimistas do americano George Starkey (1628-1665), um médico, alquimista e químico leigo. A obra de Starkey foi bastante popular nos Estados Unidos e Inglaterra, fato esse que chamou a atenção do renomado químico Robert Boyle (1627-1691) e do próprio Isaac Newton, o qual julgava que das melhores explicações de como criar a pedra filosofal, Starkey teria sido aquele que mais chegou perto de desvendar a fórmula secreta. 

Para Starkey o segredo para se criar a pedra filosofal era uma mistura especial chamada de "mercúrio sófico", uma combinação de mercúrio, prata e antimônio, os quais deveriam ser dissolvidos em ouro líquido. Apesar desses supostos ingredientes, Starkey havia dito que não sabia a quantidade, temperatura e tempo para se fazer a mistura. Newton escreveu comentários sobre isso, sugerindo algumas ideias, apesar que não se sabe ao certo se ele realmente tentou realizar esse experimento, pois os manuscritos conhecidos nada indicam alguma experiência para elaborar a pedra filosofal, apenas hipóteses de quais poderiam ser os ingredientes. 

Embora Newton tenha permanecido no campo da ideias, ainda assim, sua atenção a tentar criar a pedra filosofal é algo bastante curioso, já que ele em várias ocasiões comentou a respeito. Há quem considere que seria um passatempo para o renomado matemático e físico, mas outros sugerem que talvez realmente ele pudesse acreditar naquilo, pois os cientistas dos séculos XVI ao XIX eram influenciados também pelo misticismo, fato esse que eles estudavam alquimia, astrologia, cabala, esoterismo etc. 

Referências bibliográficas: 

MENDELSOHN, Andrew J. Alchemy and Politics in England: 1649-1665. Past & Present, n. 135, may 1992, p. 30-78. 

NEWMAN, William R. Newton the Alchemist: Science, enigma, and the Quest for Nature's "Secret Fire". Princenton: Princenton University Press, 2019. 

Link relacionado: 

Alquimia

A Revolução Científica Moderna

quinta-feira, 13 de julho de 2023

Alexander Graham Bell e o telefone

Bell é lembrado como o inventor do telefone, apesar que como será visto adiante, essa informação já foi contestada há mais de vinte anos, apesar disso, ele teve sim seus méritos e uma grande importância por difundir , criando a primeira empresa de telefonia do mundo, crucial para que essa tecnologia da comunicação pudesse ser implementada em outros países. 

Modelo experimental do telefone de Bell, datado de 1876. 

Os telefones antes de Graham Bell

A invenção dos primeiros telefones aproveitaram tecnologias usadas no telégrafo, especialmente o telégrafo inventado em 1837 por William Cooke e Charles Wheatstone, inventores britânicos que desenvolviam melhoramentos para essa tecnologia. Em 1850 o inventor belga Charles Bourseul, o qual estuda a telegrafia, apresentou uma pesquisa na Academia de Ciências de Paris, apontando a teoria de que ondas sonoras poderiam ser transmitidas através da energia elétrica via um cabo. Na época Bourseul cogitava aperfeiçoar a tecnologia do telégrafo, a qual apesar de eficiente, era difícil de ser operada, pois esse funcionava com base no Código Morse, desenvolvido em 1841, permitindo a transmissão de informações curtas que necessitavam serem decodificadas. Conseguir que o telégrafo transmitisse vozes seria um grande avanço para a tecnologia da informação. Bourseul não conseguiu desenvolver um aparelho que fizesse essa conversão, mas suas ideias estavam certas. (MERCER, 2006, p. 24). 

A ideia de transmitir ondas sonoras através de cabos somente seria empregada quando o inventor italiano Antonio Meucci (1808-1889), querendo ajudar sua esposa que estava acamada por conta de reumatismo, decidiu criar um aparelho que permite-se falar com ela no quarto, enquanto ele seguia em seu escritório. Era o ano de 1856, Meucci e sua esposa moravam nos Estados Unidos desde 1851, e devido a quadro de saúde de Ester, Meucci decidiu desenvolver um aparelho com base na tecnologia elétrica vigente na época, inventando o telletrofono, um telégrafo que permitia transmitir ondas sonoras. Ainda naquele ano ele registrou uma patente provisória do invento, o qual havia funcionado, mas necessitava de investimentos para ser aperfeiçoado, porém, Meucci não conseguiu apoio e abandonou a ideia, investindo em outras pesquisas e inventos. 

Alguns anos depois o inventor alemão Johann Philipp Reis (1834-1874), em 1861, fez uma apresentação pública de um telefone rústico para membros da Sociedade de Física de Frankfurt, no entanto os testes não foram promissores, e membros presentes não se interessaram por aquele invento, frustrando Reis, fazendo-o desistir de continuar com aquele projeto. (MERCER, 2006, p. 25). 

Ilustração do telefone inventado por Reis para o experimento de 1861. 

O projeto de Reis ficou mais conhecido do que o de Meucci, fato esse que alguns historiadores comentam que o invento dele se aproximava mais de um telefone do que o de Meucci, que tecnologicamente era mais parecido com um telégrafo. De qualquer forma, ambos os inventores foram precursores da invenção da telefonia. 

Bell inventa seu telefone

Alexander Graham Bell (1847-1922) nasceu em Edimburgo na Escócia, seu pai, um tio e o avô trabalhavam com fonoaudiologia e ensino de surdos, o que acabou influenciando Bell, além de que sua mãe acabou ficando surda também. Na juventude, ele se tornou professor de linguagem de sinais e instrutor de surdos. Em 1870 a família se mudou para o Canadá, onde Bell tomou conhecimento dos estudos acústicos relativos ao desenvolvimento de aparelhos para transmitir a voz. O invento de Reis era relativamente conhecido na época e depois Bell teve contato com a invenção de Meucci. 

Motivado para desenvolver uma aparelho que transmitisse a voz de forma eficiente, Bell dedicou-se nos anos seguintes a isso, fazendo vários testes. Ele tomou como assistente Thomas Watson, que o ajudou na construção dos aparelhos, apesar que ele pouco seja lembrado por sua grande contribuição no desenvolvimento do telefone. Além disso, mais tarde Meucci acusou Bell de ter roubado algumas de suas ideias, abrindo um processo contra ele, mas que nunca chegou a uma conclusão. 

As pesquisas para criar o telefone começaram em 1873, e dois anos depois se mostravam promissoras. Bell e Watson trabalhavam regulamente no aperfeiçoamento de seus protótipos, tendo obtido sucesso em transmitir notas musicais de um piano e outros instrumentos, mas o objetivo era conseguir transmitir palavras. Em 7 de março de 1876, Bell registrou nos Estados Unidos uma patente sob o número 174465 para seu telefone, apesar que no mesmo período Antonio Meucci já havia registrado uma patente anos antes e Elisha Gray também fez aquilo em 1876. Todavia, Bell necessitava de mostrar o funcionamento de sua invenção e de conseguir investidores. E para sua sorte a Exposição Universal de 1876 ocorreria na Filadélfia, nos Estados Unidos, era a grande oportunidade de Bell de apresentar o telefone. (CHAMBERS, 2015, p. 68-73). 

Os dois primeiros modelos funcionais de telefone, inventados por Bell.

Bell e D. Pedro II

A Exposição Universal de 1876 reuniu inventores dos Estados Unidos e de outros países, apresentando inventos relacionados a locomotivas, motores a combustão, produtos químicos, lâmpadas, armas, alimentos industrializados, máquinas diversas, ferramentas etc., e em meio as mais de cem atrações que apresentavam seus inventos naquela feira mundial, estava Alexander Graham Bell, na época com seus 29 anos e sem reconhecimento. 

Bell e Watson montaram um estande simples o qual praticamente passava despercebido diante das grandes atrações apresentadas por inventores e empresas famosas. No entanto, seu estande foi visitado por um senhor alto, barbudo, de olhos azuis, vestido como qualquer outro homem no local. O homem apesar de falar fluentemente o inglês era estrangeiro. Ele havia conhecido Bell semanas antes durante uma das palestras dele sobre surdez, realizada em Boston, e agora voltava a reencontrá-lo para ver sua invenção, chamada de telefone. O distinto cavalheiro aceitou fazer um teste, onde foi até um segundo aparelho distante alguns metros do primeiro, então Bell falou "ser ou não ser, eis a questão", e o homem ouviu através do telefone aquela frase famosa da peça de Hamlet de William Shakespeare e teria exclamado "Meu Deus! Isso Fala! Eu escuto!. (CHAMBERS, 2015, p. 100, 105). 

O visitante ficou deslumbrado com aquilo e teceu elogios a Bell, dizendo inclusive para outras pessoas irem testemunhar aquela invenção fascinante, fato esse que os juízes e avaliadores do evento decidiram dar uma chance ao telefone. Aquele distinto cavalheiro que gerou visibilidade ao telefone de Graham Bell se chamava Pedro II (1825-1891), o imperador do Brasil

Fotos de Dom Pedro II e Alexander Graham Bell em 1876, ano que se conheceram nos Estados Unidos. 

Surge a telefonia

Nos meses seguintes a Exposição Universal da Filadélfia, o interesse pelo telefone foi crescendo, Bell foi convidado a fazer testes públicos e dar palestras e isso prosseguiu no ano seguinte, quando ele pediu para que seu sogro Gardiner Greene Hubbard se torna-se seu sócio na abertura da primeira empresa de telefonia do mundo, a Bell Telephone Company, fundada em 9 de julho de 1877, recebendo contratos para construir postes de telefonia e implantar telefones nos Estados Unidos. (MERCER, 2005, p. 48). 

O entusiasmo era tamanho que a BTC recebeu vários pedidos até mesmo fora dos EUA, como o caso do Brasil, de onde o imperador D. Pedro II solicitou a instalação de uma linha telefônica entre o Palácio de São Cristóvão (atual Museu de História Nacional) e o Senado, ambos nos Rio de Janeiro, tornando essa cidade a primeira do Brasil e da América Latina a ter uma linha telefônica. Mais tarde o monarca solicitou a ampliação da rede telefônica da cidade e do estado, algo que foi sendo desenvolvido nos anos seguintes.

Em 1878 por iniciativa de Hubbar e alguns acionistas surgiu a New England Telephone and Telegraph Company, responsável pela construção da rede telefônica na região americana da Nova Inglaterra, a qual engloba os estados de Connecticut, Maine, Massachusetts, New Hampshire, Rhode Island e Vermont. A empresa era uma subsidiária da BTC, focada especificamente naquele território no nordeste dos Estados Unidos. 

Em 1879 as duas empresas de telefonia de Alexander Graham Bell se fundiram e foram renomeadas para National Bell Company. Mais tarde ela mudou de nome para American Bell Telephone Company (ABTC). No entanto, a grande novidade desse ano foi o fato de que Bell conseguiu abrir uma empresa na Europa, chamada International Bell Telephone Company (IBTC), sediada em Bruxelas, na Bélgica. (KINGLEL; NOYED, 2003, p. 27).

A IBTC entre 1879 e 1885 implantou redes telefônicas pela Bélgica, Holanda, Suíça, Itália, Suécia, Noruega e Rússia, outros países não aceitaram os serviços da IBTC ou fundaram suas próprias companhias de telefonia. No ano de 1882 a IBTC fundou na Antuérpia, na Bélgica, a subsidiária Bell Telephone Manufacturing Company (BTMC), responsável pela fabricação dos telefones, aparelhos, cabos de telefonia, postes etc., para ajudar na implementação da rede telefônica europeia, já que até então esses produtos e materiais eram importados dos Estados Unidos. 

Logo da Bell Telephone Manufacturing Company. 

Em 1885 surgiu outra das várias subsidiárias da ABC, sendo essa uma das mais famosas e longevas a American Telephone and Telegraphy Company (AT&T), empresa que passou a dominar o estabelecimento de linhas telefônicas e de telégrafo em alguns estados americanos, e mais tarde foi expandindo seus negócios. A AT&T à medida que se tornou poderosa, passou a representar os negócios da Bell System, nome dado as empresas de comunicação fundadas por Bell e seus sócios. Por sua vez, a AT&T passou a deter o maior controle da telefonia e telégrafo dos EUA por décadas. A empresa inclusive absorveu outras subsidiárias da Bell System em 1899 e até hoje existe. (KINGLEL; NOYED, 2003, p. 28).

Alexander Graham Bell em 1892, inaugurando a primeira linha-direta de Nova York a Chicago. 

Considerações finais:

Embora Alexander Graham Bell não tenha sido o primeiro inventor do telefone, todavia, seu grande mérito foi ter conseguido desenvolver aparelhos comercializáveis, além de ter fundado a própria telefonia, fato esse que em poucos anos entre 1877 e 1882, várias empresas foram criadas com o intuito implantar redes telefônicas pelos Estados Unidos, parte da Europa, Brasil, Canadá e outros países pelo restante do século XIX.

Bell, seu sogro Hubbard e outros sócios se tornaram bastante ricos, ficando milionários com a prosperidade dos negócios, mesmo que isso tenha significado adotar medidas de monopólio e truste. De qualquer forma, Bell até o fim da vida seguiu divulgado o telefone, desenvolvendo novos aparelhos e até contratando engenheiros e inventores para aperfeiçoarem a tecnologia da telefonia. 

NOTA: Graham Bell foi um dos idealizadores do National Geographic Society, fundada em 1888, conhecido hoje pela abreviatura NatGeo. Em 1898 ele foi presidente dessa sociedade científica. 

NOTA 2: Os processos movidos por Meucci contra Bell foram arquivados em 1892, quando Meucci faleceu. 

NOTA 3: Além da cidade do Rio de Janeiro, Dom Pedro II mandou instalar um telefone em seu palácio em Petrópolis, distante da capital mais de 60 quilômetros.

NOTA 4: O anime Time Travel Girl (2016) dedica os episódios 8 e 9 para falar de Alexander Graham Bell. No nono episódio é mostrado o encontro dele com o imperador Pedro II na Exposição Universal da Filadélfia. 

NOTA 5: Bell é um personagem do jogo Assassin's Creed: Syndicate (2015). A trama do jogo se passa em 1868, época que Bell ainda morava em Londres e não era famoso e tampouco sonhava em inventar o telefone. 

NOTA 6: O filme The Story of Alexander Graham Bell (1939) romantiza alguns aspectos da vida do inventor. 

NOTA 7: Em 1926 a AT&T lançou um curta-metragem em preto e branco e mudo, mostrando Bell apresentando o telefone para Dom Pedro II. 

Referências bibliográficas: 

CHAMBERS, Catherine. The first telephone. New York, DK Publishing, 2015. 

KINGLEL, Cynthia; NOYED, Robert B. Alexander Graham Bell. Chanhassen, The Child's World, 2003. 

MERCER, David. The telephone: the life and story of a technology. Westport, Greenwood Press, 2006. 

LINKS: 

Time Travel Girl - Episódio 9: Bell e Pedro II

Curta-metragem que mostra Bell e Dom Pedro II (1926)


sexta-feira, 7 de julho de 2023

Hagia Sophia: o grande templo

Erigida no século VI para ser a maior igreja do mundo, Hagia Sophia por séculos dominou a paisagem de Constantinopla (atual Istambul) como uma imponente catedral. Mas após a conquista dos otomanos, a grande catedral foi convertida como mesquita, recebendo novas obras e ornamentações, tornando-se a maior mesquita do mundo por vários anos. A presente postagem comenta alguns aspectos sobre a construção dessa igreja, sua conversão e reformas pelo Islã, sua fase como museu e como ela se encontra na atualidade. 

Vista de Hagia Sophia e seus jardins.

Antecedentes

Antes da construção da icônica Hagia Sophia, uma outra igreja existia em seu lugar, nomeada simplesmente a "Grande Igreja" (Megále Ekklesia), a qual teria sido construída durante o reinado do imperador romano Constâncio II, tendo sido inaugurada em 360 pelo bispo Eudóxio de Antioquia. Em 404 durante a fortes tumultos em Constantinopla, a igreja foi incendiada e quase ruiu, todavia, durante o reinado do imperador Teodósio II, o monarca mandou reconstruir a igreja a partir de 415, sendo feita de pedra e madeira. 

A nova versão da igreja ficou em atividade por mais de um século até que na Revolta de Nica, ocorrida em 532, a igreja foi incendiada novamente. Na ocasião a revolta teve como motivo iniciador uma suposta fraude na corrida de cavalos realizada na época, levando uma multidão enfurecida a protestar violentamente. Evidentemente que o resultado suspeito daquela corrida no hipódromo era apenas um pretexto para legitimar reivindicações de vários segmentos da sociedade, especialmente os mais pobres, que estavam indignados com os altos impostos e outros problemas sociais que acometiam a cidade durante o reinado de Justiniano I. A revolta durou uma semana e contou com saldo de mortos e várias edificações depredadas e incendiadas. 

Passado alguns dias desde a Revolta de Nica, o imperador Justiniano I ordenou que a igreja fosse reconstruída, mas também seria ampliada, mais bela e suntuosa. Assim, teve início ainda naquele ano as obras para a construção da Igreja de Santa Sofia ou Hagia Sophia. 

Uma igreja para a sabedoria divina

Justiniano tentando reverter a péssima popularidade vigente algum tempo, agravada pela revolta naquele ano, além dos boatos maldosos associados a sua esposa, a imperatriz Teodora, uma ex-prostituta, a qual diziam que ainda mantinha-se na atividade. Apesar das suspeitas de ser lasciva, Teodora era uma mulher ardilosa e sagaz, conselheira de confiança do marido, deteve grande influência política, algo que desagradou parte da nobreza e dos políticos. De qualquer forma, a nova igreja deveria expressar a prosperidade reinado de Justiniano. 

Para isso o monarca convocou Isidoro de Mileto e Antêmio de Trales para projetarem a nova igreja, a qual seria bastante alta, possuindo um domo do tamanho do encontrado no Panteão em Roma. O projeto além de bastante custoso, era ambicioso, pois os arquitetos e mestres-pedreiros temeram que não fosse possível construir com a tecnologia da época um domo tão gigantesco. Apesar disso, o desafio foi aceito. 

Em março de 532 o terreno ao redor da igreja anterior começou a ser limpado, assim como, algumas construções foram demolidas para dar espaço a nova estrutura que seria mais alta e mais larga que a antiga igreja. Justiniano não mediu gastos para seu grande templo, mandou contratar os melhores trabalhadores do império e trazer material de diferentes localidades. Com milhares de pessoas trabalhando mensalmente nas obras da igreja, ela ficou pronta em cinco anos, um feito em tanto. 

Desenho da Hagia Sophia conforme sua estrutura original construída no século VI. 

A nova igreja foi inaugurada em 27 de dezembro de 537 pelo imperador Justiniano e o patriarca Eutiquio de Constantinopla. Segundo os relatos da época, demasiadamente exagerados, é informado que o imperador mandou realizar sacrifício de milhares de animais, além de ter distribuído farinha de trigo, pães, vinho e moedas para a multidão que o viu chegar em sua carruagem para a inauguração da igreja. Mais tarde, alguns historiadores bizantinos escreveram que Justiniano teria se gabado ao dizer que havia superado Salomão, ao construir um templo ainda maior e mais suntuoso. 

O novo templo foi chamado de Hagia Sophia, que significa Sagrada Sabedoria, uma referência a sabedoria de Deus, nomeada segundo a tradição grega do Logos (o Verbo), simbolizando também o próprio Jesus Cristo (o Verbo encarnado). O historiador Procópio de Cesareia escreveu vários elogios a igreja, descrevendo-a como uma maravilha arquitetônica, um primor digno da grandeza do império e da obra de Deus. 

O fascínio de Procópio não foi totalmente exagerado. A nova igreja possuía originalmente 81 metros de comprimento em sua máxima extensão da nave, por 73 metros de largura, tendo 55 metros de altura até o domo de 32 metros de circunferência, mesma medida do Panteão romano. Além disso, o domo possui mais cinco metros de altura, totalizando do chão até a parte mais alta do telhado, 60 metros de altura. Por essas dimensões quando foi inaugurada em 537, Hagia Sophia já era a maior igreja construída até então no mundo e ela manteria esse posto pelos séculos seguintes. 

Interior da igreja, mostrando sua imensidão. 

Entretanto, a decoração interna, com seus belos e gigantescos mosaicos ainda demoraram anos para ficarem prontos, mas antes disso, em 553 um terremoto atingiu Constantinopla, causando rachaduras na igreja, a situação piorou anos depois em 557 e 558 quando dois terremotos atingiram a cidade, dessa vez o grande domo central rachou e veio a desabar. Além da queda desse domo, os outros domos menores foram também danificados, assim como, outras partes da igreja. O imperador Justiniano mandou chamar o arquiteto Isidoro, o Moço para supervisionar as obras de reconstrução e reforma. Isidoro era sobrinho de Isidoro de Mileto, um dos idealizadores da planta original. O novo domo foi feito em parte com tijolos, o que lhe concedeu menos peso, além de ser 1,5 metro mais alto, como também recebeu reforço na sua estrutura. Entretanto, a reforma completa da igreja somente foi concluída em 562

O grande domo de Hagia Sophia visto do interior da nave. 

Após a reforma bem sucedida supervisionada por Isidoro, o Moço, os trabalhos de ornamentação da igreja foram retomados, no entanto, o imperador Justiniano não viveu para ver sua conclusão, pois o monarca faleceu em 565, aos 83 anos, uma idade bastante avançada para a época. Ele foi sucedido por seu sobrinho Justino II, em cujo reinado os mosaicos e outras decorações foram concluídos. 

Mosaicos foram feitos ao longo dos séculos e são uma das características marcantes desse templo. Além de figuras religiosas como Jesus, Maria, os apóstolos, santos, anjos e personagens bíblicos, imagens do imperador Justiniano e de outros monarcas bizantinos também foram representadas. Além disso, a igreja contou com várias estátuas de santos e até de nobres, mas com o tempo foram transferidas, roubadas ou destruídas, sobretudo, durante o período da Iconoclastia, que imperou em alguns momentos do século VIII, em que tentou-se destruir as imagens religiosas, consideradas como símbolos de idolatria. 

Mosaico do século XI mostrando Jesus Cristo, o imperador Constantino XI e a imperatriz Zoe. 

Nos séculos seguintes a igreja foi abalada por terremotos, mas resistindo a força da natureza, embora teve que passar por reformas. Todavia, o ano de 1204 foi fatídico para Hagia Sophia, Constantinopla e seu povo. A cidade foi invadida pelos cruzados durante a Quarta Cruzada, os quais saquearam, mataram e vandalizaram. O imperador Aleixo V foi deposto pelos cruzados, sendo sucedido pelo conde francês Balduíno I, coroado na Hagia Sophia como rei de Constantinopla. Todavia, essa mudança de poder acarretou problemas para a basílica e a cidade, pois ambos foram saqueados. Muitos objetos de valor e relíquias de santos foram roubados da basílica. Segundo uma antiga tradição o Sudário de Turim, originalmente estaria guardado na Hagia Sophia, mas durante o saque da Quarta Cruzada, foi levado para a Itália. 

De 1204 a 1261 imperou o governo latino sobre Constantinopla, e Hagia Sophia foi simbolicamente "convertida" a catedral católica, já que até então era uma basílica ortodoxa desde 1054, quando ocorreu o Cisma do Oriente, em que as igrejas do leste europeu e do Oriente Médio, se separaram do controle papal em Roma. Originando as igrejas de tradição ortodoxa que se mantém até hoje.

Em 1261 com o fim do governo latino, a basílica foi saqueada antes de voltar a posse dos bizantinos. Logo, os monarcas seguintes trataram de restaurar as riquezas do grande templo, além de empreender reformas em sua estrutura que já possuía mais de sete séculos. De qualquer forma, Hagia Sophia voltou a prosperar por quase duzentos anos, sendo as maiores ameaças os terremotos, todavia, o ano de 1453 mudou  um pouco o destino dessa basílica.

A grande mesquita de Istambul

Em 1453 após quase três meses de cerco promovido pelo exército turco liderado pelo jovem sultão Mehmed II, Constantinopla rendeu-se a fúria dos canhões otomanos, os quais destruíram torres, casas e abriram brechas nas muralhas. Mehmed era um homem prudente e tolerante, tendo ordenado ao seu exército que não dilapidasse e destruísse a cidade, pois ele tinha planos de torná-la a capital de seu império. Assim, no dia 23 de maio daquele ano, o sultão visitou a basílica numa sexta-feira, dia comumente no qual os muçulmanos vão as mesquitas. Mehmed II ordenou que os ulemás celebrassem as orações islâmicas e simbolicamente convertessem Hagia Sophia numa mesquita. 

Na ocasião, a chahada foi proferida, a qual trata em um dos cinco pilares do Islã, em que profere-se que Allah é o único deus verdadeiro e Mohammed foi o profeta escolhido por ele para ser seu mensageiro. Com isso, a antiga igreja ortodoxa passou a ser considerada também uma mesquita, embora que graças a tolerância de Mehmed II, as missas e liturgias cristãs não foram proibidas. O sultão permitiu durante seu governo que cristãos e muçulmanos usassem o mesmo templo para a realização de seus ritos. No entanto, Mehmed II mandou remover várias imagens de santos, pois o Islão não faz uso de iconografia humana em seus templos, apesar que os mosaicos foram mantidos. Além disso, elementos objetos, móveis e símbolos do Islão foram adicionados a Hagia Sophia. 

O interior da Hagia Sophia organizado como em uma típica mesquita, em que os bancos são substituídos por tapetes, pois as orações se faz com prostração. 

No ano de 1481, o último da vida de Mehmed II, o primeiro dos quatro minaretes que cercam o templo, foi concluído. O minarete consiste na torre usada pelo almuadem para anunciar as orações diárias (salá), assim como, proferir o chamado da oração (azan). Por sua vez, no reinado do sucessor de Mehmed II, o sultão Bayezid II (1481-1512), ele conseguiu erguer um segundo minarete, mas esse ruiu em 1509 por conta de um terremoto. 

Durante o reinado do sultão Solimão, o Magnífico (1520-1566) ele ordenou o embelezamento da mesquita, obras de reforma, e deu de presente um belo mihrab um nicho que indica a direção de Meca, a qual os muçulmanos devem se posicionar para realizar suas orações diárias. O mihrab de Solimão ainda hoje existe e representou sua vitória sobre campanhas militares na Hungria, sendo um agradecimento pelas bênçãos de Allah. 

O mihrab de Solimão, o Magnífico em Hagia Sophia. 

Finalmente no reinado dos sultões Selim II (1566-1574) e Murad III (1574-1595), os dois minaretes restantes foram concluídos, juntos as quatro torres concedem maior imponência ao grande templo, já que cada minarete tem 70 metros de altura. Tecnicamente uma mesquita somente precisa de um único minarete, mas por questões de estética e ostentação, os sultões otomanos mandaram construir quatro deles, já que até então Hagia Sophia era a maior mesquita do mundo. 

No século XVIII, durante o reinado do sultão Ahmed III (1703-1730) esse mostrou preocupação com os vários mosaicos da mesquita, ordenando a restauração deles na medida do possível. Além de outras reformas também. Por sua vez, seu sucessor Mahmud I (1730-1754) deu continuidade as restaurações, assim como, mandou instalar uma madraça (escola) na mesquita, atualizar o acervo da biblioteca, criar uma cozinha para preparar refeições para os pobres, adicionar fontes e revitalizar o jardim. 

A mesquita de Hagia Sophia seguiu em atividade, passando por reformas, recebendo novos móveis, estruturas e até tendo seu complexo ampliado, com a instalação de outra madraça no século XIX, mais salas, fontes, reformulação do jardim, das ruas ao redor, assim como, ganhou os grandes painéis circulares contendo os nomes de Allah, Mohammed e de alguns dos califas. Por outro lado, alguns dos mosaicos que continham imagens de pessoas foram cobertos com camadas de cal ou gesso, devido ao conservadorismo de alguns monarcas da época e não quererem manter imagens religiosas na mesquita. 

Três dos grandes painéis circulares instalados no século XIX, na nave de Hagia Sophia. Da direita para a esquerda se ler os nomes do profeta Mohammed, Allah e do califa Abu Bakr. 

Hagia Sophia de museu a retorno para mesquita

Em 1935 quando efetivamente foi estabelecida a República da Turquia pondo fim a séculos da monarquia da Dinastia Otomana, o então presidente Mustafa Kemal Atatürk decidiu transformar o milenar templo num museu. Apesar da decisão, isso não significou que o antigo edifício recebeu a atenção adequada. Durante a década de 1940 e 1950, os restauradores apontaram uma série de problemas de infraestrutura como rachaduras, infiltrações, buracos no telhado, excesso de umidade, mofo etc. 

Por conta disso, Hagia Sophia chegou a ficar algum tempo fechada, inclusive durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), uma base militar foi montada no edifício, chegando-se a instalar metralhadoras nos seus minaretes e canhões ao redor. Passada a guerra, o prédio não foi reaberto regularmente ao público por conta das manutenção atrasada, fato esse que as reformas se estenderam por décadas, porém, a antiga igreja e mesquita seguiu operando como museu, possuindo um acervo sobre a história de Istambul e da Turquia. 

A partir de 2013, autoridades políticas e religiosas iniciaram uma campanha para que Hagia Sophia retornasse a ser uma mesquita. As petições foram ganhando apoio popular nos anos seguintes até que em 2018 o presidente Recep Tayyip Erdogan decidiu acatar as propostas e reintegrou o grande templo novamente como uma mesquita. Na prática, o seu museu ainda continua a funcionar, mas o complexo retomou suas atividades religiosas desde então, embora que a decisão não agradou autoridades museológicas e a Igreja Ortodoxa, a qual salientou que o templo original era uma igreja antes de ser convertido em mesquita em 1453. 

Referências bibliográficas:

MAINSTONE, Rowland J. Hagia Sophia. Architecture, structure and liturgy of Justinian's great church. London: Thames & Hudson, 1988.

MARK, R; ÇAKMAKTITLE, A. S. Hagia Sophia from the Age of Justinian to the Present. Princenton: Princeton Architectural, 1992.

NELSON, Robert S. Hagia Sophia, 1850–1950: Holy Wisdom Modern Monument. Chicago: University of Chicago Press, 2004.

Links relacionados: 

O bombardeio de Constantinopla: a Queda do Império Bizantino

Os bizantinos

O legado bizantino