Pesquisar neste blog

Comunicado

Comunico a todos que tiverem interesse de compartilhar meus artigos, textos, ensaios, monografias, etc., por favor, coloquem as devidas referências e a fonte de origem do material usado. Caso contrário, você estará cometendo plágio ou uso não autorizado de produção científica, o que consiste em crime de acordo com a Lei 9.610/98.

Desde já deixo esse alerta, pois embora o meu blog seja de acesso livre e gratuito, o material aqui postado pode ser compartilhado, copiado, impresso, etc., mas desde que seja devidamente dentro da lei.

Atenciosamente
Leandro Vilar

domingo, 19 de dezembro de 2010

Momento: Expressões da História - parte V

"A revolução é como Saturno, devorá seus próprios filhos"

Tal citação se encontra no ato I do livro A morte de Danton (1835) escrito pelo escritor e dramaturgo alemão Georg Büchner (1813-1837). Büchner escreveu este romance como uma análise dos problemas e causas que levaram o fracasso do governo que se instaurou após a Revolução Francesa de 1789. No entanto, indo além desta obra, tal citação exprime uma verdade bem amarga. De fato os principais líderes que levaram tanto à cabo a revolução em 1789 e que cuidaram do governo que se instaurou até o ano de 1794 (o governo provisório durou até 1799, quando Napoleão realizou um golpe de Estado. Mas, neste caso, os nomes que citarei ficaram a frente do poder até esta data.

Três nomes marcam profundamente a liderança dos eventos que marcaram os problemas e as mudanças que ocorreram dos anos de 1789 a 1794, este foram: Jean-Paul Marat (1743-1793), médico, filósofo, politico e jornalista; Georges Danton (1759-1794), advogado e politico e por fim o mais conhecido de todos, Maximiliem Robespierre (1758-1794), advogado e politico. Os ditos filhos da revolução acabaram sendo engolidos por esta. Marat fora assassinado em casa, Danton e Robespierre acabaram sendo executados na guilhotina e junto outros inúmeros nomes que tiveram envolvimento neste governo. No fim a revolução perdeu suas estribeiras, e os próprios lideres acabaram tendo o mesmo fim que tantos outros que estes mesmo senteciaram a morte na guilhotina ou de outra forma. Daí que se passou posteriormente a empregar esta expressão em referência aqueles revolucionários que acabaram morrendo pela própria revolução que eles ajudaram a criar.

No entanto, ainda falta um fato a se responder, por quê, Saturno? Para isso devemos mais uma vez retonar a velha mitologia grega.

Na mitologia romana, Saturno era a versão romanizada do deus grego Cronos, deus do tempo. Cronos era um dos titãs, filho de Urano (céu) e Gaia (terra). Urano não gostava de seus filhos, então os aprisionou no Tártaro, a prisão infernal, porém Gaia indignada com a decisão do marido, incentivou que seus filhos se rebelassem contra o pai, Cronos tomou a liderança, então Gaia libertou seus filhos, e Cronos fora enfrentar o seu pai. Na luta, Cronos acabou castrando Urano, e com a vitória ele se tornou o novo soberano do universo. Porém, Cronos temia que o mesmo pudesse vim acontecer com ele, que um de seus próprios filhos ousasse desafiá-lo pelo trono, com isso ele passou a engolir os próprios filhos (os deuses eram imortais, então eles ficariam aprisionados na barriga de Cronos). Mas, quando o seu sexto filho nasceu, sua esposa-irmã Réia, a deusa da natureza, decidiu salvar este filho. Ao invés de entregar o bebê a Cronos ela lhe deu uma pedra envolta em panos, o qual o deus engoliu pensando ser seu filho. Anos mais tarde, a criança a qual ficara escondida, quando chegou a fase adulta, decidiu desafiar seu pai e resgatar seus irmãos, seu nome era Zeus. Zeus conseguiu salvar seus irmãos e entrou em guerra contra seu pai e tios, história essa chamada de Titanomaquia ou Guerras Titânicas.

"Banho maria"
Uma expressão tipicamente cotidiana, qualquer cozinheria, cozinheiro, dona de casa sabe o que significa por uma panela sobre a outra enquanto a debaixo ferve algum alimento ou não, a fim que o vapor da panela de baixo aquessa a panela de cima. Em bora isso seja uma prática comum na cozinha, nos experimentos químicos e industriais tal processo também é utilizado. A origem deste termo teria surgido com uma mulher que viveu no século III a.C, uma das poucas alquimistas conhecidas na história, esta era conhecida como Maria, a Judia. É atribuido a Maria em seus experimentos alquímicos o desenvolvimento deste procedimento.

"Licantropia"

Licantropia é o nome dado a um homem que se encontra sob a maldição do lobisomem. Tal palavra advêm do grego licantropos - homem-lobo. Além disso, licantropia também é um termo utilizado pela psiquiatria para designar o indivíduo (homem ou mulher) que apresenta distúrbios mentais que o fazem agir e achar que é um lobo ou algum outro tipo de animal. Acreditasse que tal doença deva ter sido propriamente a resposta para a origem dos lobisomens.

Mas, além disto, a palavra licantropia, advêm também de um mito grego, no qual diz que um rei lendário da Arcádia chamado Licaão, o qual teria cometido o ato hediondo de matar um de seus filhos e servi-lo a um banquete feito a Zeus. Zeus teria fulminado Licaão e seus 50 filhos com seus raios, ou em outra versão, o teria transformado em um lobo, o fazendo devorar os próprios filhos.

A história sobre a lua cheia, balas de prata, mordida do lobisomem, etc., surgiram nos séculos seguintes.

NOTA: Zeus com a ajuda de sua primeira esposa, Métis, deusa da prudência, a qual criara uma poção que faria Cronos vomitar os próprios filhos. Zeus deu a poção para o seu pai beber, e este vomitou seus filhos já crescidos. Os filhos que estavam presos em seu estômago eram: Hades, Poseidon, Hera, Héstia e Deméter.
NOTA 2:
Marat quando teve que se esconder nos esgotos de Paris para fugir de uma perseguição, acabou contraindo uma doença de pele, e com o passar do tempo esta doença o obrigou a ficar cada vez mais tempo em casa, em banhos medicinais, mesmo assim ele ainda continuava a trabalhar. Pelo fato de sua estadia em casa, ele permitiu que os membros girondinos o pudessem visitar a quase qualquer hora do dia. Em 1793, uma mulher chamada Charlotte Corday entrou em sua casa, alegando ser uma mensageira. Charlotte fora de encontro a Marat e o apunhalou no coração. Quando interrogada sobre o motivo, ela respondeu que havia feito aquilo pelo bem da nação, e não sentia remorso algum. Charlotte fora condenada a guilhotina dias depois.
NOTA 3: Danton e Robespierre eram amigos próximos, mas no fim suas diferenças politicas os fizeram se tornar inimigos, um passou a criticar as ações do outro, e ambos foram acusados no tribunal, pelos crimes de corrupçao, conspiração, traição etc.
NOTA 4: O famoso pintor espanhol Francisco de Goya y Lucientes (1746-1828) possui uma obra intitulada Saturno devorando um filho (Saturno devorando a un hijo).

NOTA 5: No jogo de videogame God of War II, há um vídeo que retrata o momento onde Réia salva Zeus, o entregando para uma águia, e dá uma pedra para Cronos engolir. Veja em: http://www.youtube.com/watch?v=zJsHnD26fws.

Referências Bibliográficas:
Grande Enciclopédia Laurosse Cultural, v. 4, São Paulo, Nova Cultural, 1998.
Grande Enciclopédia Laurosse Cultural, v. 7, São Paulo, Nova Cultural, 1998.Grande Enciclopédia Laurosse Cultural, v. 15, São Paulo, Nova Cultural, 1998.GOLDFARB-ALFONSO, Ana Maria. Da alquimia à química. São Paulo, Editora Landy, 2001.


Links relacionados:
Momento: Expressões da História - parte I
Momento: Expressões da História - parte II
Momento: Expressões da História - parte III
Momento: Expressões da História - parte IV


Nenhum comentário: