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Leandro Vilar

sábado, 22 de março de 2025

Os ginásios na Grécia antiga

Hoje a palavra ginásio evoca a ideia de uma quadra onde as pessoas realizam atividades físicas (embora no Brasil até certa época a palavra designava o ensino fundamental II). A concepção dos ginásios consistiu numa invenção da cultura grega clássica, no entanto, tais locais não eram voltados apenas para a educação física e os esportes, mas também era lugares de estudo, onde os frequentadores tinham aulas de filosofia, retórica, oratória, política, cidadania, direito, artes etc. Os gregos antigos em sua idealização de treinar corpo e mente, conceberam o ginásio como o local para isso. 

A palavra ginásio vem do grego gymnasion, que significa "treinar nu". Os gregos antigos tinham o costume de praticar atividades físicas desnudos, como forma de valorizar a beleza do corpo humano, poder se untarem com azeite ou óleos perfumados, além de desenvolverem resistência ao calor e o frio. Assim, os primeiros ginásios foram concebidos como locais voltados para as aulas de educação física e treinamento militar, dirigidos apenas aos homens, os quais ainda na infância começavam a frequentar esses lugares. 

Jovens treinando num ginásio. 

A cultura grega clássica (V-IV a.C) tinha um grande apreço pelo desenvolvimento das capacidades físicas e mentais, inclusive foram eles quem desenvolveram a noção de nu artístico e valorização de um corpo atlético. Além disso, a juventude masculina praticava atividades físicas como forma de treinamento militar para servir nas constantes guerras que assolavam o mundo grego. Pensando nisso, as cidades-estados tratavam de construir ginásios para essa finalidade, tornando-os uma instituição social pública, dirigida para formar inicialmente os militares, depois ampliando o uso dos ginásios para a prática do esporte e da educação escolar. 

Dessa forma, os primeiros ginásios eram apenas tendas e estruturas simples num campo, onde os homens se exercitavam, além de também treinar combate e táticas militares. À medida que se desenvolveu a educação clássica, os ginásios ganharam vestíbulos, banheiros, salas, escritórios, auditórios, refeitórios, bibliotecas etc., passando a consistir num centro educacional. Assim, os frequentadores não iam apenas para praticar atividades físicas, mas também estudar filosofia, política, retórica, artes, participar de palestras e debates, socializar. 

Em si, os ginásios eram espaços públicos e privados destinados ao mundo masculino, já que poucas mulheres tinham acesso aos mesmos, geralmente quando iam era como escravas para trabalhar ali em diferentes profissões, ou acompanhando os maridos. Embora houve alguns ginásios menores destinados apenas ao público feminino, já que homens e mulheres não se exercitavam ou estudavam juntos. 

Ruínas de um ginásio em Sardis, na Turquia. 

Vale frisar que os ginásios quando se tornaram maiores e melhor estruturados, alguns deixaram de atender o público geral, passando a serem destinados as elites e os cidadãos, lembrando que na Grécia Antiga o conceito de cidadania era restritivo. Dessa forma, três ginásios se destacaram no período clássico: a Academia de Platão, o Liceu de Aristóteles e o Cinosargo

O famoso filósofo Platão (428-348 a.C) foi fundada quando o filósofo tinha por volta de seus 44 anos, se tornando um dos ginásios mais famosos da História, além de influenciar até hoje a sociedade, já que a palavra academia tanto evoca local de atividade física, quanto local de atividade intelectual. No caso, a instituição fundada por Platão era a reunião de ambas as características. Assim, a academia platônica surgiu com uma instituição informal organizada por Platão e seus amigos e discípulos no subúrbio de Atenas, onde eles iam debater filosofia e política. Anos depois na década de 380, o local foi estabelecido como um ginásio, dedicado a Atena, Apolo e as Musas. Platão na época que comandava sua instituição permitia palestras restritas e abertas. 

O ginásio da Academia de Platão idealizado na pintura Escola de Atenas,
Rafael Sanzio, 1509. 

Já o Liceu, foi fundado por Aristóteles (384-322 a.C) na década de 330 a.C, inspirado na academia platônica, mas incluindo outras áreas do saber, como astronomia, matemática, lógica, física, biologia etc. Enquanto Platão foi um filósofo centrado em temas sobre epistemologia, política, sociedade, emoções, relações, Aristóteles já englobou outras áreas como a lógica, a ética e os estudos da natureza. Assim, o ginásio aristotélico tinha aulas para alunos inscritos, mas também palestras abertas ao público. 

No entanto, a Academia e o Liceu nem sempre permitiam a presença de não cidadãos as suas dependências, com isso, surgiu o Cinosargo, um ginásio público destinado a atender os homens não cidadãos, os quais tinham acesso a educação física e intelectual. 

Esses três ginásios também realizavam competições esportivas fechadas ou entre outros ginásios e cidades, além de haver eventos políticos, filosóficos e festivais religiosos, já que havia locais de culto ou pequenos templos nos ginásios, pois existiam deuses associados diretamente a educação como Atena, Apolo, as Musas e até o herói Héracles, tido como um patrono dos atletas e guerreiros. 

Os romanos interessados no modelo educacional grego adotaram o sistema de ginásios, mas com algumas modificações, incluindo as casas de banho chamadas de termas, que permitiam práticas de natação, mas também para o relaxamento, já que os romanos das grandes cidades gostavam de tomar banho quente para relaxar. 

NOTA: A cidadania na Grécia Antiga não incluía mulheres, escravos, adolescentes e estrangeiros. Somente homens maiores de idade, nativos das cidades-estados em que nasceram. Assim, ser cidadão significava estar apto a participar da política, exercer cargos públicos e poder votar. Por outro lado, não cidadãos poderiam exercer outras funções na sociedade. 

NOTA 2: A palavra ginásio também passou a ser associada com ginástica, já que entre as atividades físicas praticadas nos ginásios gregos estaria um tipo de ginástica inclusa. 

NOTA 3: Em alguns países como Brasil, Portugal, Espanha, França e Itália a palavra liceu pode ser usada para designar uma escola de ensino médio ou uma faculdade. 

Referências bibliográficas: 

LEVI, Peter. A civilização grega. Madrid, Folio, 2008. 

LYNCH, J. Gymnasium. In: ZEYL, D (ed.). Encyclopedia of Classical Philosophy. London, Greenwood Press, 1997. 

Link relacionado: 

Olímpia e os Jogos Olímpicos

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