Pesquisar neste blog

Comunicado

Comunico a todos que tiverem interesse de compartilhar meus artigos, textos, ensaios, monografias, etc., por favor, coloquem as devidas referências e a fonte de origem do material usado. Caso contrário, você estará cometendo plágio ou uso não autorizado de produção científica, o que consiste em crime de acordo com a Lei 9.610/98.

Desde já deixo esse alerta, pois embora o meu blog seja de acesso livre e gratuito, o material aqui postado pode ser compartilhado, copiado, impresso, etc., mas desde que seja devidamente dentro da lei.

Atenciosamente
Leandro Vilar

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Momento: Expressões da História - parte II

Continuando este momento, irei agora deixar um pouco de lado a mitologia grega e falar acerca de mais três expressões. Neste ponto vamos voltar um pouco na história, para a época de Roma.

"Alea jacta est"

"Alea jacta est" que significa "os dados estão lançados" ou como geralmente é traduzido "a sorte esta lançada", é uma frase histórica atribuída ao general romano Caio Júlio César (100-44 a.C). César teria dito esta frase no ano de 49 a.C as margens do rio Rubicão no território atual da Itália. Nos anos anteriores Júlio César estava a frente no comando das campanhas de conquista da Gália (atual França), no entanto ele foi duramente traído pelo seu companheiro de triunvirato, Pompeu, o Grande (106-46 a.C). Pompeu com o apoio do Senado, destituiu César de sua liderança na Gália e de outros privilégios, então este decidiu retornar para Roma, a fim de resolver o problema. Quando os exércitos de César chegaram a Itália, o Senado ordenou que este imediatamente se destitui-se de seu comando, porém Júlio César se negou a fazer isso, e diante das margens do Rubicão proferiu sua famosa frase. Tal frase procura demonstrar um significado que tudo será resolvido na base da sorte, que não há previsões para o que irá acontecer.

"Erro crasso"

Tal frase tem origem na mesma época que a frase citada anteriormente. Sua origem se deve ao general romano Marco Licínio Crasso (115-53 a.C), o qual ao lado de Júlio César e Pompeu formaram o Primeiro triunvirato que governou Roma de 59 a.C a 53 a.C, quando este acaba com a morte de Crasso, e a traição de Pompeu contra César. No entanto, a origem desta expressão esta ligada com a morte de Crasso. No ano de 53 a.C, Júlio César se encontrava na Gália, Pompeu estava em Roma, e Crasso combatia os partos nas fronteiras orientais da República, no território que equivale atualmente a Turquia. As legiões de Crasso estavam sofrendo duras baixas. Depois de um duro ataque, os romanos ainda conseguiram sobreviver, então o comandante parto ofereceu uma trégua para Crasso, porém na realidade isso se tratava de uma armadilha. Crasso e seu exército foram pegos em uma emboscada e tanto ele quanto grande parte de seus homens foram mortos. E se originando deste grande erro, surgiu a expressão "erro crasso" na qual designa um grande erro, um grande engano.

"Virar a casaca"Quando se fala em "virar a casaca" atribuímos tal expressão ao intuito da traição. É comum ouvir tal expressão em meio ao universo do futebol. Quando se diz que um jogador trocou seu time por outro pelo fato de receber mais dinheiro, ás vezes se diz que ele "virou a casaca", traiu seu time, ou trocou de lado. No entanto a origem deste termo tem haver propriamente com a atribuição que hoje demos para ele.

Exemplo de diferentes trajes militares europeus na Idade Moderna. 
Nos séculos XVII e XVIII os exércitos europeus utilizavam uma espécie de casaca. Logo esta vestimenta se espalhou pelas colônias europeias nas Américas, África, Europa e Oceania. Neste caso, cada país possuía seu uniforme com as cores de sua bandeira ou com as cores do brasão da família real. No entanto em alguns casos, grande parte dos homens que lutavam eram mercenários contratados de outros países, ou simplesmente iam para a guerra atrás de dinheiro. Sendo assim, em alguns momentos quem pagasse mais, teria a balança favorável para o seu lado. Sendo assim, o soldado que trocava de lado, deixava sua antiga casaca e vestia a nova casaca com as cores do país que iria defender. Em outras palavras ele estava traindo sua nação, seus companheiros, etc.

Links relacionados:

Momento: Expressões da História - parte I
Momento: Expressões da História - parte III
Momento: Expressões da História - parte IV

Momento: Expressões da História - parte V

Nenhum comentário: