Pesquisar neste blog

Comunicado

Comunico a todos que tiverem interesse de compartilhar meus artigos, textos, ensaios, monografias, etc., por favor, coloquem as devidas referências e a fonte de origem do material usado. Caso contrário, você estará cometendo plágio ou uso não autorizado de produção científica, o que consiste em crime de acordo com a Lei 9.610/98.

Desde já deixo esse alerta, pois embora o meu blog seja de acesso livre e gratuito, o material aqui postado pode ser compartilhado, copiado, impresso, etc., mas desde que seja devidamente dentro da lei.

Atenciosamente
Leandro Vilar

terça-feira, 13 de março de 2012

Falando Grego

Geralmente costumamos ouvir a expressão "estou falando grego?", como forma de fazer referência a quando você não está sendo compreendido, pelo fato de o grego ser uma das línguas ocidentais clássicas mais difíceis de se compreender. No entanto, na realidade nós conhecemos mais palavras gregas do que possamos imaginar, que de fato, a língua grega está mais próxima e inserida em nossa realidade do que comumente acreditamos que esteja.


Alfabeto grego moderno
Esse não será um artigo para uma análise gramatical e lexical da língua grega em nossa cultura ocidental, mas um texto para que vejamos até onde a influência da cultura grega clássica se encontra entre as nações ocidentais. Me basearei aqui em um exemplo visto em alguns livros de língua portuguesa onde o mesmo comumente trazem frases inseridas em determinados contextos para exemplificar as questões propostas.

As palavras em negrito são de origem grega, nesse caso, não coloquei grafado as palavras que sejam compostas por prefixos e sufixos gregos. Para poupá-los de terem que contar quantas palavras estão grafadas aqui, eu faço menção a 263 palavras, embora na língua portuguesa existam mais 300 palavras de origem grega, fora as que são formadas por prefixos e sufixos. 

ESTUDANDO

Quando eu entrar na escola vou aprender o alfabeto, e depois que souber pronunciar as vogais e consoantes, partirei para formar as sílabas. Sendo assim aprenderei o que é uma monossílabadissílabatrissílaba e polissílabas, etc. Finalmente poderei estudar a gramática e a semântica de minha língua específica. 

Assim poderei reconhecer a lexicologia, etimologiasemiótica do meu idioma, podendo aprender verbos, substantivos, adjetivos, pronomes, conjugações, enfim, saber o que são palavras homônimas, conhecer os antônimos, sinônimos e os parônimos, etc,. e aprender as figuras de linguagem ou tropos, como: metáfora, antítesemetonímia (ou sinédoque), hipérbole, alegoria, apóstrofe, catacrese, eufemismo, hipérbato, sinestesiaonomatopeia, antonomásia, etc. 

Porém não posso esquecer que não basta apenas saber pronunciar e ler, devo saber escrever, assim devo praticar minha caligrafia e conhecer a ortografia

Depois que eu souber ler e escrever, finalmente posso partir para estudar as outras disciplinas: história, geografia, matemática, física, biologia, química, filosofia, sociologia, teologia, mitologia, etc. 

Na história aprenderei soube os feitos dos homens no tempo e no lugar, embora também possa estudar a chamada história natural. Aprenderei historiografia. Conhecerei a cronologia dos eventos que marcaram a história da humanidade. Estudarei a evolução das formas de governo e de política e demagogia desde a teocracia, passando pelo monarquia, democracia, república, tirania, etc. Conhecerei as estruturas sociais, econômicas, produtivas, religiosas e culturais de distintos povos. 

No entanto, a partir da história terei conhecimento de outras ciências afins que colaboraram para o estudo da compreensão do homem e suas realizações: conhecerei a antropologia, arqueologia, numismática, heráldica, papirologia, paleografia, genealogia, filologia, egiptologia, etc.

Em geografia aprenderei a diferenciar os espaços geográficos do nosso planeta, distinguindo as várias camadas que compõem a atmosfera (troposfera, estratosfera, mesosfera, ionosfera e exosfera), litosfera, hidrosfera e biosfera

Na geografia, também poderei me valer do conhecimento de outras áreas e métodos para ampliar o horizonte de meu conhecimento, assim poderei estudar: cartografia, topografia, hidrografia, geomática, fotogrametia, ecologia, geosofia, demografia, geopolítcapaleontologiaoceanografia, glaciologia, pedosferaclimatologia, meteorologia, etc. 

Na matemática, estudarei álgebraaritmética, geometria, trigonometria, aprenderei a mexer com os números, algoritmos, logaritmosgráficosestatísticas, diagramas, tabelas, curvas, polígonos, ângulospoliônimos, binómios, topologia, etc. Assim desenvolverei meu raciocínio lógico.

Tudo isso me ajudará na física, quando eu for estudar eletricidade, termodinâmica, magnetismo, óptica, ondas, gravitação, queda livre, relatividade, mecânica, eletrônica, atomismo, etc. Usarei instrumentos como o termômetro, microscópio, cronômetrobarômetro, termostato, astrolábio, calculadora, pilhas, etc. 

Em biologia estudarei a biosfera terrestre com seus diferentes biomas e ecossistemas, cada um com seu tipo de fauna, flora, relevo e clima. Aprenderei a teoria evolucionária de Charles Darwin e de outros estudiosos; conhecerei a descrição dos seres vivos através da taxonomia dos seres vivos criada por Lineu e aperfeiçoada por muitos outros.

Estudarei os fundamentos dos organismos vivos, átomos, moléculas e das células (procariontes e eucariontes); aprenderei fisiologia, anatomia, histologia, embriologiaecologia, zoologia, botânica, microbiologiacitologia, genética, etologia, imunologia, etc. 

Em zoologia, ficarei sabendo que os organismos podem ser assexuados, podem sofrer divisão, partenogênese, bipartição, esporulação, brotamento, etc; ou podem ser hermafroditas como as minhocas ou serem sexuados, tendo que haver acasalamento entre macho e fêmea para a efetuação da reprodução, assim o espermatozoide poderá fecundar o óvulo e conceber uma nova vida, a partir da multiplicação celular. Mas no caso das plantas, essas podem ser angiospermas ou gimnospermas, porém algo que todas as plantas tem em comum é a fotossíntese

Em química aproveitarei muitos dos conhecimentos adquiridos na física e biologia, para compreender os estados da matéria e diversas substâncias encontradas na química orgânica, inorgânicapolímeros, analítica, físico-química, bioquímica, nuclear, etc. 

Em filosofia, estudarei várias correntes de pensamento desde a Grécia Antiga até a contemporaneidade. Passando pelo sofismo, epicurismo, estoicismo, platonismo, escolástica, empirismo, racionalismo, determinismo, iluminismo, positivismo, marxismo, etc. Dessa forma, me questionarei acerca de questões físicas, metafísicas, epistemológicas, etimológicas, sociais, políticas, éticas, morais, estéticas, etc.

Acho que vou estudar um pouco de teologia, vou começar lendo a Bíblia, a lerei do Gênesis ao Apocalipse, tendo em mente os ensinamentos de Jesus Cristo. No entanto, estudarei também o Torá, o Al-corão e outros escritos monoteístas e politeístas.  

Porém é importante os pais irem na escola para conversar com os professores, diretores, coordenadores, pedagogos, para entender a realidade de seu filho e do ambiente. 

MEDICINA

Hipócrates é considerado por muitos como o pai da medicina, o grande exemplo da dedicação aos saberes médicos instruídos por Apolo e Asclépio. E isso é bem verdade, quando digo que muito da nomenclatura médica deriva da língua grega.

Quando eu era criança eu ia no pediatra, quando eu for velho irei ao geriatra. Antes de eu nascer, minha mãe ia no obstetra fazer as consultas rotineiras e os ultrassons para  ver o desenvolvimento do feto, se tudo estava saudável. 

Quando criança tive que ir ao oftalmologista para usar óculos, possuo astigmatismo, no entanto há algumas pessoas que possuem hipermetropia e miopia, e outros são até mesmo daltônicos. 

Não obstante, ainda na infância tive que enfrentar o ortodontista, coloquei aparelho dentário ainda cedo e assim permaneci com eles por alguns anos. Hoje meus dentes estão ótimos. No entanto nesse tempo tive que fazer consultas no fonoaudiólogo, minha pronúncia não era uma das melhores. 

Uma vez tive que ir no ortopedista, avaliar uma dor nas costas, embora que tive a curiosidade de visitar um quiroprático para receber massagem e alongamento para a coluna. No entanto não cheguei a ir ao fisioterapeuta.

Outra vez, fui ao otorrinolaringologista ver umas dores no ouvido. No entanto meu hemograma revelara que estou bem de saúde e o coração também, não preciso ir ao cardiologista

As mulheres vão ao ginecologista, os homens ao andrologista. É importante depois dos 30 anos as mulheres fazerem o exame de mamografia e os homens a partir dos 40 o exame de próstata. Mas se ambos estiverem com problemas no sistema urinário e circulatório, devem procurar o urologista ou o nefrologista

Consultar um toxicologista ou um microbiologista é importante quando se tem alergias que se repetem constantemente. Tais reações podem ser causadas por bactérias, protozoários, fungos, vírus ou outros agentes. 

Algumas pessoas sofrem de doenças na cabeça, logo devem procurar um neurologista, mas se a doença não é física mas sim emocional, é melhor ir a um psicologo, psicanalista ou psiquiatra. Para ver se você está com estresse, transtorno, ou és um esquizofrênico, lunático ou um psicopata ou sociopata. 

Gosto de tomar banho de chuva, as vezes não me importo de chegar molhado em casa, mas devo ter cuidado para não ficar resfriado ou pegar uma pneumonia

A patologia, é o ramo que estuda as doenças, junto desta está a epidemiologia, toxicologia, etc. Nesse caso, tais pesquisadores e cientistas trabalham junto com os farmacêuticos para produzirem uma cura para tais doenças ou sintomas. Hoje muitas pesquisas estão sendo feitas para combater-se os diferentes tidos de câncer

No entanto, há aquelas pessoas que preferem os tratamentos alternativos, a homeopatia, como exemplo a cromoterapia. Mas o importante é manter a saúde boa sem precisar ficar recorrendo a seções de terapia, basta ter uma boa higiene, dieta e práticas exercícios físicos e hábitos saudáveis, seja amável, e não seja hipócritacínico, apático e egocêntrico.  

Quando uma pessoa morre, o corpo é levado ao necrotério onde o necrologista escreverá o óbito das causas da morte, depois o falecido ou falecida passa pelo funeral, para finalmente ser enterrada ou cremada. 

COTIDIANO

Sábado de manhã vou ao ginásio jogar futsal, pela tarde irei ao zoológico, onde tirarei muitas fotografias, e a noite visitarei o planetário para através do telescópio, observar o imenso cosmos, e poder aprender algo de astronomia. Bem que posso consultar os astros, para ver como anda meu signo do zodíaco assim como prediz a astrologia

No domingo, irei de manhã na academia, de lá vou visitar o museu e ver a exposição de dinossauros ou uma exposição do Antigo Egito, com múmiassarcófagos, esfinges, miniaturas de obeliscos, maquetes de templos,  pirâmides; ver vasos, ânforas, hieroglifos, etc. 

Depois do almoço irei ao estádio assistir uma partida de futebol, ou irei no hipódromo. E em 2016 verei os jogos olímpicos no Rio de Janeiro, assistirei ao triatlopentatlo, halterofilismo, hipismo, etc. A noite, acho que vou no teatro com minha namorada assistir a uma comédia ou tragédia, se não, posso ir ao cinema

Noutro dia, posso ir numa estufa no jardim botânico, ou visitar um laboratório de agronomia. Ou ir numa mostra de gastronomia e enologia (estudo dos vinhos). 

Se eu for aventureiro acho que vou fazer alpinismo ou explorar uma caverna e estudar um pouco de espeleologia. Ou posso tentar mergulho em apneia. Ou viajar em meu veleiro com minha carta náutica por algum arquipélago exóticoSó espero não ficar com medo dessas aventuras e ter insônia ou adquirir uma paranoia ou fobia

Viajar para a Grécia, conhecer algumas belas helenas, subir a acrópole em Atenas e visitar o Parthenon

Mas acho que posso ao invés de me aventurar por aí e correr riscos desnecessários posso ficar em casa e ler um pouco de poesia para minha namorada e comer chocolate, onde alguns dizem ser afrodisíacoEmbora ela seja a minha ninfa e a minha musa, mas, não falarei de erotismo aqui.  

Acho que lerei um pouco de literatura clássica, como a OdisseiaIlíada, Teogonia, ou alguma outra epopeia, ou um livro mais filosófico e reflexivo, como a Utopia. Ou posso pegar o telefone e ficar batendo papo, embora que sempre tive a curiosidade de saber como usar o código morse no telégrafo

Ou posso ouvir música, um concerto sinfônico, tentar entrar no ritmo da melodia, a frequência da harmonia, poder aprender a coreografia daquela dança. Posso ser polifônico, mas não aturo cacofonias que se dizem ser música. 

Senão, posso ir na biblioteca e pesquisar fontes para minha monografia, ou ficar em casa e digitar esse texto. 


Fatores históricos

Depois de percorrer este simples e informal texto, espero que os leitores estejam mais familiarizados como a língua grega, está tão presente em nossa vida, e nem ao menos nós percebemos isso. No entanto, fica a pergunta que paira pelo ar: porquê o grego esta tão presente, se a língua portuguesa é de origem latina? A resposta para tal pergunta se encontra na própria origem de nossa língua.

Os romanos se tornaram os maios admiradores e difusores da cultura grega clássica, embora que antes deles se tornarem uma crescente república e depois um poderoso império, a língua grega já era conhecida na Ásia Menor, Egito e em parte do Oriente Médio, desde  século VI a.C, tendo sido difundida amplamente durante o reinado e Alexandre, o Grande, que exportou a cultura grega para a Ásia.

Não obstante, os romanos enxergavam nos gregos vários ideais que eles julgavam ser referências de civilidade, diferente do barbarismo simbolizado por vários outros povos, assim, os romanos adotaram não apenas crenças, hábitos, costumes do povo grego, mas também a sua história e língua. Nesse caso, algumas palavras gregas foram latinizadas e outras traduzidas. A partir deste fato, o grego adentrou o mundo romano e atingiu outros lugares e povos que desconheciam tal civilização, como no norte e oeste da Europa.

A própria ascensão do Cristianismo a partir do século III, contribuiu para também assegurar a influência grega na civilização latino-cristã, já que o Novo Testamento fora escrito em grego e posteriormente traduzido para o latim. 

Após a queda do Império Romano do Ocidente em 476, o chamado latim vulgar estava impregnado em vários locais da Europa, além do norte da África e na Ásia, porém fora na Europa que o latim vulgar originou as chamadas línguas latinas, as quais herdaram a influência grega no latim, entretanto, se por um lado novas línguas derivadas do latim surgiram, o latim culto em si, permaneceu como a língua oficial da Igreja Católica Apostólica Romana, por sua vez a Igreja Católica Ortodoxa tem o grego como língua oficial, já que o Império Bizantino, legado dos romanos, adotaram o grego como língua materna, pelo fato de o mesmo ser mais conhecido e falado na Ásia do que o latim.

Por fim, quando chegamos ao período da Idade Moderna na época das Grandes Navegações entre o século XV ao XVIII, os portugueses, espanhóis, franceses, foram os principais difusores das línguas latinas pelo mundo, logo carregando a herança grega para o Novo Mundo, o restante da África e Ásia, e ao mesmo tempo os próprios ingleses também fizeram isso. Embora o inglês seja uma língua de origem não latina, essa possui muitas das palavras que citei aqui e até outras, já que os romanos chegaram a dominar a Bretanha por alguns séculos, e como eu havia dito, o latim era a língua da Igreja e tornou-se a língua dos eruditos, logo os pensadores e escritores do medievo a modernidade, escreviam em latim, isso contribuiu para que quando tais obras fossem traduzidas incorporassem palavras gregas em seus idiomas, e de fato, muitas palavras gregas eram utilizadas nos campos das ciências como ficou claro no texto acima.

Com isso, com a divulgação crescente da língua inglesa, através dos Estados Unidos, a língua grega sob alguns aspectos fora divulgada internacionalmente. 

NOTA: Na matemática e física, é comum a utilização de letras gregas para referir-se a valores em equações ou fórmulas.  Não obstante, na astronomia, usa-se tais letras também para compor o nome de planetas, estrelas, galáxias e outros astros. Além de também serem utilizadas na literatura e em outros aspectos. 
NOTA 2: Nomes de lugares, cidades e de pessoas, chegaram a se tornar comuns em vários países, principalmente devido a mitologia grega, a história e  a filosofia. 

Links relacionados:
O mundo latino
A República das Letras

Nenhum comentário: