Pesquisar neste blog

Comunicado

Comunico a todos que tiverem interesse de compartilhar meus artigos, textos, ensaios, monografias, etc., por favor, coloquem as devidas referências e a fonte de origem do material usado. Caso contrário, você estará cometendo plágio ou uso não autorizado de produção científica, o que consiste em crime de acordo com a Lei 9.610/98.

Desde já deixo esse alerta, pois embora o meu blog seja de acesso livre e gratuito, o material aqui postado pode ser compartilhado, copiado, impresso, etc., mas desde que seja devidamente dentro da lei.

Atenciosamente
Leandro Vilar

terça-feira, 12 de março de 2024

Charles Boycott e a origem do boicote

Alguns nomes entraram para a História de forma negativa, sendo lembrados como tiranos, ditadores, criminosos, pessoas cruéis no geral. Mas há casos em que nomes acabam originando termos, como aconteceu com o militar britânico Charles Boycott, cujo nome originou a palavra boicote, uma forma de protesto. 

Charles Cunningham Boycott (1832-1897) era filho do reverendo William Boycott e Georgiana, tendo nascido em Norfolk, cidade onde seus antepassados habitavam desde o século XVII. Boycott foi enviado para estudar em Londres e não se interessou pela carreira religiosa do pai, mas demonstrou interesse na carreira militar, adentrando em 1848 na Royal Military Academy de Woolwich, graduando-se como oficial em 1850. Ele foi admitido no 39o Regimento de Infantaria

Retrato de Charles Boycott

Ele serviu regularmente no Exército pelos vinte e três anos seguintes, quando em 1872 recebeu um convite do governo para trabalhar nas terras de Lorde de Earne, John Critchton (1802-1885). O lorde possuía muitas terras na Irlanda e atuava como político na Inglaterra, não indo visitar suas propriedades no outro país. A contratação de Boycott ocorreu pela condição que o governo britânico começava a recrutar militares de carreira mal sucedida ou enfadados com seus postos. Na época ele contava com 40 anos, e era capitão. Então Boycott deixou o exército para aceitar o cargo, já que sua carreira militar estava estagnada. 

Boycott se mudou para Lough Mask no oeste da Irlanda, onde ficavam as terras de Lorde Earne. Ali Boycott recebeu um casarão e uma fazenda, onde além de atuar como agente de terras para o lorde e o governo, passou a ser fazendeiro também. Boycott viveu em Lough Mask pelos oito anos seguintes trabalhando de forma diligente, mas desenvolvendo inimizade com a maioria dos camponeses pela condição de ser rude e autoritário. 

Localização da região de Lough Maskn na Irlanda, onde Boycott viveu por 8 anos. 

Os atrasos dos aluguéis e outros tributos pelos quais Lorde Earne se queixava, devia-se a miséria do campesinato, porém, para o nobre e o ex-capitão, isso era tido como má vontade dos moradores, por conta disso, em distintas ocasiões Boycott mandou despejar quem atrasava o aluguel, além de mandar aplicar multas por motivos diversos e até prender supostos vadios e desordeiros. Isso acabou desenvolvendo uma má percepção dos moradores para ele, o que piorava com o fato do seu autoritarismo e de ser em inglês, numa época em que os irlandeses não gostavam de serem governados e mandados pelos ingleses, embora que vários fazendeiros ricos na Irlanda fossem de origem inglesa. 

A situação para Charles Boycott se agravou apenas em 1880, oito anos depois de ele ter chegado a Irlanda. Naquele ano Michael Davitt (1846-1906), ativista político e membro do movimento republicano irlandês, um dos fundadores da Liga Nacional da Terra (1879), defendia ideais republicanas, nacionalistas e de reforma agrária. Davitt sabendo dos desmandos cometidos por um aristocrata inglês de nome Boycott, decidiu combatê-lo. 

Retrato de Michael Davitt, o qual fez campanha contra Boycott. 

Davitt ná tinha sido preso em 1870 por contrabando de armas, pois planejava uma revolução na Irlanda para conseguir a independência do país e o estabelecimento de uma república. Condição essa que ele sabia agir de forma enérgica quando necessário. Porém, para evitar brigas, sua estratégia foi diferente: ela consistiu em minar o autoritarismo de Boycott usando-se da indiferença e falta de apoio ao mesmo.

Davitt ao lado de seu amigo o político Charles Stewart Parnell (1846-1891) numa verdadeira ação de luta de classes, mobilizaram os camponeses das terras de Lorde Earne e de outras propriedades vizinhas, fazendo-os desenvolver consciência de classe e reivindicar seus direitos. Entre as reivindicações estava pedir aluguéis mais dignos e não abusivos como eram feitos, garantia de emprego sem demissões arbitrárias, direito de livre comércio, pois até então o comércio dos camponeses era até controlado por Boycott, mesmo que fosse a produção própria deles. 

Evidentemente que Lorde Earne detestou aquilo e mandou Boycott agir para acabar com aqueles protestos. Uma medida inicial foi dar desconto de 10% nos aluguéis, mas parte dos camponeses não concordou com aquilo e iniciaram uma greve, atrasando a colheita. Boycott exigiu que voltassem a trabalhar ou seriam demitido, todavia, alguns dos grevistas decidiram pedir demissão, já que o trabalho era pesado e o salário baixo. Isso começou a desandar em agosto. 

Além da greve e da demissão de alguns dos trabalhadores, os grevistas adotaram outras medidas para diminuir o autoritarismo de Boycott: ele não seria cumprimentado na rua e nos lugares públicos, os comerciantes parariam de vender produtos para ele, nas missas ninguém se sentaria ao lado dele, funcionários deles deveriam fazer greve também. Alguns até começaram a fazer isso, mas outros como capatazes, empregadas, lavandeiras, cocheiros, cavalariços, simplesmente começaram a ir embora. Carteiros pararam de entregar correspondência dele. 

Boycott sem poder comprar comida e outros produtos na propriedade, teve que mandar trazer de outras fazendas, pois ninguém queria vender para ele. Além disso, parte dos capatazes há se oposto a ele, o que significava que ele perdeu seus "soldados". A situação piorou nos meses de setembro e outubro. Charles Boycott escreveu uma carta ao governo britânico pedindo ajuda, pois estavam refém dos camponeses revoltados. Eles faziam manifestações em sua propriedade, além de terem ameaçado seus funcionários, forçando-os a se demitir. A carta de Boycott ganhou a atenção do jornalista Bernard Becker do Daily News, que foi visitá-lo e iniciou uma campanha de arrecadação de fundos e mão de obra para ajudar o "pobre Boycott" que estava sem empregados e sua colheita ameaçava se perder. 

A ajuda chegou em em fins de novembro, quando em 27 de novembro de 1880, Boycott e sua família foram escoltados por um batalhão de hussardos até a estação de trem mais próxima, de onde seguiram para Dublin. De lá, no dia 1 de dezembro tomaram um navio de volta a Inglaterra.

Outras manifestações se espalharam pelo país ao longo de dezembro e janeiro. Davitt, Parnell e outros envolvidos chegaram a serem presos, acusados de revolta, não pagamento de aluguéis, desordem social etc. Davitt seguiu preso mais tempo do que Parnell, que voltou a lutar pelos direitos dos irlandeses. Em 1881 foram aprovadas a leite de coerção para punir aqueles que faziam revoltas, greves e se negavam a pagar os aluguéis, assim como, foi aprovada uma lei de terras para regulamentar o pagamento dos aluguéis e tributos. 

O nome Boycott passou a ser usado ainda naquele período como "boycott" ou boicote para designar uma forma de protesto sem violência. Charles Boycott arranjou outros empregos e seguiu com sua vida na Inglaterra, eventualmente viajando para a Irlanda para passar férias, mas se retornar a Lough Mask. Ele faleceu em 1897 aos 65 anos, já doente. 

NOTA: Boycott chegou a publicar uma autobiografia. Assim é possível conhecer seu ponto de vista acerca do boicote que ele sofreu em 1880 na Irlanda. 

Referências bibliográficas: 

COLLINS, M. E. History in the Making - Ireland 1868-1966. Dublin, The Educational Company of Ireland, 1993. 

MARLOW, Joyce. Captain Boycott and the Irish. [s.l], André Deutsch, 1973. 

Nenhum comentário: