Pesquisar neste blog

Comunicado

Comunico a todos que tiverem interesse de compartilhar meus artigos, textos, ensaios, monografias, etc., por favor, coloquem as devidas referências e a fonte de origem do material usado. Caso contrário, você estará cometendo plágio ou uso não autorizado de produção científica, o que consiste em crime de acordo com a Lei 9.610/98.

Desde já deixo esse alerta, pois embora o meu blog seja de acesso livre e gratuito, o material aqui postado pode ser compartilhado, copiado, impresso, etc., mas desde que seja devidamente dentro da lei.

Atenciosamente
Leandro Vilar

sábado, 23 de dezembro de 2023

Empire State Building: o ícone dos arranha-céus

Um dos cartões-postais da cidade de Nova York, o famoso prédio embora não tenha sido o primeiro arranha-céu a ser construído, no entanto, na década de 1930, quando foi erguido, ele ganhou rapidamente fama por ser não apenas o prédio mais alto de Nova York e dos Estados Unidos, mas também do mundo. Inclusive ele manteve essa posição por quarenta anos, o que o tornou por muito tempo o mais famoso arranha-céu do mundo. O presente texto conta um pouco da história da origem desse edifício e algumas de suas características principais. 

O Empire State Building, um dos gigantes edifícios da ilha de Manhattan, em Nova York. 
Construção

Os arranha-céus (skycraper) surgiram na década de 1880 em Chicago, migrando rapidamente para Nova York, em especial a ilha de Manhathan, o coração daquela cidade. Entretanto, os arranha-céus das décadas de 1880 a 1910 não eram edifícios altos como normalmente imaginamos. De fato, eles eram altos para os padrões da época, mas hoje seria considerados "prédios normais". De qualquer forma, a construção de arranha-céus nos EUA passou por diferentes fases de efervescência, havendo períodos de construção acelerada e outros em que mal se construía tais prédios. (DOUGLAS, 2004, p. 100). 

Esses períodos ocorreram de 1880 a 1900, depois de 1900 a 1914, parando por conta da Grande Guerra (1914-1918), retomando na década de 1920, estendendo-se para o começo dos anos 1930 quando estou em 1929 o Crash da Bolsa de Valores de Nova York, que jogou os Estados Unidos na Grande Depressão (1929-1939). Apesar disso, foi neste cenário de crise que o Empire State Building foi construído em tempo recorde para um edifício das suas proporções, pois quando foi inaugurado, era o arranha-céu mais alto do mundo.

O terreno em que hoje se situa o Empire State, que é o número 350 da Quinta Avenida, já era ocupado pelos dois prédios do hotel Waldorf-Astoria, pertencentes a rica família Astor. O terreno bastante caro foi comprado em 1928 pela empresa Bethelem Engineering Corporation num valor total de 13,5 milhões de dólares, o terreno mais caro vendido na época. Porém, a companhia que havia parcelado o valor, não conseguiu pagar a segunda parcela de 2,5 milhões, com isso os donos do terreno entraram na justiça. Além disso, a empresa também estava devendo a bancos por empréstimos feitos para efetuar a compra. Assim, no começo de 1929 o terreno foi colocado novamente à venda, sendo comparado pela empresa Empire State Inc, uma corporação de rico milionários, os quais pretendiam construir o mais alto arranha-céu de Nova York, superando o Chrysler Building que estava sendo finalizado na época. O Chrysler foi inaugurado em 1930, tendo 360 metros de altura. Na época ele era o prédio mais alto do mundo. (REIS, 2006, p. 9-10). 

A Empire State Inc reunia milionários como o empresário e banqueiro Louis G. Kaufman, o empresário e político John J. Raskob, os irmãos Coleman du Pont e Pierre S. du Pont, ambos eram donos das indústrias DuPont e da General Motors, inclusive Raskob trabalhava para eles. Por fim, tivemos Ellie P. Earle, outro empresário. Além desses homens, o então governador de NY, Alfred E. Smith também apoiou o projeto, além de ser amigo de Raskob. Graças a todo esse poder econômico, o impacto da crise iniciada em 1929 não impediu o atraso das obras, pois os dois hotéis começaram a serem demolidos em setembro do ano anterior. (DOUGLAS, 2009, p. 104).

O arquiteto William F. Lamb do escritório de arquitetura Shreve, Lamb and Harmon, famoso por construir vários prédios na cidade no estilo art décor, bastante popular na época, foi contratado para projetar o maior arranha-céu do mundo naquela época. Em poucas semanas Lamb e sua equipe chegaram a um consenso quanto ao projeto. A construtora Starrett Brothers and Eken foi contratada para realizar as obras, enquanto Homer G. Balcon foi designado engenheiro-chefe do projeto. (LANGMEAD, 2009, p. 89). 

Um dos esboços para o edifício. 

Dessa forma as obras começaram em janeiro de 1930 com as escavações para as fundações. Cada uma das colunas era projetada para suportar 5 mil toneladas de peso e tinham mais de dez metros de altura e pesavam 44 toneladas. (REIS, 2006, p. 64). Embora que simbolicamente a data de início foi colocada em Dia de São Patrício (17 de março), por conta de alguns dos empresários serem descendentes de irlandeses. Assim, em ritmo acelerado o Empire State Building começou a ser erguido com o prazo de conclusão para o ano seguinte. Significava que um prédio de mais de 300 metros de altura deveria ser construído em menos de dois anos. Hoje em dia isso é inviável, apesar do avanço tecnológico, porém, naquela época do século XX, não o era, fato esse que o Chrysler Building que tem seus 360 metros de altura, foi construído em menos de dois anos. 

Os jornais noticiavam a construção do Empire State como a oitava maravilha do mundo. A propaganda ajudou bastante a dar visibilidade ao ousado projeto. Vale lembrar que os "Empire Boys", como eram conhecidos os donos do Empire State Inc, tinham muito contato com jornais, além de contar com o apoio do governador de Nova York, de políticos e celebridades. Dessa forma, embora o país estivesse iniciando sua recessão, o desemprego começasse a aumentar, mas o setor de construção ainda estava em alta antes de estagnar. Assim, muitos dos trabalhadores do Empire State foram imigrantes irlandeses e italianos, além de contar até com indígenas também. Com a grande disponibilidade de mão de obra, os salários caíram, favorecendo a contratação de muita gente. 

As obras contaram com mais de 3.500 mil trabalhadores em diferentes profissões, que atuaram nos 18 meses da construção do prédio. Em setembro de 1930 a estrutura de aço do edifício já estava quase finalizada, passando dos 300 metros de altura, após 23 semanas de construção. Eu seu auge, os operários conseguiam erguer três andares por semana. No mês de novembro o edifício já estava quase pronto, pelo menos na sua estrutura, pois internamente as obras continuariam pelos meses seguintes. Ainda assim, foi uma proeza da engenharia contemporânea, pois o prédio cresceu rapidamente em cinco meses. (TAURANAC, 2014, p. 212-214). 

Fotos mostrando a evolução da construção do Empire State Building em cinco meses. 

Oficialmente só cinco trabalhadores morreram durante a construção do prédio, um número baixíssimo, já que foram milhares de envolvidos. Um dos motivos disso se deve que apesar da precariedade da segurança do trabalho na época, a Empire State Inc cobrou máxima cautela possível para evitar mortes e acidentes com os operários e os pedestres, pois havia o risco de queda de ferramentas, materiais e outros objetos. Dessa forma, trocou-se quando possível, escadas de mão por escadas normais, colocava-se telas diante de poços e aberturas, elevadores de obra foram reforçados etc. (REIS, 2006, p. 58). Claro que nem sempre medidas de segurança eram executadas, por exemplo, os operários não costumavam usar capacetes e nem cordas para se prenderem. Além disso, jornais da época apontaram que o número de mortos teria sido de mais de 40 vítimas, mas isso foi abafado pela construtora. 

Operários no intervalo das obras do Empire State, em 1930. 

De novembro até a inauguração em maio do ano seguinte, tratou-se de fazer toda a parte interna do edifício como as instalações elétricas e de encanamento, a instalação dos elevadores, colocar os pisos, fazer as pinturas e acabamentos, além de transportar os móveis, montar escritórios etc. Dessa forma, a festa de inauguração ocorreu em 1 de maio de 1931, Dia Mundial do Trabalhador, uma data simbólica, pois o grande edifício seria o local de trabalho de milhares de pessoas diariamente. 

O então presidente dos Estados Unidos, Herbert Hoover, o governador e prefeito de Nova York, entre outros políticos, autoridades públicas, empresários, celebridades e membros da alta sociedade nova-iorquina e americana, compareceram para a festa de inauguração que contou com mais de 350 convidados, que foram participar de um almoço no andar 86. Todavia, na ocasião o dia estava parcialmente nublado, havendo até neblina, o que não favoreceu a bela visão da cidade para os convidados. Não obstante, no dia 2 de maio o prédio foi aberto para o público, iniciando suas atividades. (TAURANAC, 2014, p. 230-231).

Fotografia de alguns convidados na festa de inauguração do Empire State, em 1 de maio de 1931. 

Assim, era concluído em 18 meses de obras, contando com mais de 3.500 trabalhadores, tendo custado quase 25 milhões de dólares (valores da época), o Empire State Building, medindo seus 381 metros de altura (sem contar a antena), divididos em 102 andares, construído em concreto, aço, tijolos, ferro, granito e mármore, em estilo art décor, tendo 208.879 m2 construídos, possuindo 73 elevadores. De 1931 a 1970 ele foi o prédio mais alto do mundo, por isso se tornou um ícone dos arranha-céus, além de se tornar um cartão postal da cidade de Nova York até hoje, fato esse que o prédio possui mirantes nos andares 86 e 102, recebendo milhões de turistas ao ano. 

Inclusive o turismo ajudou a recuperar os investimentos da construção, pois na década de 1930 o prédio teve vários andares vazios por conta da crise econômica, mas turistas visitam local mesmo assim. Somente na década de 1940 é que os andares de escritórios, lojas e restaurantes foram sendo preenchidos propriamente. Além disso, o edifício começou a aparecer em filmes, séries, novelas e desenhos, que ajudou sua popularização pelo mundo. O filme King Kong (1933) foi a primeira grande produção cinematográfica a usar o edifício como cenário. Criando uma das mais icônicas cenas do cinema preto e branco. 

Cena do filme King Kong (1933). Na época fazia dois anos que o prédio tinha sido inaugurado e não contava com sua antena de rádio ainda. 

NOTA: A Família Astor após a venda do seus dois hotéis, construiu outro maior na Avenida Park em 1931, consistindo no atual Hotel Waldorf Astoria. 
NOTA 2: Em 1965 foi instalada uma antena de rádio no Empire State Building, medindo 62 metros de altura, o que subiu a altura do edifício para 443 metros. Valor que conserva atualmente. 
NOTA 3: Atualmente o edifício é o 54o prédio mais alto do mundo. 
NOTA 4: Em 28 de julho de 1945 um pequeno avião de guerra que sobrevoava baixo a cidade, colidiu acidentalmente com o Empire State, atingindo o andar 79 e matando 14 pessoas. Na ocasião o dia estava nublado e com um forte nevoeiro. A imprudência do piloto o levou a voar baixo. 
NOTA 5: O filme Independence Day (1996) mostra o prédio sendo destruído por uma nave alienígena. 
NOTA 6: O Empire State aparece comumente nos quadrinhos, desenhos, filmes e jogos do Homem-Aranha
NOTA 7: Atualmente o prédio abriga uma exposição em homenagem ao King Kong. 
NOTA 8: Algumas empresas que possuem escritórios no prédio são: Linkedin, Shutterstock, Workday e Expedia
NOTA 9: Atualmente pelo menos 15 mil pessoas trabalham no edifício, embora ele receba milhares de visitantes. Muitos desses são turistas. 

Referências bibliográficas: 
DOUGLAS, George H. Skycrapers: a social history very tall building in America. New York, McFarland, 2004. 
LANGMEAD, Donald. Icons of American Archicture: From the Alamo to World Trade Center. Greenwood, Greenwood Icons, 2009. 
REIS, Ronald A. The Empire State Building. New York, Chelsea House Publishers, 2006. 
TAURANAC, John. The Empire State Building: The Making of a Landmark. New York: Scribner, 2014. 

LINK:

Nenhum comentário: