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Leandro Vilar

terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

Os piratas do Caribe

Pirata é o termo usado para os ladrões que agem nos mares. Pelo menos no sentido mais antigo da palavra, já que pirata também passou a se referir a produtores de mercadorias falsificadas, o que concedeu um novo sentido a palavra pirataria. Todavia, piratas existem desde a Antiguidade, se desconhecendo quando eles teriam surgido e começado os assaltos a embarcações e localidades costeiras. Na Roma Antiga, piratas sequestraram Júlio César, na Idade Média, os vikings atuavam como piratas, saqueando a Inglaterra, Escócia, Irlanda, França, Portugal e Espanha. A pirataria foi algo bastante comum no Mediterrâneo, mas também no Oceano Índico e no Oceano Pacífico na região da Indonésia, Vietnã, Filipinas e China. 

Entretanto, os piratas mais famosos da História atuaram no Oceano Atlântico, principalmente na região do Caribe, Antilhas e arredores, num período que ficou conhecido como a Era de Ouro dos Piratas (1660-1730). Assim, o presente texto apresentou alguns desses piratas famosos e o contexto da sua época, um período marcado por intensa atividade de pirataria que torno tal condição num problema internacional, gerando até mesmo uma guerra de caça aos piratas. 

Nomenclatura

A palavra pirata advém do latim pirata, que por sua vez, veio do grego peirates, que consiste numa palavra composta que significa "tentar com esforço", que acabou ganhando o sentido de assalto ou saque. Assim, já na Grécia Antiga e Roma Antiga, a palavra pirata já se referia a ladrões que atuavam no mar. 

Todavia, no século XVII surgiu a palavra flibusteiro, talvez de origem inglesa advindo de freeboat ou holandesa com . Essa palavra era usada principalmente pelos espanhóis, holandeses e franceses para se referir aos piratas que agiam especificamente no Caribe e nas Antilhas. 

Mas além dessa palavra, usava-se também o termo bucaneiro, palavra de origem francesa que advém de bucan, uma grelha usada para defumar carne. Originalmente os bucaneiros eram caçadores e pastores de vacas que habitavam Hispaniola, após serem expulsos, alguns aderiram a pirataria, e o termo ganhou nova conotação. O interessante é que esses primeiros piratas eram de origem espanhola, não francesa como comumente eram a maioria dos piratas que atuavam na região no século XVI. 

Entretanto, a palavra corsário apresenta algumas ligeiras diferenças. De origem italiana corsaro, essa palavra era empregada aos "piratas legalizados". Pode parecer estranho isso, mas ao longo da Idade Moderna e até no século XX durante as Guerras Mundiais, a pirataria foi legalizada através do corso. Dessa forma, um corsário era um homem que recebia ou fazia contrato com um capitão que dispunha uma carta de corso, a qual era emitida por uma autoridade política que legitimava aquele homem a contratar tripulação e armar navio ou navios para empreender atos de corso, que basicamente consistiam em práticas similares a pirataria como saquear, sequestrar, extorquir e invadir. Todo o butim conseguido pelos corsários seria revertido ao seu contratante, que por sua vez, pagaria o salário deles, diferente dos piratas que roubavam para benefício próprio e agiam como foras da lei.

Devido ao corsário agir da mesma forma que um pirata, em muitas vezes a documentação não distinguia pirata de corsário, sendo ambos tratados da mesma forma. As vezes alguns documentos especificavam que determinado homem seria um corsário, o que significava que ele estava amparado por uma carta de corso. Porém, para povos que eram inimigos, um corsário era o mesmo que pirata. Assim, Francis Drake que foi um corsário inglês famoso, para os espanhóis não passava de um pirata canalha. 

A pirataria surge no Caribe

Embora Cristóvão Colombo tenha chegado ao Caribe em 1492, somente no século XVI é que a região começou a ser mais frequentada pelos europeus, especialmente os espanhóis, os quais passaram a dominar aquela região, todavia, piratas franceses (ou filibusteiros) começaram a rondar aquelas águas e ilhas. Relatos de 1513 citam que a Casa de Contratación, a qual cuidava das expedições às Índias, informou a presença de navios franceses no Mar do Caribe. Eles as vezes vinham do Brasil, onde iam coletar pau-brasil. A situação se tornou tão recorrente, que em 1514 foi ordenado que o governador do Panamá armasse homens e navios para combater os piratas franceses. (MOREAU, 2012). 

Mapa do Mar do Caribe e arredores, mostrando a área de atuação dos piratas durante a Idade Moderna. 

A quantidade de navios aumentou significativamente a partir da década de 1520, quando o Império Asteca foi subjugado por Hernán Cortés e o Vice-Reino da Nova Espanha foi fundado. Por esse período, vilas e portos já tinham sido fundados em Cuba, Jamaica, Porto Rico, Panamá, entre outras ilhas das Antilhas. Isso intensificou o tráfego de navios espanhóis para a América Central, um dado importante, pois piratas existem em localidades onde possam conseguir mercadorias ou dinheiro. E isso ocorreu logo cedo, quando em 4 de janeiro de 1522, a fortaleza de Santo Domingo na ilha de Hispaniola (atualmente República Dominicana), foi atacada por piratas franceses, tratando-se do primeiro grande ataque pirata naquele século. (MOREAU, 2012). 

Data também de 1522 a ação do corsário Jean Fleury, que atacou os navios espanhóis que partiram de Veracruz, carregados com o saque efetuado por Cortés nas cidades Astecas. O ataque foi tão agravante que parte do saque foi roubado pelos corsários franceses, levando o rei espanhol Carlos I a criar a Frota da Prata (chamada de Flota de Índias em espanhol) composta por galeões mercantes os quais eram escoltados para protegê-los de corsários e piratas. Diante disso, pelos duzentos anos seguintes a Frota da Prata sempre partia de Sevilha para a América Central, passava meses aguardando os carregamentos de prata, ouro e outras mercadorias e depois era escoltada de volta a Espanha. Em algumas ocasiões a frota era atacada, mas conseguia resistir, em outras ela foi roubada. 

Jean-Pierre Moreau (2012) aponta que a maioria dos piratas (flibusteiros como ele se refere para essa época) eram de origem francesa, cujos navios zarpavam de Ponant no noroeste da França. Eram homens de provenientes principalmente da Normandia e La Rochelle, localidades com importantes portos no país, inclusive dos quais zarpavam navios enviados ao Brasil para coletar pau-brasil. Assim, dessa forma, no século XVI a pirataria caribenha foi dominada principalmente pelos franceses, embora que espanhóis oriundos do País Vasco também atuaram nessas ações. 

A presença de piratas no Caribe aumentou ao longo do XVI à medida que se passou a cultivar cana de açúcar e tabaco, mas principalmente por conta dos navios que transportavam ouro e prata saqueados do antigo Império Asteca e de seus povos subordinados. Mais tarde com a descoberta das minas de prata no Peru e na Bolívia, como em Potosí, os carregamentos de prata cresceram volumosamente no final do XVI. A partir de 1550 o número de ataques à cidades, portos e vilas cresceu bastante na região, levando o governo espanhol a mandar construir fortalezas e fortes para assegurar seus domínios, já que a maioria dos piratas e corsários desse período eram franceses.

"As operações de obstrução acompanharam de forma natural o desenvolvimento das cidades espanholas do Caribe, primeiro Santo Domingo, Porto Rico e Cuba, depois as cidades de Tierra Firme e finalmente Honduras. No segunda metade do século, o Caribe como um todo estava ameaçado (Panamá, Nova Espanha, Flórida), e tivemos que esperar Madrid decidiu ampliar a sua rede de pontos fortificados na área para que o a tensão diminuirá um pouco. Assim, Santo Domingo, Havana ou Cartagena Eles conheceram um pouco mais de segurança depois que suas cidadelas foram erguidas. No mínimo, os predadores pensaram duas vezes antes arriscar um ataque a essas cidades. Em vez disso, nossos aventureiros Eles se renderam alegremente à captura de navios no porto ou no mar, Fizeram incursões em terras desprotegidas, em engenhos de açúcar, fazendas e plantações, para obter alimentos, reféns para exigir resgate e bens pegar". (MOREAU, 2012, p. 63, tradução nossa). 

No começo do século XVII o corsário francês Charles Fleury, entre 1610 e 1620 realizou uma série de ataques pelo Caribe, sendo considerado o corsário e pirata mais famoso do período. Em 1611 ele capturou uma caravela cheia de couro e cochonilha, um inseto parasitário usado para se extrair caro pigmento. As autoridades espanholas tentaram negociar com Fleury a devolução do navio e seu carregamento, o que ele se negou em fazer. Mais tarde em 1614 foi capturado pelos ingleses e ficou presos alguns meses, conseguindo que pagassem sua liberdade. Como ele era um corsário detinha direitos, se fosse um pirata, provavelmente teria sido enforcado. Após retornar a ativa em 1615, Fleury teve problemas num ataque a arquipélago português dos Açores, onde perdeu vários homens, retornando para a França em seguida. No ano de 1618 a carta de corso de Charles Fleury foi renovada, autorizando a saquear navios espanhóis e portugueses também. Assim, ele armou três navios e zarpou para o Caribe, realizando vários assaltos pelos anos seguintes, chegando a trabalhar com o pirata holandês Hendrick Lucifer a partir de 1619, cooperando em alguns assaltos. (MOREAU, 2012). 

Piratas e corsários holandeses e ingleses chegam ao Caribe

Durante o século XVI os franceses dominaram a pirataria caribenha, depois deles tínhamos espanhóis oriundos do reino ou das colônias. Todavia, a pirataria na região teve uma queda entre as décadas de 1590 e 1610, quando as defesas espanholas conseguiram pacificar aquelas ilhas e águas graças o investimento em fortalezas, fortes e patrulhas. 

Diferente dos espanhóis, portugueses e franceses que investiram logo cedo na exploração das Américas, os ingleses e holandeses chegaram bem mais tardiamente, somente no século XVII que eles começaram a investir em colônias, antes disso, eles visitavam as Américas por comércio, mapeamento, ou através de atos de pirataria ou corso. Como os ataques dos corsários ingleses ocorridos no Brasil. O corsário Thomas Cavendish atacou as vilas de Santos e São Vicente em 1591, anos depois o corsário James Lancaster atacou Recife em 1595. Já em 1599 os capitães holandeses Hartman e Boers atacaram Salvador e os arredores, depois seguiram para o Caribe, antes de retornar a Holanda. (FRANÇA; HUE, 2014). 

Todavia, o corsário mais notável desse final de século foi Sir Francis Drake (c. 1540-1596), considerado um "maldito pirata" pelos espanhóis e inimigo público no império espanhol. Entre 1577 e 1579, Drake atacou navios e portos espanhóis no Pacífico, desenvolvendo sua fama de corsário e irritando os espanhóis, algo que culminou em 1588 com a derrota da Armada Invencível, uma poderosa armada espanhola que foi vencida pelos ingleses, numa trágica e decepcionante batalha naval para a coroa espanhola. Drake participou dessa batalha e depois disso voltou a comandar ataques aos domínios espanhóis, morrendo de disenteria em 1596 durante o cerco a cidade de San Juan, em Porto Rico, no Caribe. 

Sir Francis Drake foi um notório corsário inglês, mas para os espanhóis era um pirata que causou muito problemas para eles e sua cabeça foi posta a prêmio. 

Nas primeiras décadas do século XVII, os ingleses e os holandeses empreendiam viagens às Américas, mapeando suas costas. Os ingleses exploravam o que hoje é a costa dos Estados Unidos, apesar que os espanhóis já ocupassem a Flórida e os franceses já estivessem montando assentamentos no Canadá. Por sua vez, os holandeses depois dos ataques realizados ao Brasil, decidiram retornar com uma frota e atacaram Salvador em 1624, então capital da colônia. A ocupação da pequena cidade durou quase um ano até que as forças holandesas a abandonaram devido a poderosa armada enviada pelo rei Filipe III de Espanha, então governante também de Portugal e suas colônias. 

Apesar da perca de Salvador, os holandeses através da Companhia das Índias Ocidentais (West-Indische Compagnie - WIC) decidiu não desistir de retornar ao Brasil. Então a empresa de capital público e privado passou os anos seguintes reunindo dinheiro para um novo ataque. Como havia a necessidade de muito dinheiro, a companhia decidiu investir em atos de corso. Assim, num feito ousado, o almirante Piet Heyn (1577-1629) comandou um arriscado assalto a Frota da Prata em 1628, emboscando-a à noite perto de Cuba, onde alguns dos navios foram capturados e saqueados. A prata, ouro e outras mercadorias obtidos ajudaram nos preparativos de uma nova expedição ao Brasil, resultando no ataque de 1630 as vilas de Olinda e Pernambuco, que foram ocupadas, dando início ao Brasil Holandês (1630-1654). 

"Entre as décadas de 1620 e 1640, os holandeses foram os maiores predadores do Mar do Caribe. Além das poderosas armadas comandadas por Peter Schouten (1624), Hendriksz (1625), Piet Heyn (1626), Hendrik Jakobs Lucifer (1627), novamente Piet Heyn, que capturou a frota de Juan de Benavides em Matanzas (1628), e Hanspater, que tomou Santa Marta (1630), numerosos empresários privados também participaram do corso. Em geral, os obstrucionistas holandeses usaram como base a ilha de Curaçao, colonizada desde 1634 por Joannes Van Walbeck, e as demais possessões mantidas pelas potências do norte da Europa, especialmente San Cristobal ou Providencia, colonizadas pelos ingleses em 1629". (MOREAU, 2012, p. 87, tradução nossa). 

Um corsário holandês que se destacou também nas décadas de 1620 e 1630 foi Cornelis Jol (1597-1641), apelidado de Houtebeen, ou "Perna de Pau". Inclusive ele foi a inspiração para o estereótipo dos piratas com pernas de pau. Inicialmente ele era da marinha, tendo feito carreira nessa, quando em 1628 devido ao seu bom desempenho na Guerra dos Oitenta Anos (1568-1648), foi contratado pela empresa da Companhia das Índias Ocidentais (WIC), para comandar ataques de corso na costa africana, especialmente contra as colônias portuguesas de Angola e São Tomé e Príncipe. Com seu êxito na África, Jol foi enviado para as Américas, realizando ataques pelo Caribe e até no Brasil. Morreu de malária em 1641 na ilha de São Tomé. (MOREAU, 2012). 

Em sua carreira pelo Caribe, Cornelis Jol, o Perna de Pau conheceu um pirata chamado de Diego, o Mulato, o qual era de origem espanhola, provavelmente nascido em alguma colônia caribenha. Pouco se sabe sobre a proveniência de Diego, além de haver questionamentos quanto a sua origem, se ele seria sevilhano ou cubano, além de que sua identidade também é questionável, pois ele aparece na documentação com vários nomes como: Diego Grillo, Diego MartinDiego de la Cruz, Diego de los Reyes, Dieguillo, Diego Lucifer, Diego, o Mestiço etc. Alguns historiadores questionam se todos esses nomes se refeririam ao mesmo homem ou não. Inclusive uma das histórias associava Diego como sendo um filho bastardo do pirata holandês Hendrick Lucifer (1583-1627), famoso por ter roubado vários navios durante os anos que esteve em atividade pelo Caribe, chegando a ser parceiro de crime de Charles Fleury. (MOREAU, 2012).

Diego, o Mulato participou do ataque holandês a Honduras em 1633, onde conheceu Jol, Perna de Pau, o que chamou a atenção de corsários holandeses que o contrataram. Assim, no assalto a ilha de Curação em 1636, Diego seria um corsário. Dois anos depois Diego realizou alguns ataques em Cuba, tentando extorquir comerciantes e as autoridades. Em 1641 ele comandou ataques em Honduras e no México. No ano seguinte foi relatado um assalto seu em Trujillo (atualmente no Peru). Nos anos seguintes há mais relatos creditando crimes a Diego, o Mulato até 1648, depois disso as informações somem e a partir de 1653 encontramos referências a um capitão pirata chamado Diego, o Mestiço, Diego Grillo, entre outros nomes, trabalhando ao lado de piratas franceses. Seria a mesma pessoa? Pois há menções a outros Diegos até 1673, o que dificulta acreditar ser o mesmo homem, ainda mais considerando que a expectativa de vida de um pirata era baixa. (MOREAU, 2012). 

Henry Morgan (1635-1688) em 1667 recebeu uma carta de corso do governador da Jamaica, na época a ilha pertencia aos ingleses, após conquistarem-na dos espanhóis. O governador autorizou Morgan a saquear navios e portos espanhóis pelo Caribe, e assim ele o fez, destacando-se inicialmente seus ataques à Cuba e o Panamá. Em 1688 ele atacou localidades na Venezuela e no Estreito de Gibraltar na Espanha. Em 1671 ocorreu seu ato mais ousado, atacar a Cidade do Panamá, embora que a invasão fracassou. No ano seguinte Morgan foi levado como prisioneiro para a Inglaterra, supostamente por ser julgado por atos de pirataria (embora ele fosse autorizado a fazer aquilo, pois era um corsário a serviço do governo colonial jamaicano). (ALLEN, 1976). 

Em 1673 ele retornou a Jamaica, ganhando cargos políticos, incluindo o de vice-governador. Mais tarde assumiu como governador interino três vezes, além de ter-se tornado fazendeiro. Depois ele ganhou até o título de sir (cavaleiro). Morgan também virou mercador e até participou do tráfico negreiro, financiando alguns comerciantes de escravos. Apesar de seu trabalho como político e fazendeiro, Morgan foi acusado de ainda praticar atos de pirataria, como o contrabando. De qualquer forma, ele faleceu de forma tranquila, já idoso, tendo uma carreira breve no corso. (ALLEN, 1976).

Retrato espanhol de Henry Morgan, chamado de Iuan nessa pintura. Ele foi um notório corsário e pirata inglês no século XVII. 

Mas se Henry Morgan teve uma carreira curta de corsário (embora mais tarde alguns escritores exaltaram isso), todavia, um contemporâneo seu se notabilizou na pirataria, sendo Henry Avery (1649-?). De origem pobre, entrou na Marinha Real como grumete (aprendiz de marinheiro), entre 1688 e 1690 serviu como oficial, mas abandonou o serviço por discordar do salário baixo, passando a atuar como marinheiro por contrato. Por volta de 1694 entrou na pirataria, mas ao invés de realizar ataques no Caribe ou em outras localidades nas Américas, Henry e seus homens focaram em saquear navios na costa africana e depois indo para o Oceano Índico, onde fez sua fama como pirata, saqueando navios em Madagáscar e ÍndiaE foi também pelos lados do Oceano Índico que outro pirata famoso atuava, o chamado Capitão Kidd (1645-1701), que se especializou nos ataques à costa africana, atuando em Madagáscar e nas Ilhas Maurício. Todavia, como Avery e Kidd não atuavam no Caribe, não irei aprofundar mais a respeito de suas carreiras. 

A Era de Ouro da Pirataria Caribenha (1713-1722)

"Os piratas da Era de Ouro não eram como os bucaneiros da geração de Morgan e nem como os piratas que os precederam. Diferentemente dos bucaneiros, eles eram bandidos notórios, considerados ladrões e criminosos por todas as nações, incluindo suas próprias. Ao contrário de seus antecessores piratas, eles estavam envolvidos em mais do que crimes simples e realizaram até mesmo uma revolta social e política. Eram marinheiros, trabalhadores forçados e escravos fugitivos se rebelando contra seus opressores: capitães, donos de navios e os autocratas das grandes plantações de escravos da América e das Índias Ocidentais". (WOODARD, 2014, p. 12).

Entre 1680 e 1730 grande parte dos piratas que assolaram o Caribe eram homens revoltados com a miséria e suas condições de origem e emprego, os quais decidiram fugir e se entregar a vida de crime para tentar conseguir algum dinheiro e iniciar uma nova vida. Dessa forma, houve em alguns momentos uma enxurrada de pobres descontentes e escravos foragidos que tentaram a sorte como piratas. (WOODARD, 2014). 

"Alguns piratas também tinham motivações políticas. A Era de Ouro irrompeu logo após a morte da rainha Anne, cujo meio-irmão e pretendente à sua sucessão, James Stuart, teve o trono negado porque era católico. O novo rei da Inglaterra e da Escócia, o protestante George I, era um primo distante da rainha falecida, um príncipe alemão que não ligava muito para a Inglaterra e não sabia falar sua língua. Muitos britânicos, incluindo alguns futuros piratas, acharam isso inaceitável e se mantiveram fiel a James e à Casa de Stuart. Vários dos primeiros piratas da Era de Ouro foram reunidos pelo governador da Jamaica, Archibald Hamilton, um simpatizante dos Stuarts que, aparentemente, pretendia usá-los como marinha de guerra rebelde para apoiar uma futura revolta contra o rei George. Como diz Kenneth J. Kinkor, do Museu da Expedição do Whydah, em Provincetown, Massachusetts, 'esses eram mais do que apenas alguns bandidos saqueando lojas de bebidas'.". (WOODARD, 2014, p. 13, grifos meu).

Foi nesse período da Era de Ouro que os mais notórios piratas caribenhos estiveram em atividade, alguns entraram na pirataria por motivos diversos e até tiveram carreiras bem curtas, diferente do que costumamos imaginar. No entanto, fiz menção a alguns deles aqui.

Um corsário inglês chamado Henry Jennings (c. 1685 - c. 1745) atacou a Frota do Tesouro de 1715, a qual partiu de Havana em Cuba. Jennings era veterano da Guerra de Sucessão Espanhola (1702-1714), atuando como corsário a serviço do governo jamaicano. Embora fosse corsário, ele atacou a Frota do Tesouro, conseguindo assaltar alguns dos navios e levando suas mercadorias para serem negociadas em Nova Providência nas Bahamas, na época, ilha dominada por piratas. Foi a partir disso que ele engajou-se na pirataria, vindo a conhecer piratas como Benjamin Hornigold e Edward England. Jennings seguiu como pirata até 1718 quando aceitou o Ato da Graça ou Perdão do Rei, decreto que concedia perdão aos piratas que se entregassem e passassem a cooperar com as autoridades. Assim, ele abandonou a pirataria e comprou propriedades para si, seguindo uma vida afastado do mar. (EARLE, 2003). 

Benjamin Hornigold (c. 1680-1719) era de origem inglesa e entrou para a pirataria por volta de 1713 ou 1714, assaltando pequenas embarcações nas Bahamas, especialmente em torno da Nova Providência, maior ilha do arquipélago. Se desconhece o ofício anterior de Hornigold, tampouco seu local de nascimento, mas ele conheceu em algum momento Henry Jennings, que em 1716 se destacou por assaltos a navios espanhóis e franceses pela Jamaica e Bahamas. De qualquer forma, ele se destacou em poucos anos no meio pirata caribenho, tendo conseguido um bom navio chamado Ranger em 1717, se tornando sua principal embarcação. (EARLE, 2003). 

Entretanto, Hornigold apesar de ter sido um pirata famoso, ele também era odiado entre o meio pirata, pois em 1717 ele aceitou o acordo do Ato da Graça, documento expedido pelo rei George I da Inglaterra que concedia o perdão real a todos os piratas que abandonassem a pirataria e cooperassem no combate a mesma. Hornigold fechou acordo com o governador Wood Rogers das Bahamas para caçar piratas, o qual lhe ofereceu um pagamento alto por isso, assim, ele passou de 1717 a 1719 atrás de seus antigos colaboradores. Em 1719 seu navio afundou durante um furacão, onde ele morreu. (EARLE, 2003). 

Outro pirata famoso no período foi Edward Teach (c. 1680-1718), o qual inicialmente serviu como marinheiro e talvez corsário, todavia, ele somente entrou na pirataria em 1716 quando conheceu Benjamin Hornigold nas Bahamas. A partir desse encontro, Teach decidiu ingressar na vida de pirata, vindo adotar o nome de Barba Negra, que ficaria famoso nos séculos seguintes. 

A captura do Barba Negra em 1718. Pintura de Jean Leon Gerome Ferris, 1920. 

"A barba de Teach era grossa e negra, tomava todo o seu rosto e tinha um comprimento extravagante, quase até sua cintura. E não era só isso: ele começou a separá-la em tranças que amarrava com fitas de diferentes cores. A barba tornou-se sua marca registrada, que funcionava não apenas para aterrorizar sua tripulação e seus oponentes, como também lhe garantiu uma duradoura notoriedade. Charles Johnson comentou que Teach 'assumiu o cognome de Barba Negra devido à quantidade de pelos que, como um meteoro aterrorizante, cobria todo o seu rosto e ameaçou mais a América do que qualquer cometa que tivesse aparecido por ali". (KLEIN, 2006, p. 116). 

Ironicamente, ele atuou como pirata apenas por dois anos, sendo morto numa batalha na costa da Carolina do Sul. Na época Teach e outros piratas que tinham negócios com Hornigold estavam fugindo dele, pois ele se tornou um traidor. Teach se aliou a um capitão pirata novato de nome Stede Bonnet e partiu para cometer assaltos nas Treze Colônias. 

Na mesma época desses dois piratas tivemos Charles Vane (1680-1721), conhecido por sua crueldade e atos de violência. Vane entrou na pirataria por volta de 1715, participando de assaltos a navios espanhóis na costa da Flórida. Ele depois ganhou rapidamente notoriedade, destacando-se entre os capitães piratas nas Bahamas. Em 1717 ele aceitou o Ato da Graça como Benjamin Hornigold, mas diferente deste, ele e seus homens fizeram isso apenas para despistar as autoridades, retomando a pirataria meses depois. Vane acabou sendo capturado em 1719 após um naufrágio, foi enviado para prisão e enforcado em 1721 por seus crimes. (WOODARD, 2014).

Entre os subordinados de Charles Vane estavam dois piratas famosos: Edward England (c. 1685-1721) e Calico Jack (1682-1720). England entrou na pirataria por volta de 1715 quando conheceu Henry Jennings, mais tarde aliou-se a Charles Vane. Após 1718 abandonou o Caribe para escapar das autoridades após ter quebrado o acordo do Ato de Graça. Seguiu para África, onde conheceu Bartholomew Roberts. Vindo a morrer de causas desconhecidas poucos anos depois em Madagascar ou arredores. (WOODARD, 2014).

Bandeira pirata atribuída a Edward England. 

Se desconhece quando Calico Jack entrou na pirataria, mas em 1718 ele era um dos subordinados de Charles Vane, sucedendo-o no comando do navio Ranger. Pouco se sabe sobre os crimes cometidos por Jack, porém, ele é lembrado por ter empregado duas piratas mulheres em sua tripulação: Anne Bonny (1702-1721) e Mary Reed (1684-1721). A presença de mulheres na pirataria era algo raro, pois era um meio profundamente masculino e até evitava-se manter mulheres abordos para não tirar a concentração dos homens e evitar brigas pelo assédio sexual e disputa delas. Se desconhece como Mary e Anne foram se tornar membras da tripulação de Calico Jack, embora sugira-se que Anne fosse esposa de um dos subordinados de Jack. Entretanto, sua carreira de pirata foi curta, pois em 1720 ele foi capturado numa operação ordenada pelo governador Woodes Rogers. Jack foi enforcado naquele mesmo ano, já Anne e Mary morreram no ano seguinte. Embora algumas lendas sugiram que elas foram perdoadas, pois se arrependeram de seus atos, outra versão diz que elas estavam grávidas, então o juiz decidiu poupar a vida delas. (EARLE, 2003). 

Anne Bonny e Maria Read segundo ilustração do livro Uma História Geral dos Piratas (1724) de Daniel Dafoe. 

Enquanto Hornigold, Barba Negra, Vane, England e Calico Jack foram homens cujo passado é desconhecido, um pirata um tanto inusitado foi Stede Bonnet (1688-1718), o qual era um rico fazendeiro que teve o sonho de se tornar um pirata. Ele comprou uma chalupa e lhe deu o nome de Revenge, então contratou marinheiros e piratas e partiu para assaltar pequenas embarcações por volta de 1717. Naquele mesmo ano em Nassau, nas Bahamas, ele conheceu Barba Negra e se juntou a ele nos assaltos cometidos pelas da Carolina do Sul e Carolina do Norte. Lá Bonnet foi traído por Barba Negra que lhe roubou parte do saque e de sua tripulação que desertou. Bonnet tentou negociar uma carta de corso, mas falhou. Na Carolina do Sul foi capturado numa operação de caça a piratas, sendo enforcado em dezembro de 1718 em Charleston. (KLEIN, 2006). 

A ilha de Tortuga: o refúgio dos piratas

É comum encontrar em filmes, jogos e livros menções a Tortuga, uma ilha que ficou famosa por servir de refúgio de piratas. Por conta disso, há quem pense que essa ilha era escondida ou de difícil localização, de forma que as autoridades não conseguiam encontrá-la e invadi-la, mas a realidade é bem diferente. Tortuga é uma ilha com 180 quilômetros quadrados, ficando situada a norte do Haiti (antiga ilha de Hispaniola). Além disso, ela dista algumas centenas de quilômetros de Cuba, localidade atacada várias vezes pelos piratas devido a Frota do Tesouro passar por lá. 

Localização da ilha de Tortuga, no Haiti. 

Tortuga foi "descoberta" pelos espanhóis durante a segunda expedição de Cristóvão Colombo, em 1494. Todavia, somente no século XVI ela começou a ser colonizada, no que ocasionou na morte e escravidão dos nativos, estabelecendo-se fazendas e vilas. Em algum momento daquele mesmo século, piratas encontraram oportunidades de negócios em Tortuga, podendo usar a ilha como ponto de abastecimento, descanso e para negócios ilegais, como contrabando de tabaco e açúcar. 

No século XVII Tortuga se tornou um problema grande, por volta de 1625, corsários franceses e ingleses invadiram e saquearam a ilha, inclusive tentaram retirá-la do controle da Capitania de São Domingos, a qual englobava a ilha de Hispaniola e seu arquipélago. Em 1629 Dom Fradique de Toledo, capitão-mor de São Domingos invadiu Tortuga e expulsou os franceses e ingleses, em seguida mandou construir um forte para proteger a ilha. Mais tarde novas fazendas foram estabelecidas. O governo espanhol julgava que a presença do forte ali inibiria o retorno dos corsários e piratas, mas isso não se revelou numa medida derradeira. A ilha foi novamente invadida pelos franceses e até pelos holandeses. De 1630 a 1654, a ilha foi disputada várias vezes, trocando de domínio, enquanto isso ocorria, os piratas se aproveitavam da instabilidade para continuar a frequentar o local e fazer seus negócios. (MOREAU, 2014). 

Na década de 1660 os espanhóis e holandeses desistiram de Tortuga, mas os ingleses e franceses continuaram a disputar seu controle. No final daquela década o corsário Henry Morgan chegou a recrutar piratas na ilha para sua campanha no Panamá. Observa-se que a pirataria nunca foi extinguida em Tortuga, inclusive as autoridades faziam vista grossa para isso quando lhe convinha. Os corsários ingleses e franceses quando precisavam de mão de obra, iam a ilha recrutar piratas. (MOREAU, 2014). 

Ilustração do século XVII mostrando a ilha de Tortuga. 

Nassau: a república dos piratas (1713-1720)

Embora Tortuga tenha ficado famosa como um refúgio para piratas, a ilha não necessariamente esteve sob controle deles. Na maior parte do tempo, ela esteve em disputa por quatro países como comentado anteriormente, todavia, a ilha da Nova Providência, nas Bahamas, cuja capital é a cidade de Nassau, essa sim por alguns anos foi uma cidade fora da lei, sendo administrada por piratas. 

Nassau foi fundada em 1670 pelos ingleses, sendo chamada Charles Town em homenagem ao rei Charles II da Inglaterra. A cidade se tornou o principal porto e base de operações inglesa no arquipélago das Bahamas, levando os espanhóis a entrarem em conflito pela disputa do controle daquele território. Em 1684 a cidade foi invadida por tropas espanholas e incendiada. A cidade foi reconstruída totalmente em 1695, sendo renomeada como Nassau, uma homenagem ao rei Guilherme III da Inglaterra, que era de origem holandesa, pertencente a Casa de Orange-Nassau. (MARLEY, 2005). 

Localização de Nassau nas Bahamas. A cidade fica num ponto estratégico no arquipélago, além de ficar perto da Flórida e de Cuba, distando menos de 300 quilômetros de ambos. 

A cidade voltou a prosperar por poucos anos, pois a partir de 1703 no contexto da Guerra de Sucessão Espanhola (1702-1714) ela foi atacada algumas vezes pelos espanhóis e até pelos franceses, o que arruinou sua prosperidade e defesas militares. Estando a cidade em crise após uma década de ataques, os piratas aproveitaram para se apossar dela. Credita-se a Benjamin Hornigold (c. 1680-1719) a ideia de fundar uma "república" dos piratas em Nassau. (WOODARD, 2014). 

Assim, em 1713 ele invadiu a cidade com seus homens e tomou o poder. O pirata Thomas Barrow (?-1726) chegou a se proclamar governador da Nova Providência, alegando ser por direito o senhor daquela república de piratas. De fato, ele não governou sozinho, se é que realmente mandava em algo, pois Nassau era administrada por um conselho formado por capitães piratas, o que incluía Hornigold e Barrow. Inclusive a própria ideia de ser uma república hoje é considerada algo romanceado pelos livros de pirataria. Nassau teria sido governada à base da violência e da intimidação. 

Nassau passou a ser o epicentro da pirataria caribenha, substituindo Tortuga, por conta disso, famosos piratas seguiam para lá, para descansar, morar e fazer negócios. Charles Vane, Edward Jennings, Calico Jack, Barba Negra, Stede Bonnet, entre outros piratas, todos passaram por Nassau em algum momento, pois ali eles sabiam que teriam um lugar para vender suas mercadorias roubadas ou contrabandeadas, além de poder comprar produtos e recrutar tripulantes. (KONSTAM, 2004). 

A quantidade de piratas em Nassau era tamanha que se desconhece o número deles. Relatos do XVIII falam de mais de mil piratas vivendo ali, além de centenas de navios. Independente dos valores exatos é sabido que a frota pirata de Nassau era bastante forte, pois o governo inglês não conseguiu vencê-la por anos. A realidade somente começou a mudar com o Ato da Graça em 1717 que dividiu os piratas, colocando uns contra os outros. Além disso, o governo inglês designou o capitão Woodes Rogers (c. 1679-1732) em 1718 como governador das Bahamas, incumbindo de iniciar a caça aos piratas e a retomada de Nassau, algo que ele conseguiu efetivar em 1720. Inclusive a cidade naquele ano foi atacada pelos espanhóis, mas eles falharam no intento, e dessa forma, Nassau foi retirada do controle dos piratas. (KONSTAM, 2004). 

O governador Woodes Roger (à direita) recebe um mapa da ilha de Nova Providência. Pintura de William Hogarth, 1729. 

Woodes Rogers governou as Bahamas até 1721, sendo sucedido por George Phenney que se manteve no cargo até 1727, quando Rogers assumiu novamente para seu último mandato, já que acabou falecendo em 1732. Ambos os governadores foram incumbidos de evitar que as Bahamas voltasse a se tornar um antro da pirataria caribenha. De certa forma eles conseguiram isso, apesar de não acabarem com a pirataria como o governo almejava, ainda assim, Nassau deixou de ser a capital da pirataria. 

Vida de pirata

A vida como pirata foi bastante idealizada pelos romances de pirataria e os filmes, logo, criou-se toda uma visão de que ser pirata era divertido, era viver emocionantes aventuras, uma vida de adrenalina e ação. Mas a realidade não era bem assim. 

Piratas no geral eram homens sem instrução escolar, embora conhecessem o básico do ofício de marinheiro, assim como, eram homens provenientes das classes baixas, sendo mal-educados e rudes. Os piratas sabiam muito bem que viveriam uma vida de crimes, a ideia de que seriam foras da lei como Robin Hood ou o conceito de banditismo social, os quais levariam tais homens a pirataria como reação a opressão social, assim eles confrontariam o sistema e os poderosos, isso é uma percepção idealizada surgida no século XX. 

Piratas conferindo o saque. Mary Mapes Dodge, 1873. 

A maioria dos piratas eram realmente homens inconformados com suas vidas, marinheiros que ganhavam muito pouco e até sofriam castigos físicos, criminosos foragidos, pobres cansados de seus ofícios, escravos que buscavam liberdade, corsários e capitães que viram uma chance de enriquecer. Sendo assim, a pirataria reunia toda a diversidade de homens, desde capitães mais instruídos até homens analfabetos e rudes, os quais acreditavam que poderiam conseguir algum dinheiro como criminoso. (KONSTAM, 2004). 

A vida de pirata realmente envolvia aventura, mas os riscos eram altos e as recompensas no geral não eram satisfatórias. A maior parte dos piratas eram tolos iludidos, que acabavam morrendo nas batalhas, afogado, doente, em brigas ou executado, pois em diferentes épocas a pena para o crime de pirataria era a morte. Além disso, nos navios piratas a tripulação estava sujeita a regras rígidas, as quais prezavam pela ordem e a lealdade. Desfeitas e erros poderiam ser punidos com castigos físicos ou redução da comida e da água. Piratas que adoeciam, se não tivessem significância, eram abandonados em algum porto ou ilha. Um capitão incompetente poderia até sofrer motim ou ser assassinado. As condições abordo não eram boas, navios superlotados, sujos e falta de acomodações adequadas. A ideia de que os piratas usariam grandes galeões é de ficção, a maioria comandava navios menores. (KONSTAM, 2004). 

Piratas se revoltando contra o castigo de um deles. Desenho de Harry Castlemon, 1898. 

Pela condição dos piratas não terem na maior parte das vezes uma boa instrução, não era incomum eles se envolverem com os vícios, gastando o dinheiro que ganhavam com bebida, apostas e mulheres. Alguns mais instruídos conseguiam juntar dinheiro e abandonavam a vida de pirata, mas isso era raro por conta da falta de consciência, mas também de não terem tempo. A média de vida de um homem nessa atividade era curta. (KONSTAM, 2004). 

Barba Negra começou na pirataria em 1716, foi morto em 1718. Benjamin Hornigold começou em 1712 ou 1713, morreu em 1719. Calico Jack começou em 1718 e foi enforcado em 1720. Claro que alguns piratas conseguiram viver mais tempo, especialmente os capitães como Henry Avery, Charles Fleury, Diego, o Mulato, Rock Brasiliano, mas eles eram exceções. Muitos recrutas tinham alto risco de morrer durante um assalto, especialmente os que não tinham treinamento em combate, algo comum da maioria dos piratas. 

Uma História Geral dos Piratas (1724)

Uma das formas pelas quais a Era de Ouro da Pirataria Caribenha se tornou rapidamente popular foi graças a um livro publicado ainda no final dela, intitulado A General History of the Robberies and Murders of the most notorious Pyrates (1724), escrito pelo misterioso capitão Charles Johnson, o qual nunca foi identificado. O livro foi publicado pela editora Charles Rivington e se tornou um sucesso imediato, ganhando novas edições até 1728. Em cada edição aumentava-se o número de capítulos sobre os piratas, além de virem com gravuras representando os mesmos. 

Frontispício da primeira edição do livro. 

Já se disse que o livro seria uma biografia ou obra de história sobre os piratas da Idade Moderna, mas na verdade o livro combina estilo jornalístico e literário. Apesar de ele mencionar alguns documentos do período, cada capítulo que aborda um pirata em específico, apresenta um tom literário, inclusive relatando acontecimentos baseados em boatos e informações sensacionalistas, sobretudo acerca dos piratas mais antigos e aqueles que tinham pouca documentação disponível. Soma-se a isso o fato de não se conhecer a identidade do tal capitão Charles Johnson. 

O livro se tornou um rápido sucesso, ganhando várias edições em poucos anos e vendendo milhares de cópias pelo Reino Unido. A Era de Ouro dos Piratas tinha chegado ao fim, porém, o interesse por aqueles criminosos era ainda grande, especialmente para as pessoas que viviam longe das notícias das colônias. Assim, a obra era vendida muito mais pela curiosidade do que um relato fatídico daquele período de crimes. 

Não obstante, embora o livro se refira a notórios piratas como Barba Negra, Henry Avery, Stede Bonnet, Calico Jack, Bartholomew Roberts, Capitão Kidd, Black Bellamy, Anne Bonny, Mary Read. Além disso, vários capítulos são dedicados a piratas que não ficaram propriamente famosos, sendo esses subordinados do Barba Negra, Ned Low, Bartholomew Roberts, entre outros. No entanto, curiosamente o livro não aborda dois piratas notórios: Benjamin Hornigold e Charles Vane. 

Em 1932 o crítico literário John Robert Moore lançou a hipótese de que Charles Johnson seria um pseudônimo de Daniel Defoe (1660-1731), famoso escritor e jornalista da época, conhecido mundialmente pelo seu romance Robison Crusoé (1719). Condição essa que após tal hipótese, várias edições do livro passaram a trocar Charles Johnson pelo nome de Daniel Defoe, apesar que isso não seja certeza, pois mais tarde outros estudiosos contestaram os argumentos de Moore. (FURBNANK, 1994). 

Estereótipos sobre os piratas caribenhos 

Embora a literatura sobre piratas começou a despontar com Uma História Geral dos Piratas (1724), entretanto, foi somente um século depois que vários estereótipos dos piratas começaram a se consolidar. Um dos livros que contribuiu bastante para isso foi A ilha do tesouro (1883) de Robert Louis Stevenson (1850-1894). Stevenson foi um escritor e poeta escocês que se especializou em livros sobre relatos de viagem, condição que influenciou bastante uma de suas obras mais famosas, A ilha do tesouro, a qual aborda piratas.

Neste livro acompanhamos a busca do tesouro perdido do capitão James Flint, que é ambicionado por marinheiros e piratas. Além de popularizar o imaginário de piratas enterrando baús cheios de moedas de ouro ou prata em praias de areias brancas, o livro também lançou outros estereótipos como a forma dos piratas se comportarem e até uma referência a piratas sem uma perna, como no caso de Long John Silver. Mas diferente dos piratas com perna de pau, esse personagem usa uma muleta. Além disso, o livro mostra a presença de papagaios e do tapa-olho, duas características marcantes do imaginário dos piratas. 

Capa de uma edição de 1911 de A ilha do tesouro. 

Dirigido para o público infanto-juvenil, já que um dos protagonistas é um adolescente chamado Jim Hawkings, A ilha do tesouro ganhou rápido sucesso, sendo adaptado para o teatro, filmes, desenhos e quadrinhos. As ilustrações das várias edições ajudaram a desenvolver o imaginário dos piratas, mostrando eles usando bandanas vermelhas, camisas brancas, calças pretas, chapéus tricórnios, brinco de argola, rostos barbeados, faixas na cintura etc. Isso tudo foi amplamente explorado nos filmes. 

A temática de piratas começou a ganhar a atenção dos leitores. O escritor italiano Emilio Salgari publicou Il corsaro nero (1898), o qual coloca um nobre italiano partindo em busca de vingar seus irmãos que foram assassinados por piratas. O livro fez sucesso e rendeu três continuações, mais tarde foi adaptado para o cinema. Os anos 1900 a 1940 vão popularizar contos sobre piratas, temática em alta em narrativas de aventura mais realistas, já que nesse período despontava nos Estados Unidos as revista pulp, que traziam aventuras de ficção científica, de terror e fantasia. O famoso escritor inglês Arthur Conan Doyle, conhecido pelas histórias sobre Sherlock Holmes se rendeu a temática de pirataria e publicou alguns contos curtos num livro chamado Pirate Tales and Blue Water (1922). O escritor Robert Howard escreveu algumas novelas retratando Conan, o Bárbaro como pirata. Uma das mais famosas é A Rainha da Costa Negra (1934). 

Dessa forma a pirataria estava em alta na literatura do início do século XX, algo bastante perceptível em narrativas mesmo que não abordassem piratas diretamente como o caso do livro infanto-juvenil Peter Pan & Wendy (1911), em que o principal antagonista do herói é o pirata Capitão Gancho. Inclusive esse livro foi responsável por popularizar outro estereótipo associado aos piratas, o uso de um gancho no lugar de uma mão decepada. Apesar de que diferente das pernas de pau, as quais foram algo realista, usar um gancho não é algo convencional. 

Peter Pan confrontando o Capitão Gancho. Ilustração de F. D. Bedford para uma edição de 1912 do livro. 

Por sua vez, a temática da pirataria ganhou espaço no cinema. Filmes de piratas começaram a serem produzidos logo cedo, os mais antigos conhecidos datam de 1908, entretanto a temática somente se popularizou entre as décadas de 1940 e 1960, em que tivemos mais de 50 produções sobre o tema, a maioria tratando-se de filmes de aventura envolvendo algum herói que tinha que resgatar sua amada em perigo, embora houvesse filmes de comédia também, além de produções onde traziam piratas bons contra piratas malvados. Foi nesse período que também se lançou seriados sobre piratas sendo a mais popular The Bucanneers (1956-1957). 

The Bucanneers foi uma popular série sobre piratas na década de 1950, produzida no auge das produções sobre pirataria. 

Piratas famosos da Idade Moderna

  • Jean Fleury (14?? - c. 1527)
  • Charles Fleury (15??-16??)
  • Hendrick Jacobszoon Lucifer (1583-1627)
  • Diego, o Mulato (16??-16??)
  • Rock Brasiliano (c. 1630-1671)
  • Henry Avery (1649-?) 
  • Thomas Griffin (16??-1691)
  • Benjamin Hornigold (c. 1680-1719)
  • Edward Teach, o Barba Negra (c. 1680-1718)
  • Charles Vane (1680-1721)
  • Thomas Barrow (16??-1726)
  • Bartholomew "Black Bart" Roberts (1682-1722)
  • John "Calico Jack" Rackham (1682-1720)
  • Mary Read (1684-1721) 
  • Henry Jennings (c. 1685 - c. 1745) 
  • Edward England (c. 1685-1721)
  • Stede Bonnet (1688-1718)
  • Samuel "Black Sam" Bellamy (1689-1717)
  • Edward "Ned" Low (c. 1690-1724)
  • Israel Hands (c. 1701 - c. 1724) 
  • Anne Bonny (1702-1721) 

Corsários famosos na Idade Moderna
  • Jacques de Sores (15??-15??)
  • François le Clerc, o Perna de Pau (15??-1563)
  • Francis Drake (c. 1533-1596)
  • Thomas Cavendish (1560-1592)
  • Cornelis Jol, o Perna de Pau (1597-1641)
  • Henry Morgan (1635-1688)
  • William Kidd (1645-1701)
  • Amaro Pargo (1678-1747)

NOTA: Não há um consenso de quando ocorreu a Era de Ouro da Pirataria, diferentes autores apontam datas entre 1650 a 1730, alguns preferem reduzi-la para 1700 a 1730, considerando-o esse período realmente o auge da pirataria caribenha quando atuaram os mais notórios piratas da História. Outros optam e recuar a data para meados do século XVII, englobando ações de corsários como Henry Morgan. 

NOTA 2: Em termos atuais a franquia Piratas do Caribe (2003-2017) são os filmes mais famosos sobre piratas. 

NOTA 3: O Barba Negra é o pirata mais famoso nos cinemas, havendo vários filmes sobre ele. No caso das séries temos algumas como Blackbeard (2005), Blackeard (2006) e Crossbones (2014), todavia, nenhuma dessas séries fez sucesso. 

NOTA 4: A série Black Sails (2014-2017) abordou a Era de Ouro da Pirataria mesclando fatos com ficção. A trama aproveita inclusive personagens de A ilha do tesouro como o Capitão Flint e Long John Silver, colocando-os lado a lado de piratas reais do período. 

NOTA 5: O jogo Assassin's Creed IV: Black Flag (2012) apresenta uma trama ficcional em que acompanhamos o assassino e pirata Edward Kenway cooperando com piratas como Barba Negra, Charles Vane, Calico Jack, Anne Bonny, Mary Read, entre outros. 

NOTA 6: Atualmente One Piece é o mangá mais popular no mundo que aborda piratas. 

NOTA 7: O livro Captain Blood (1922) de Rafael Sabatini inspirou cinco filmes, peças de teatro, histórias em quadrinho e até jogos. Embora o livro hoje seja pouco conhecido, ele ficou notável por conta de seu personagem título. 

NOTA 8: O seriado Our Flag Means Death (2019-2022) apresenta a amizade de Stede Bonnet e Barba Negra numa produção de comédia com duas temporadas. 

Referências bibliográficas: 

ALLEN, H. R. Buccaneer: Admiral Sir Henry Morgan. London: Arthur Baker, 1976. 

EARLE, Peter. The Pirate Wars. London, Methuen, 2003. 

FRANÇA, Jean Marcel Carvalho; HUE, Sheila. Piratas no Brasil: as incríveis histórias dos ladrões dos mares que pilharam nosso litoral. São Paulo, Editora Globo, 2014. 

FURBANK, P. N; OWENS, W. R. Defoe de-attributions: a critique of J. R. Moore's checklist. London, Hambledon Press, 1994. 

KLEIN, Shelley. Os piratas mais perversos da história. Tradução de Magda Lopes. São Paulo, Editora Planeta Brasil, 2007. 

KONSTAM, Angus. Pirates: 1660-1730. Illustrated by Angus McBride. Oxford, Osprey, 2004. 

MOREAU, Jean-Pierre. Piratas: Filibusterismo y piratería en el Caribe y en los Mares del Sur (1522-1725). Madrid, Papeles del Tiempo, 2012. 

WOODARD, Colin. A república dos piratas. Barueri, Novo Século Editora, 2014. 

Links relacionados

O Barba Negra

A história por trás de Assassin's Creed


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