sexta-feira, 22 de abril de 2011

Dia da Terra

O dia da Terra 22 de abril fora criado pelo senador americano e ativista Gaylord Nelson em 1970, como uma resposta aos problemas sobre poluição, escassez de recursos, miséria e empobrecimento no mundo, dos quais desde 1950 já era massivamente estudados por cientistas de distintas nações. Gaylord promoveu junto a outros ativistas, politicos e representantes a criação do Dia da Terra, como forma de iniciar um movimento para se preservar os recursos do planeta, a natureza e proporcionar o bem-estar para a humanidade.
O planeta Terra é formado por 71% de água, mas somente 3% disto é água doce.

Na Terra há cerca de 1 360 000 000 km³ de água que se distribuem da seguinte forma:
• 1 320 000 000 km³ (97%) são água do mar.
• 40 000 000 km³ (3%) são água doce.
• 25 000 000 km³ (1,8%) como gelo.
• 13 000 000 km³ (0,96%) como água subterrânea.
• 250 000 km³ (0,02%) em lagos e rios.
• 13 000 km³ (0,001%) como vapor de água.

Desses 3% ainda devemos levar em consideração a percentagem de água potável e da água potável que se encontra poluída, restando algo em torno de 1% para nosso consumo.
• A utilização média diária de água em Portugal é de cerca de 100 litros por habitante.
• A utilização média diária de água no Brasil, assim como nos Estados Unidos e Argentina, é de cerca de 150 litros por habitante.
• Todos os anos 1,5 milhões de pessoas morrem por falta de água, 90% das quais crianças com menos de 5 anos de idade.
• Todos os anos 10 milhões de pessoas morrem, metade com menos de 18 anos, com doenças que não existiriam se a água fosse ministrada.
• Prevê-se que muito em breve, a falta de água seja motivo de inúmeros conflitos e guerras entre nações.
• O mercado de água engarrafada no mundo representa um volume de 89 bilhões de litros e está estimado em um valor de 25 bilhões de euros.
• 75% do mercado é dominado por produtores e empresas locais.
• Mais de metade (59%) da água engarrafada bebida no mundo é água purificada, os restantes (41%) consomem água de mina ou mineral.
• Enquanto que a água engarrafada se origina em fontes protegidas, como por exemplo aqüíferos no subsolo e nascentes.
Em 20 anos, faltará água para 60% do mundo, diz ONU: 15 de Fevereiro de 2007
Estudos efetuados em três países, Áustria, França e Suíça, demonstram que a poluição atmosférica é responsável por 6% das mortes ocorridas anualmente no conjunto desses países, sendo que metade das mortes se deve á poluição rodoviária. Alerta ainda para o fato de 4 000 pessoas morrerem por ano devido aos efeitos da poluição atmosférica, e que cerca de 25 000 dos casos de ataque de asma anuais têm como origem precisamente na exposição aos poluentes atmosféricos.
Dióxidos de enxofre (SO2) - altas concentrações de SO2 podem provocar problemas no trato respiratório, com especial incidência em grupos sensíveis como asmáticos.
Dióxidos de azoto (NO2) - Exposições criticas ou por tempo prolongado, originam dores de garganta, tosse, falta de ar, enfisema e alergias.

O monóxido de carbono (CO) - A perigosidade do CO prende-se com a inibição que causa de o sangue poder trocar oxigênio com os tecidos vitais, sendo mortal em doses elevadas. Os principais problemas de saúde são sentidos no sistema cardiovascular e nervoso especialmente em indivíduos com problemas coronários. Em concentrações mais elevadas pode causar tonturas, dores de cabeça e fadiga.

Esquecer uma torneira pingando ou adiar o conserto de um pinga-pinga são atitudes comuns. No entanto, uma torneira pingando pouco mais de uma gota por segundo, em média, pode desperdiçar em um dia 46 litros d’água. Em um ano, esse desperdício chega a 16.500 litros. Se 10.000 famílias evitassem deixar uma torneira da casa pingando, a água economizada em 1 ano poderia abastecer toda a população de São Luís (997.098 hab), capital do Maranhão (Brasil), durante 1 dia.

Calcula-se que cerca de 90% dos sacos de plásticos acabam a sua vida em lixeiras, ou como resíduos ou como contentores de desperdícios.

Muitas das pilhas e baterias que utilizamos em nossos equipamentos eletrônicos contêm metais pesados e produtos químicos que, se liberados na natureza, fazem um mal tremendo à vida, causando desde enfraquecimento ósseo até perda de olfato, visão e audição.

Em média se economiza até 80% de energia na fabricação de vidro reciclado. Dependendo da qualidade deste vidro ele pode ser reciclado até mais de cem vezes.
Economia feita com reciclagem:
• 1000kg de papel reciclado = 20 árvores poupadas
• 1000kg de papel reciclado = 2000l água
• 1000kg de papel não reciclado = 100 000l água

A cada ano cerca de 400 milhões de toneladas de papel são desperdiçadas no mundo, o que é suficiente para se cobrir o território dos Países Baixos (41,526 km²) a cada cinco minutos. (Fonte: National Geographic)
Duas lâmpadas florescentes de 20 W iluminam mais do que uma lâmpada incandescente de 100 W. Uma lâmpada florescente gasta 60% a menos de energia do que uma lâmpada incandescente.

Com aumento da temperatura global, as geleiras estão derretendo mais rapidamente e estão ficando cada vez menores. Isso acaba por gerar inúmeros problemas ambientais, como o aumento no nível dos oceanos, a perda e água doce, desequilíbrio ecológico, etc. Estimasse que dentre vinte anos, se as coisas permanecerem do jeito que estão, o níveis dos oceanos pode subir até três metros ou mais, o que é suficiente para causar sérios problemas para as regiões costeiras do mundo.

Se você deixar seu carro dois dias da semana em casa e ir para o trabalho de metrô ou ônibus, estará evitando de soltar 700 kg de gás carbônico na atmosfera.

Cada litro de óleo utilizado para as frituras pode vir a contaminar 20 mil litros de água potável se ele for jogado nos rios sem nenhum tipo de tratamento.

O óleo de cozinha usado se for reciclado, pode ser utilizado na fabricação de sabão, de detergente, de bicombustível, de ser base para argamassas, e também ser componente para outros produtos industrializados.

Medidas que você pode tomar para ajudar a preservação da camada de ozônio:

• Tentar usar produtos rotulados como “amigos do ozônio”;
• Assegurar que os técnicos que reparam os frigoríficos e aparelhos de ar-condicionado recuperam e reciclam os velhos CFCs de modo a que estes não sejam libertados para a atmosfera;
• Verificar regularmente os aparelhos de ar-condicionado das viaturas sobre eventuais fugas;
• Pedir para mudar o refrigerante do carro caso o aparelho de ar-condicionado necessite de uma grande reparação;
• Retirar o refrigerante dos frigoríficos, aparelhos de ar-condicionado e desumidificadores antes de deitá-los fora;
• Ajudar a criar um programa de recuperação e reciclagem na área de residência caso tal ainda não exista;
• Trocar extintores que usem “halon” por outros que usem compostos alternativos (ex. dióxido de carbono ou espuma);
• Sugerir atividades escolares com o objetivo de aumentar a consciência cívica do problema e fomentar a ação local.

- Há 800 milhões de pessoas desnutridas no mundo.

- 11 mil crianças morrem de fome a cada dia.

- Um terço das crianças dos países em desenvolvimento
apresentam atraso no crescimento físico e intelectual.

- 1,3 bilhão de pessoas no mundo não dispõe de água
potável.

- 40% das mulheres dos países em desenvolvimento são
anêmicas e encontram-se abaixo do peso.

- Uma pessoa a cada sete padece fome no mundo.


Por fim deixo algumas frases que devem ser refletidas após serem lidas, e pensarmos no que estamos fazendo, no que deixamos de fazer e no que podemos ainda fazer.

"No começo pensei que estivesse lutando para salvar seringueiras, depois pensei que estava lutando para salvar a Floresta Amazônica. Agora, percebo que estou lutando pela humanidade." (Chico Mendes)

"Sempre houve o suficiente no mundo para todas as necessidades humanas; nunca haverá o suficiente para a cobiça humana." (Mahatma Gandhi)

"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo." (Nelson Mandela)

"Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha." (Confúcio)

"Feliz seria a terra se todos os seres estivessem unidos pelos laços da benevolência e só se alimentassem de alimentos puros, sem derrame de sangue. Os dourados grãos que nascem para todos dariam para alimentar e dar fartura ao mundo." (Buda)

"Os homens apressam-se mais a retribuir um dano do que um benefício, porque a gratidão é um peso e a vingança, um prazer." (Tácito)

"Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma." (Lavoisier)

"Construímos muros demais e pontes de menos." (Isaac Newton)

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim." (Chico Xavier)

Nenhum comentário:

Postar um comentário